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dc.creatorLima, Fernando Henrique Castilheri de-
dc.date.accessioned2025-05-26T18:21:42Z-
dc.date.available2025-04-06-
dc.date.available2025-05-26T18:21:42Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationLIMA, Fernando Henrique Castilheri de. Congruência modular: uma proposta didática para a resolução de equações diofantinas lineares. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6956-
dc.description.abstractThis study aims to provide theoretical and practical support for students and teachers, with the goal of enhancing their understanding, interpretation, and problem solving skills regarding issues that can be addressed through linear Diophantine equations. It presents modular congruence as an alternative, valuable, and complementary tool to the Euclidean algorithm for this purpose. To achieve this, essential topics will be covered to facilitate comprehension of the relevant concepts within the pedagogical framework, including: integers and their operations, divisibility, Euclidean division, greatest common divisor, the Euclidean algorithm, and fundamental concepts of modular arithmetic. In parallel, we seek to develop educational games as a supplementary resource for teachers who wish to introduce the study of Diophantine equations in basic education. This initiative is based on the premise that the intentional use of games in mathematics education can create a stimulating and challenging environment, fostering the development of logical thinking, cooperative skills, and the construction of mathematical concepts. We understand that games serve as facilitators of learning by incorporating a playful dimension into problem-solving, providing students with a conducive environment for concept assimilation, even when formalization has occurred beforehand.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T19:25:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf: 3725030 bytes, checksum: 0ed568be294ffa3bcf2615a06656c15b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T18:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf: 3725030 bytes, checksum: 0ed568be294ffa3bcf2615a06656c15b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T18:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fernando Henrique Castilheri de Lima.pdf: 3725030 bytes, checksum: 0ed568be294ffa3bcf2615a06656c15b (MD5) Previous issue date: 2024-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCongruência modular : uma proposta didática para a resolução de equações diofantinas linearespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiofanto de Alexandriapt_BR
dc.subject.keywordCarl Friedrich Gausspt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos númerospt_BR
dc.subject.keywordDivisão euclidianapt_BR
dc.subject.keywordAritmética modularpt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.contributor.referee1Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Anna Lígia Oenning-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354284759085364pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722703182717487pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios teóricos e práticos para estudantes e professores, visando aprimorar a compreensão, a interpretação e a resolução de problemas que podem ser solucionados por meio das equações diofantinas lineares apresentando, para este fim, a congruência modular como uma ferramenta alternativa, valiosa e complementar ao algoritmo de Euclides. Para isso, abordamos tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos no itinerário pedagógico, tais como: números inteiros e suas operações, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e conceitos básicos de aritmética modular. Paralelamente, buscamos desenvolver jogos pedagógicos como recurso de apoio para professores que desejem implementar o estudo das equações diofantinas na Educação Básica, tendo em vista que a utilização de jogos no ensino de Matemática, quando planejada de maneira intencional, pode criar um ambiente estimulante e desafiador, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de cooperação e a construção de conceitos matemáticos. Entendemos que o jogo atua como um facilitador da aprendizagem ao incorporar a dimensão lúdica na resolução de problemas, proporcionando ao aluno um ambiente propício à assimilação de conceitos, ainda que sua formalização tenha ocorrido previamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Diophantus of Alexandriapt_BR
dc.subject.keyword2Carl Friedrich Gausspt_BR
dc.subject.keyword2Number theorypt_BR
dc.subject.keyword2Euclidean divisionpt_BR
dc.subject.keyword2Modular arithmeticpt_BR
dc.subject.keyword2Didactic sequencept_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

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