Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Douglas Vinicius Antunes-
dc.date.accessioned2025-05-26T17:56:49Z-
dc.date.available2024-09-18-
dc.date.available2025-05-26T17:56:49Z-
dc.date.issued2024-09-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Douglas Vinicius Antunes. Uma abordagem da criptografia com tecnologia para o aprimoramento da aprendizagem de funções polinomiais. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6954-
dc.description.abstractThis dissertation proposes a methodology for improving knowledge of mathematical functions, using cryptography as a pedagogical tool and the Python programming language to automate the process. The proposal, aimed at high school students, is based on the BNCC and Computational Thinking, exploring the encoding and decoding of messages using affine and quadratic functions, demonstrating the practical application of these mathematical concepts and developing problem-solving skills. The theoretical framework of this work includes contributions from WING (2006), BARICHELLO e MATHIAS (2021), LIMA et al. (2006) and LAMBERT (2019), among others. The dissertation presents a detailed didactic sequence for primary and secondary education, discusses the limitations of the code and suggests solutions to improve it. Additionally, it presents ideas for future research, such as the search for a programming language in portuguese and the exploration of other types of functions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-03-19T16:19:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Douglas Vinicius Antunes Rodrigues.pdf: 5806820 bytes, checksum: 255773f3277193299e60282d1d3cb86a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T17:56:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Douglas Vinicius Antunes Rodrigues.pdf: 5806820 bytes, checksum: 255773f3277193299e60282d1d3cb86a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T17:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Douglas Vinicius Antunes Rodrigues.pdf: 5806820 bytes, checksum: 255773f3277193299e60282d1d3cb86a (MD5) Previous issue date: 2024-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma abordagem da criptografia com tecnologia para o aprimoramento da aprendizagem de funções polinomiaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordPensamento computacionalpt_BR
dc.subject.keywordFunção polinomialpt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Anna Lígia Oenning-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354284759085364pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Anna Lígia Oenning-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354284759085364pt_BR
dc.contributor.referee2Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3727955352042783pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma metodologia para o aprimoramento do conhecimento sobre funções matemáticas, utilizando a criptografia como ferramenta pedagógica e a linguagem de programação Python para automatizar o processo. A proposta, direcionada para estudantes do ensino médio, é baseada na BNCC e no Pensamento Computacional, explorando a codificação e decodificação de mensagens utilizando funções afim e quadrática, demonstrando a aplicação prática desses conceitos matemáticos e desenvolvendo habilidades de resolução de problemas. Teoricamente, o trabalho se apoia em WING (2006), BARICHELLO e MATHIAS (2021), LIMA et al. (2006) e LAMBERT (2019), entre outros. A dissertação apresenta uma sequência didática detalhada para o ensino fundamental e médio, discute as limitações do código e sugere soluções para aprimorá-lo. Adicionalmente, apresenta ideias para pesquisas futuras, como a busca por uma linguagem de programação em português e a exploração de outros tipos de funções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Computational thinkingpt_BR
dc.subject.keyword2Polynomial functionspt_BR
dc.subject.keyword2Automationpt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Douglas Vinicius Antunes Rodrigues.pdf5.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.