Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarzan, Fabricio Antonio-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:35:50Z-
dc.date.available2025-04-01-
dc.date.available2025-05-26T19:35:50Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationBARZAN, Fabricio Antonio. Explorando elementos da criptografia RSA no processo educacional. 2025. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6961-
dc.description.abstractThis work presents an alternative approach to teaching Mathematics in Basic Education, aimed at teachers, with the objective of sparking students' interest and facilitating the understanding of the practical applications of Mathematics in everyday life. The proposal integrates mathematical concepts with the use of spreadsheets, using the evolution of cryptography as its background, with an emphasis on RSA cryptography. Furthermore, feasible activities for implementation in state schools in Mato Grosso are suggested, taking into account their structure and available resources, and highlighting the importance of practical application for diagnostic purposes, methodological adjustments, and the development of new approaches.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T18:57:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do orientador é em língua espanhola. on 2025-05-26T18:16:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:35:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Todos os nomes dos membros da banca são em espanhol. on 2025-05-26T19:24:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T19:29:39Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T19:35:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T19:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5) Previous issue date: 2025-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExplorando elementos da criptografia RSA no processo educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordProposta didáticapt_BR
dc.subject.keywordCriptografia RSApt_BR
dc.contributor.advisor1Sánchez Aguilar, Pedro Manuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147976502821253pt_BR
dc.contributor.referee1Sánchez Aguilar, Pedro Manuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147976502821253pt_BR
dc.contributor.referee2Flores Callisaya, Hector-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583032125610708pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8465164358081360pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresenta-se uma proposta alternativa para o ensino de Matemática na Educação Básica, destinada a professores, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da aplicabilidade da Matemática no cotidiano. A proposta integra conceitos matemáticos e o uso de planilhas eletrônicas, tendo como pano de fundo a evolução da criptogra a, com ênfase na criptogra a RSA. Além disso, são sugeridas atividades viáveis para a implementação nas escolas estaduais de Mato Grosso, considerando sua estrutura e os recursos disponíveis, ressaltando a importância da aplicação prática para o diagnóstico, para ajustes metodológicos e para o desenvolvimento de novas abordagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Didactic proposalpt_BR
dc.subject.keyword2RSA cryptographypt_BR
dc.contributor.referee3Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473601147529814pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf3.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.