Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJevinski, Neuza Cavalieri Rocha-
dc.date.accessioned2025-05-29T19:26:46Z-
dc.date.available2008-04-24-
dc.date.available2025-05-29T19:26:46Z-
dc.date.issued2007-09-10-
dc.identifier.citationJEVINSKI, Neuza Cavalieri Rocha. Parque Mãe Bonifácia: um espaço de saber ambiental no contexto de uma área urbana protegida, Cuiabá, Mato Grosso. 2007. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6969-
dc.description.abstractEnvironmental perception must be a constant in the everyday life of the users of Mãe Bonifácia Park, a State Conservation Unit. The park is located in the city of Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil. The main objective of this research is to comprehend the environmental perception of some high school students, on a protected urban area as well as, the use of this area as a leisure space by its users. Also, identify the activities worked on environmental education by the student group. The research is based on the fact that the environmental education activities have relevance in the ethnic and integrity formation of the students and park users. This research has quantitative and qualitative perspectives. Forty freshmen students from Liceu Cuiabano High School, Cuiabá-MT, and one hundred regular users of the park were the subject of the studies. An open and closed questionnaire was used as a tool to retrieve information data from the users. Analyzing the collected data it was possible to state that the student’s environmental perception, in means of identifying environmental education, is very superficial but relevant if presented as a day-to-day experience. These students elected the park as a potential to their environmental education practices and would like to be there more often with more focused studies and related to subjects worked in the classroom. On the other side, the users of the park see the park as a safe place with an average infra-structure, ported with a variety of attractions which promote the practice of physical exercises.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-18T13:50:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Neusa Cavalieri Rocha Jevinski.pdf: 654726 bytes, checksum: 10eef303c9058b604cca0cf236c8e81c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-29T19:26:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Neusa Cavalieri Rocha Jevinski.pdf: 654726 bytes, checksum: 10eef303c9058b604cca0cf236c8e81c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T19:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Neusa Cavalieri Rocha Jevinski.pdf: 654726 bytes, checksum: 10eef303c9058b604cca0cf236c8e81c (MD5) Previous issue date: 2007-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParque Mãe Bonifácia : um espaço de saber ambiental no contexto de uma área urbana protegida, Cuiabá, Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnidade de conservaçãopt_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Miramy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319141535987029pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Miramy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319141535987029pt_BR
dc.contributor.referee2Giesta, Nágila Caporlíngua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5562997434453857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0519419533966098pt_BR
dc.description.resumoA percepção ambiental deve ser uma constante no cotidiano daqueles atores que utilizam o Parque Mãe Bonifácia, Unidade de Conservação Estadual da Cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Este trabalho teve por objetivo compreender a percepção ambiental dos alunos numa área urbana protegida, bem como o uso desta área como espaço de lazer por freqüentadores deste parque, assim como identificar as atividades trabalhadas na educação ambiental por estes grupos. A pesquisa foi desencadeada, justificativando-se que as atividades de educação ambiental possuem relevância na formação integral e ética dos alunos e freqüentadores em estudo. A pesquisa é de cunho quantiqualitativo . Participaram da pesquisa quarenta alunos da primeira série do ensino médio da Escola Estadual Liceu Cuiabano, Cuiabá-MT e 100 usuário utilizando como instrumentos de coletas questionários fechados e abertos. Com a análise dos dados coletados, foi possível constatar que a percepção dos alunos em relação à identificação da educação ambiental é superficial mas relevante diante do contexto de experiências vivenciadas em seu cotidiano. Estes alunos elegeram o espaço do parque como um potencial para as práticas de educação ambiental e que gostariam de estar lá mais vezes com estudos direcionados e relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Já, os freqüentadores têm o parque como espaço seguro com infra-estrutura relativamente regular, com variedade de atrativos como a flora a fauna que incentivam a prática de exercícios físicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Conservation unitspt_BR
dc.subject.keyword2Urban spacespt_BR
dc.subject.keyword2Environmental educationpt_BR
dc.contributor.referee3Bordest, Suise Monteiro Leon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565480461219980pt_BR
dc.contributor.referee4Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2007_Neusa Cavalieri Rocha Jevinski.pdf639.38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.