Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Abner Alves Borges-
dc.date.accessioned2025-05-29T18:00:35Z-
dc.date.available2008-04-14-
dc.date.available2025-05-29T18:00:35Z-
dc.date.issued2007-12-20-
dc.identifier.citationFARIA, Abner Alves Borges. O desenvolvimento profissional da docência para a educação inclusiva. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6964-
dc.description.abstractThis research belongs to studies of the professional teaching learning and put a focus on the professional development of teachers for the inclusive education. It has as objective to understand the personal factors, the stages of professional development, the relevance of personal concepts and practices, among other evidence that compose the conceptions and practices of teachers who work with special educational needs children in regular classrooms. The theoretical references search to relate authors who discuss the teachers formation and authors who discuss special education. This study was conducted in Cuiaba, Mato Grosso. Its participantes were two female teachers who work with basic education in the public educational service and have students with special educational needs included in the their regular classroom. The methodology used in this work was the depth interviews. The results indicate that the conception of inclusive education has little support in both initial and continued formation, and their development is more related to personal training and experience derived from the practice of teacher. Another factor to the practice of such teachers was the presence / absence of support personel, like specialized teachers and the students families, who can auxiliate the teacher in his task. The study suggests that the moments of initial and continued formation must contemplate the discussion on the practical teaching to act in the diversity, if we want teachers more prepared to deal with that reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-16T15:50:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Abner Alves Borges Faria.pdf: 740010 bytes, checksum: a13745b713b26e422e53cba9c8720ebb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-29T18:00:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Abner Alves Borges Faria.pdf: 740010 bytes, checksum: a13745b713b26e422e53cba9c8720ebb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T18:00:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Abner Alves Borges Faria.pdf: 740010 bytes, checksum: a13745b713b26e422e53cba9c8720ebb (MD5) Previous issue date: 2007-12-20en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional da docência para a educação inclusivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem profissional da docênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Soraiha Miranda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155057079512429pt_BR
dc.contributor.referee1Chacon, Miguel Claudio Moriel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168297318782887pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Tânia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6925582113471219pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa se insere nos estudos da aprendizagem profissional da docência, tendo como foco o desenvolvimento profissional de professores para a educação inclusiva. Tem como objetivo compreender os fatores pessoais, as fases do desenvolvimento profissional, a relevância das concepções práticas pessoais e outros indícios que compõem a formação das concepções e práticas desses professores que atuam com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares. As referencias teóricas buscam relacionar autores que discutem a formação de professores e autores que discutem educação especial. Esse estudo foi realizado em Cuiabá, Mato Grosso. Teve como participantes duas professoras que atuam no ensino básico da rede pública municipal e que trabalham com alunos portadores de necessidades educacionais especiais incluídos em sala de aula regular. A metodologia utilizada foi a coleta de dados através de entrevistas em profundidade. Os resultados indicam que a concepção inclusiva de educação tem pouco respaldo na formação inicial e continuada, tendo seu desenvolvimento mais relacionado às experiências formativas pessoais e derivadas da prática do professor. Outro fator determinante para a prática dessas professoras foi a presença/ausência de figuras de apoio, como professores especializados e a família dos alunos, que as auxiliassem nessa tarefa. O estudo sugere que os momentos de formação inicial e continuada devem contemplar melhor a reflexão da prática docente para atuar na diversidade, se queremos formar professores mais preparados a lidar com essa realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2Teachers educationpt_BR
dc.subject.keyword2Teachers professional learningpt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Ademar de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926944750460343pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Soraiha Miranda de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155057079512429pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2007_Abner Alves Borges Faria.pdf722.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.