Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6977
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Tornando-se professora de química : na e pela cultura do quilombo Ribeirão da Mutuca |
Autor(es): | Pinto, Michele Morais |
Orientador(a): | Pena, Graziele Borges de Oliveira |
Membro da Banca: | Pena, Graziele Borges de Oliveira |
Membro da Banca: | Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Resumo : | Este trabalho resulta de uma investigação narrativa realizada na comunidade Ribeirão da Mutuca, situada em um território Quilombola, pertencente ao município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso. Teve como objetivo investigar o processo de constituição docente de uma professora de Química em início de carreira no Quilombo Ribeirão da Mutuca por meio de narrativa (auto)biográfica. Metodologicamente, a pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, utilizando o método das narrativas (auto)biográficas. Nesse tipo de pesquisa, os dados são oriundos de uma narrativa pessoal que contribuem tanto para o processo formativo e de constituição da professora-pesquisadora quanto para outros professores envolvidos com a formação docente. Além disso, o estudo contribui para a compreensão dos processos formativos docentes vividos por uma etnia diferente da dominante, proporcionando uma ruptura decolonial com a produção do conhecimento sobre a docência. Utilizou-se para a produção de dados: escrita da narrativa (auto)biográfica e análise do diário de aula. A colaboradora da pesquisa, trata-se de uma professora em início de carreira em uma comunidade quilombola a qual é a pesquisadora desse trabalho. Os primeiros resultados da pesquisa demonstram que a professora teve sua constituição como professora marcada pelas experiências de vida da cultura Quilombola e de questões étnico-raciais e que o início da carreira docente é marcado pelos principais aspectos que permeiam essa fase, entretanto, a possibilidade de produzir e refletir sobre sua própria história de vida, incluindo aspectos da vida escolar e formação profissional indicam caminhos que colaboram para controlar melhor os impactos e influências desse período da carreira na constituição docente Quilombola. Acreditamos que é fundamental estabelecer uma relação de respeito e diálogo com a comunidade Quilombola, reconhecendo e valorizando seus saberes e práticas, para construir uma educação que seja verdadeiramente inclusiva e emancipatória. Com base em experiências vivenciadas e em análises teóricas, essa dissertação busca contribuir para o debate sobre a importância da valorização da cultura Quilombola na formação docente. A narrativa (auto)biográfica no contexto dessa pesquisa-formação, revelou se como uma oportunidade de fortalecer a minha identidade cultural, que futuramente será refletida na minha prática docente, promovendo um ensino que valoriza suas histórias e saberes. Essa jornada me ensinou que a educação é um ato de amor e respeito pela diversidade cultural, essencial para a construção de um futuro mais justo e igualitário. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is the result of a narrative investigation carried out in the Ribeirão da Mutuca community, located in a Quilombola territory, belonging to the municipality of Nossa Senhora do Livramento, in Mato Grosso. Its objective was to investigate the process of teacher formation of a Chemistry teacher at the beginning of her career in the Quilombo Ribeirão da Mutuca through an (auto)biographical narrative. Methodologically, the research is part of the qualitative approach, using the method of (auto)biographical narratives. In this type of research, the data come from a personal narrative that contributes both to the training and constitution process of the teacher-researcher and to other teachers involved in teacher training. In addition, the study contributes to the understanding of the teacher training processes experienced by an ethnic group different from the dominant one, providing a decolonial rupture with the production of knowledge about teaching. The following were used for data production: writing of the (auto)biographical narrative and analysis of the class diary. The research collaborator is a teacher at the beginning of her career in a Quilombola community who is the researcher of this work. The initial results of the research demonstrate that the teacher's formation as a teacher was marked by life experiences of the Quilombola culture and ethnic-racial issues and that the beginning of the teaching career is marked by the main aspects that permeate this phase. However, the possibility of producing and reflecting on one's own life story, including aspects of school life and professional training, indicate paths that collaborate to better control the impacts and influences of this period of the career on the constitution of Quilombola teachers. We believe that it is essential to establish a relationship of respect and dialogue with the Quilombola community, recognizing and valuing their knowledge and practices, in order to build an education that is truly inclusive and emancipatory. Based on lived experiences and theoretical analyses, this dissertation seeks to contribute to the debate on the importance of valuing Quilombola culture in teacher training. The (auto)biographical narrative in the context of this research-training process proved to be an opportunity to strengthen my cultural identity, which will be reflected in my teaching practice in the future, promoting a teaching style that values people's stories and knowledge. This journey taught me that education is an act of love and respect for cultural diversity, essential for building a more just and egalitarian future. |
Palavra-chave: | Narrativa (auto)biográfica Educação escolar quilombola Início de carreira Química Saberes docente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Narrative (self) biography Quilombola school education Beginning of career Chemical Teaching knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PINTO, Michele Morais. Tornando-se professora de química: na e pela cultura do quilombo Ribeirão da Mutuca. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6977 |
Data defesa documento: | 23-Dec-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Michele Morais Pinto.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.