Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barzan, Fabricio Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T19:35:50Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01 | - |
dc.date.available | 2025-05-26T19:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | BARZAN, Fabricio Antonio. Explorando elementos da criptografia RSA no processo educacional. 2025. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6961 | - |
dc.description.abstract | This work presents an alternative approach to teaching Mathematics in Basic Education, aimed at teachers, with the objective of sparking students' interest and facilitating the understanding of the practical applications of Mathematics in everyday life. The proposal integrates mathematical concepts with the use of spreadsheets, using the evolution of cryptography as its background, with an emphasis on RSA cryptography. Furthermore, feasible activities for implementation in state schools in Mato Grosso are suggested, taking into account their structure and available resources, and highlighting the importance of practical application for diagnostic purposes, methodological adjustments, and the development of new approaches. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T18:57:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do orientador é em língua espanhola. on 2025-05-26T18:16:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:35:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Todos os nomes dos membros da banca são em espanhol. on 2025-05-26T19:24:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T19:29:39Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T19:35:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-26T19:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf: 3390002 bytes, checksum: 1f2a3806fb6d72a097931ea2c062a789 (MD5) Previous issue date: 2025-03-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Explorando elementos da criptografia RSA no processo educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criptografia RSA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147976502821253 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147976502821253 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Flores Callisaya, Hector | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583032125610708 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8465164358081360 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresenta-se uma proposta alternativa para o ensino de Matemática na Educação Básica, destinada a professores, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da aplicabilidade da Matemática no cotidiano. A proposta integra conceitos matemáticos e o uso de planilhas eletrônicas, tendo como pano de fundo a evolução da criptogra a, com ênfase na criptogra a RSA. Além disso, são sugeridas atividades viáveis para a implementação nas escolas estaduais de Mato Grosso, considerando sua estrutura e os recursos disponíveis, ressaltando a importância da aplicação prática para o diagnóstico, para ajustes metodológicos e para o desenvolvimento de novas abordagens. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic proposal | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | RSA cryptography | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4473601147529814 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.