Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Pablo Jackson Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:31:22Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2025-05-26T19:31:22Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationSILVA, Pablo Jackson Rodrigues. Poliedros de Platão com animações em PDF. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6960-
dc.description.abstractThis master’s thesis proposes a detailed study of the Platonic solids, exploring their geometric properties and offering a novel experience with the aid of animations. The aim is to present these solids in a way that facilitates investigative learning and enhances understanding through digital interaction. The work begins with a literature review and an overview of humanity’s interaction with Geometry, providing a theoretical foundation and curricular context. Next, it presents what a polyhedron is and its properties, raising questions such as what characteristics define them, among others. The research includes interactive figures as resources for a better interpretation of Spatial Geometry. Furthermore, the Platonic solids are identified, and their properties and characteristics are presented in detail, enriching and promoting a deeper appreciation of these objects of study. Finally, the dissertation presents conclusions and recommendations for teaching Spatial Geometry in high school, along with appendices containing some constructions developed during the work, aiming to contribute to the improvement of mathematics teaching and learning in the current context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-19T18:46:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Pablo Jackson Rodrigues Silva.pdf: 11500230 bytes, checksum: e5c103c4622390b1ae4aba16ed1a3fe9 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: A referência está incorreta, a dissertação é de Cuiabá. on 2025-05-26T17:59:51Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:40:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Pablo Jackson Rodrigues Silva.pdf: 11500230 bytes, checksum: e5c103c4622390b1ae4aba16ed1a3fe9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T19:31:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Pablo Jackson Rodrigues Silva.pdf: 11500230 bytes, checksum: e5c103c4622390b1ae4aba16ed1a3fe9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T19:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Pablo Jackson Rodrigues Silva.pdf: 11500230 bytes, checksum: e5c103c4622390b1ae4aba16ed1a3fe9 (MD5) Previous issue date: 2024-09-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePoliedros de Platão com animações em PDFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeometria espacialpt_BR
dc.subject.keywordRelação de Eulerpt_BR
dc.subject.keywordPoliedros regularespt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.contributor.referee1Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Anna Lígia Oenning-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354284759085364pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1320105776945178pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado propõe um estudo detalhado dos poliedros de Platão, explorando suas propriedades geométricas e proporcionando uma experiência nova com o auxílio de algumas animações. O objetivo é apresentar esses sólidos de forma que facilitem a aprendizagem investigativa e a compreensão deles através de interação digital. O trabalho inicia com uma revisão da literatura e alguns aspectos gerais sobre a interação da humanidade com a Geometria, oferecendo um embasamento teórico e contextualização curricular. Em seguida, realiza-se uma apresentação do que é um poliedro e suas propriedades, onde algumas questões são levantadas, como quais características os definem e outras. A pesquisa inclui algumas figuras interativas como recursos para uma melhor interpretação da Geometria Espacial. Além disso, são identificados os poliedros platônicos e apresentado suas propriedades e características com detalhes que enriquecem e promovem uma melhor apreciação desses objetos de estudo. Por fim, a dissertação apresenta conclusões e recomendações para o ensino de ensino de Geometria Espacial no ensino médio e alguns anexos com algumas construções que foram desenvolvidas no trabalho, visando contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática no contexto atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Spatial geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Euler’s relationpt_BR
dc.subject.keyword2Regular polyhedrapt_BR
dc.subject.keyword2Didactic sequencept_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Pablo Jackson Rodrigues Silva.pdf11.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.