Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6965
Tipo documento: Dissertação
Título: Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Mato Grosso : avaliação do processo de ensino-aprendizagem e sua relação com as tecnologias digitais
Autor(es): Moraes, Eveline Ferreira de
Orientador(a): Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Bertagna, Regiane Helena
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Santos, Geniana dos
Resumo : Esta pesquisa objetiva compreender a percepção docente sobre o panorama da avaliação do processo de ensino-aprendizagem e sua relação com as Tecnologias Digitais em uma escola da rede estadual mato-grossense. A investigação se baseia na reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Busca-se identificar como os docentes se apropriaram da avaliação após o novo documento basilar que normatiza e orienta a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas da Educação Básica – Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de campo, que mobiliza técnicas associadas, como a observação participante e o grupo focal com docentes, ademais o levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa foi realizada com dez docentes de uma escola da rede estadual de Mato Grosso, localizada na periferia da capital, que oferece Ensino Médio em tempo integral. A coleta de dados ocorreu por meio de grupo focal, realizado em duas sessões. O trabalho de campo se desenvolveu durante o 1º semestre letivo de 2024. A análise dos dados evidenciou que as políticas educacionais centradas em avaliações têm efeitos significativos nas práticas avaliativas dos docentes em sala de aula. Em especial, a vinculação da gratificação financeira aos resultados dessas avaliações trouxe uma nova perspectiva sobre como os docentes percebem e conduzem os processos avaliativos no contexto da escola investigada. A relação entre avaliação e tecnologias digitais ainda se apresenta de forma predominantemente instrumental, sendo utilizadas pelos docentes mais como ferramentas operacionais do que como elementos constitutivos do processo educacional. Por outro lado, as avaliações externas mediadas pelas tecnologias digitais são percebidas como para o controle e a vigilância, o que limita seu potencial de contribuir para um processo avaliativo mais formativo e significativo. O estudo também propõe uma reflexão crítica sobre o papel das avaliações externas como um elemento central na definição da qualidade educacional. Além disso, destaca estratégias e manobras empregadas para manipular os resultados dessas avaliações, evidenciando os desdobramentos nas práticas pedagógicas e na percepção dos docentes sobre o processo avaliativo. Os resultados obtidos neste estudo identificam a percepção do grupo docente em relação às principais características e desafios da avaliação em sua prática pedagógica, sobretudo em relação às tecnologias digitais. Esses achados constituem uma referência para futuras pesquisas na área que abordarem a temática, contribuindo para o aprofundamento das discussões sobre o processo avaliativo no contexto educacional.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to understand the perception of teachers about the panorama of the assessment of the teaching-learning process and its relationship with Digital Technologies in a school in the state of Mato Grosso. The investigation is based on the reform of High School, approved by Law No. 13,415, of February 16, 2017. The aim is to identify how teachers have appropriated the assessment after the new basic document that standardizes and guides the elaboration of curricula and pedagogical proposals for Basic Education - National Common Curricular Base (BNCC). To this end, a qualitative approach research is developed, characterized as a field study, which mobilizes associated techniques, such as participant observation and focus groups with teachers, in addition to bibliographic and documentary research. The research was carried out with ten teachers from a school in the state network of Mato Grosso, located on the outskirts of the capital, which offers full-time high school. Data collection took place through a focus group, held in two sessions. The fieldwork was carried out during the first semester of 2024. Data analysis showed that educational policies centered on assessments have significant effects on teachers' assessment practices in the classroom. In particular, the link between financial rewards and the results of these assessments brought a new perspective on how teachers perceive and conduct assessment processes in the context of the school investigated. The relationship between assessment and digital technologies is still predominantly instrumental, with teachers using them more as operational tools than as constitutive elements of the educational process. On the other hand, external assessments mediated by digital technologies are perceived as control and surveillance, which limits their potential to contribute to a more formative and meaningful assessment process. The study also proposes a critical reflection on the role of external assessments as a central element in defining educational quality. In addition, it highlights strategies and maneuvers used to manipulate the results of these assessments, evidencing the consequences in pedagogical practices and in teachers' perception of the assessment process. The results obtained in this study identify the perception of the teaching group in relation to the main characteristics and challenges of assessment in their pedagogical practice, especially in relation to digital technologies. These findings constitute a reference for future research in the area that addresses the theme, contributing to the deepening of discussions on the evaluation process in the educational context.
Palavra-chave: Avaliação
Novo ensino médio
Prática pedagógica
Tecnologias digitais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Evaluation
New high school
Pedagogical practice
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MORAES, Eveline Ferreira de. Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Mato Grosso: avaliação do processo de ensino-aprendizagem e sua relação com as tecnologias digitais. 2025. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6965
Data defesa documento: 19-Fev-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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