Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Cezar Guimaraes-
dc.date.accessioned2025-05-26T17:20:11Z-
dc.date.available2025-03-28-
dc.date.available2025-05-26T17:20:11Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Cezar Guimaraes. Usando a robótica no ensino de conceitos da matemática. 2025. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6953-
dc.description.abstractThe traditional teaching of mathematics has faced difficulties in capturing the interest of children and young people for decades. The subject is often perceived as an obstacle and rejected by many students, mainly due to the lack of contextualization of the topics covered. Most students do not recognize the practical applicability of mathematical concepts in their daily lives, which undermines their perception of the subject’s relevance. This study aims to present suggestions for contextualizing mathematics teaching, using motivational tools in the learning process. Practical experiences related to the teaching of the following topics will be discussed: Quadratic Function, with the aid of a LEGO catapult; Law of Cosines and Pythagorean Theorem, with the aid of a sumo robot. This is a field research conducted in the year 2023 at a public school located in the city of Cuiabá, State of Mato Grosso, involving twenty high school students, as well as a teacher from the same institution, who chose to integrate robotics in mathematics teaching as a didactic strategy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T18:26:40Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Paulo Cezar Guimaraes Silva.pdf: 1944943 bytes, checksum: 074e907f43cb1d773a0918a83742cc14 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T17:20:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Paulo Cezar Guimaraes Silva.pdf: 1944943 bytes, checksum: 074e907f43cb1d773a0918a83742cc14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T17:20:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Paulo Cezar Guimaraes Silva.pdf: 1944943 bytes, checksum: 074e907f43cb1d773a0918a83742cc14 (MD5) Previous issue date: 2025-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUsando a robótica no ensino de conceitos da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordContextualizaçãopt_BR
dc.subject.keywordRobótica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativa e metodologia inovadorapt_BR
dc.contributor.advisor1Cecconello, Moiseis dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123774037351137pt_BR
dc.contributor.referee1Cecconello, Moiseis dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123774037351137pt_BR
dc.contributor.referee2Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481880444811323pt_BR
dc.description.resumoO ensino tradicional de matemática, há décadas, enfrenta dificuldades de captar o interesse de crianças e jovens. A disciplina é frequentemente percebida como obstáculo, sendo rejeitada por muitos estudantes, principalmente em razão da ausência de contextualização dos conteúdos abordados. Os discentes, em sua maioria, não identificam a aplicabilidade prática dos conceitos matemáticos em seu cotidiano, o que compromete a percepção de relevância da matéria. Este trabalho tem como objetivo apresentar sugestões para a contextualização do ensino da matemática, utilizando como ferramenta motivadora no processo de aprendizagem. Serão discutidas experiências práticas associadas ao ensino dos seguintes conteúdos: Função Quadrática, com o auxílio de uma catapulta de LEGO; Lei dos Cossenos e Teorema de Pitágoras, com o auxílio de um robô sumô. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada no ano de dois mil e vente três, em uma escola pública localizada no município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, e envolveu vinte alunos devidamente matriculados no ensino médio, além de um professor da mesma instituição, o qual optou por integrar a robótica ao ensino da Matemática como estratégia didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Contextualizationpt_BR
dc.subject.keyword2Educational roboticspt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Innovative methodologypt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Jefferson Cruz dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0344094396142124pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Paulo Cezar Guimaraes Silva.pdf1.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.