Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Fernando Henrique Castilheri de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T18:21:42Z | - |
dc.date.available | 2025-04-06 | - |
dc.date.available | 2025-05-26T18:21:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fernando Henrique Castilheri de. Congruência modular: uma proposta didática para a resolução de equações diofantinas lineares. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6956 | - |
dc.description.abstract | This study aims to provide theoretical and practical support for students and teachers, with the goal of enhancing their understanding, interpretation, and problem solving skills regarding issues that can be addressed through linear Diophantine equations. It presents modular congruence as an alternative, valuable, and complementary tool to the Euclidean algorithm for this purpose. To achieve this, essential topics will be covered to facilitate comprehension of the relevant concepts within the pedagogical framework, including: integers and their operations, divisibility, Euclidean division, greatest common divisor, the Euclidean algorithm, and fundamental concepts of modular arithmetic. In parallel, we seek to develop educational games as a supplementary resource for teachers who wish to introduce the study of Diophantine equations in basic education. This initiative is based on the premise that the intentional use of games in mathematics education can create a stimulating and challenging environment, fostering the development of logical thinking, cooperative skills, and the construction of mathematical concepts. We understand that games serve as facilitators of learning by incorporating a playful dimension into problem-solving, providing students with a conducive environment for concept assimilation, even when formalization has occurred beforehand. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T19:25:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf: 3725030 bytes, checksum: 0ed568be294ffa3bcf2615a06656c15b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T18:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf: 3725030 bytes, checksum: 0ed568be294ffa3bcf2615a06656c15b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-26T18:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf: 3725030 bytes, checksum: 0ed568be294ffa3bcf2615a06656c15b (MD5) Previous issue date: 2024-03-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Congruência modular : uma proposta didática para a resolução de equações diofantinas lineares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diofanto de Alexandria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carl Friedrich Gauss | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria dos números | pt_BR |
dc.subject.keyword | Divisão euclidiana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aritmética modular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marchi, Reinaldo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2175330810250485 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marchi, Reinaldo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2175330810250485 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Anna Lígia Oenning | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1354284759085364 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0722703182717487 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios teóricos e práticos para estudantes e professores, visando aprimorar a compreensão, a interpretação e a resolução de problemas que podem ser solucionados por meio das equações diofantinas lineares apresentando, para este fim, a congruência modular como uma ferramenta alternativa, valiosa e complementar ao algoritmo de Euclides. Para isso, abordamos tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos no itinerário pedagógico, tais como: números inteiros e suas operações, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e conceitos básicos de aritmética modular. Paralelamente, buscamos desenvolver jogos pedagógicos como recurso de apoio para professores que desejem implementar o estudo das equações diofantinas na Educação Básica, tendo em vista que a utilização de jogos no ensino de Matemática, quando planejada de maneira intencional, pode criar um ambiente estimulante e desafiador, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de cooperação e a construção de conceitos matemáticos. Entendemos que o jogo atua como um facilitador da aprendizagem ao incorporar a dimensão lúdica na resolução de problemas, proporcionando ao aluno um ambiente propício à assimilação de conceitos, ainda que sua formalização tenha ocorrido previamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Diophantus of Alexandria | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Carl Friedrich Gauss | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Number theory | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Euclidean division | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Modular arithmetic | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic sequence | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Junior Cesar Alves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4163232137521462 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.