Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Adriano da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-29T18:24:54Z-
dc.date.available2007-05-31-
dc.date.available2025-05-29T18:24:54Z-
dc.date.issued2007-05-31-
dc.identifier.citationFELIX, Adriano da Silva. A escravidão contemporânea nos canaviais mato-grossenses e a educação como prática da liberdade: condições de possibilidades para a práxis de um movimento abolicionista do século XXI, em Mato Grosso. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6966-
dc.description.abstractThe results of the research present conditions of possibility for the liberating praxis of a XXI Century abolitionist social movement, starting from the times lived by workers oppressed by contemporaneous slavery. This social movement, created in the year of two thousand and four, is the State Forum for the Eradication of Slave Labor in Mato Grosso. The research endeavored to densely describe the temporal experiences lived by a group of migrant rural workers from the Brazilian Northeast. This group was faced with slave labor when cutting sugar cane near the city of Poconé, Mato Grosso. The elaboration and the comprehensiveness of the performed description was supported by the existencial phenomenology of MerleauPonty and by Geertz’s interpretative anthropology. Starting from a phenomenological reduction, putting between brackets the knowledge already existing about this theme, we tried to rediscover the existential senses immanent to the lives of these workers, along their multiple stages. After this phase, an inverse process was adopted, closing the brackets. In this processe we confronted the senses revealed by the experiences described, with presuppositions, theories and information discussing the contemporaneous slavery and the liberating education. Therefore, base on these findings, we commented the conditions of possibility for the performance of a liberating praxis to be carried out by the State Forum for the Eradication of Slave Labor in Mato Grosso, in what regards the migrant workers from the state of Maranhão, the object of this research. The results identified the necessity of a liberating education, whose temporality would not be discordant from the peculiar experiences lived by the migrant sugar cane cutters.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-16T16:23:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Adriano da Silva Felix.pdf: 989773 bytes, checksum: 097b562bf01c6566d97beca1aedf0902 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-29T18:24:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Adriano da Silva Felix.pdf: 989773 bytes, checksum: 097b562bf01c6566d97beca1aedf0902 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T18:24:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Adriano da Silva Felix.pdf: 989773 bytes, checksum: 097b562bf01c6566d97beca1aedf0902 (MD5) Previous issue date: 2007-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escravidão contemporânea nos canaviais mato-grossenses e a educação como prática da liberdade : condições de possibilidades para a práxis de um movimento abolicionista do século XXI, em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho escravo contemporâneopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação libertadorapt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee2Neder, Maria Lucia Cavalli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5663560037059818pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4523307807451276pt_BR
dc.description.resumoOs resultados da pesquisa apresentam condições de possibilidades para a práxis libertadora de um movimento social abolicionista do século XXI, a partir do tempo vivido de trabalhadores oprimidos pela escravidão contemporânea. Este movimento social, criado no ano de dois mil e quatro, é o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso. A pesquisa buscou descrever densamente as experiências temporais vividas por um grupo de trabalhadores rurais migrantes, do nordeste brasileiro. Este grupo deparou-se com o trabalho escravo no corte de cana-de-açúcar, nos arredores da cidade de Poconé, Mato Grosso. A feitura e compreensão da descrição realizada foram alicerçadas na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty e na antropologia interpretativa de Geertz. Partindo de uma redução fenomenológica, colocando entre parênteses os conhecimentos já existentes sobre o tema, intentou-se redescobrir sentidos existenciais imanentes ao vivido desses trabalhadores, em seus múltiplos tempos. Posteriormente a esta fase, realizou-se processo inverso, de sair dos parênteses. Neste processo, foram confrontados os sentidos revelados das experiências descritas com pressupostos, teorias e informações que discutem a escravidão contemporânea e a educação libertadora. Por conseguinte, a partir dos achados, foram comentadas as condições de possibilidades para a execução de uma práxis libertadora a ser realizada pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso, no tocante a trabalhadores migrantes do Maranhão, sujeitos da pesquisa. Os resultados identificaram a necessidade de uma educação libertadora cuja temporalidade não destoe do peculiar vivido dos canavieiros migrantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Contemporaneous slave laborpt_BR
dc.subject.keyword2Phenomenologypt_BR
dc.subject.keyword2Liberating educationpt_BR
dc.subject.keyword2Social movementspt_BR
dc.contributor.referee3Streck, Danilo Romeu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2007_Adriano da Silva Felix.pdf966.58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.