Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6978
Tipo documento: Dissertação
Título: Dificuldades de aprendizagem em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : encaminhamentos da/na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá
Autor(es): Souza, Lídia Antonia de Siqueira San Martín de
Orientador(a): Fanizzi, Sueli
Membro da Banca: Fanizzi, Sueli
Membro da Banca: Ortega, Eliane Maria Vani
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Resumo : A Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, a partir de 1999, com a implantação dos Ciclos de Formação 1, passou a oferecer, como uma importante estratégia de intervenção na aprendizagem, a proposta da Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA), com o objetivo de oportunizar condições educativas aos alunos do ensino fundamental, que apresentassem dificuldades de aprendizagem em relação aos conhecimentos das áreas da Linguagem e da Matemática. No entanto, em 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME- Cuiabá) deixou de ofertar esse atendimento. A presente pesquisa propõe o seguinte problema: como a SME-Cuiabá, gestores e professores 2 tratam dificuldades de aprendizagem em Matemática apresentadas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Tem-se por objetivo geral investigar os encaminhamentos da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá frente às dificuldades de aprendizagem em Matemática dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, entre o período de 1999 e 2024, bem como o entendimento de professores e gestores escolares acerca do que sejam tais dificuldades e de como enfrentá-las no dia a dia da sala de aula. Os objetivos específicos consistem em: (i) analisar os documentos da SME-Cuiabá que tratam dificuldades de aprendizagem em Matemática; (ii) identificar práticas desenvolvidas por professores pedagogos, relatadas por meio de entrevistas, concernentes ao ensino da Matemática e à superação das dificuldades dos alunos na área; (iii) compreender como professores, gestores escolares e a SME-Cuiabá caracterizam os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em Matemática; e (iv) analisar quais e como são planejadas as atividades voltadas aos alunos com dificuldades em Matemática. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa, com estudo exploratório e, para a sua realização, adotamos as seguintes etapas: estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. A pesquisa fundamenta- se teoricamente em estudos que tratam dos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática e dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais de escolaridade. A análise dos dados aponta para a necessidade de uma reestruturação das políticas e práticas voltadas às dificuldades de aprendizagem em Matemática, incluindo o fortalecimento da formação docente, a revisão e atualização do PPP das escolas com foco nessa área e o retorno de ações interventivas como a SAA. Tais medidas são fundamentais para alinhar práticas pedagógicas às diretrizes de uma educação inclusiva e integral, contribuindo de forma mais efetiva para a superação das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Resumo em lingua estrangeira: Since 1999, with the implementation of Training Cycles 3, the Cuiabá Municipal Education Network has offered the Learning Support Room (LSR) as an important learning intervention strategy. The aim of this Room is to provide educational conditions for elementary school students, who had learning difficulties in the areas of Language and Mathematics. However, in 2024, the Cuiabá Department of Education (CDE-Cuiabá) stopped offering this assistance. This research proposes the following question: how CDE-Cuiabá, managers and teachers 4 deal with Mathematics learning difficulties presented by students in the early years of elementary school? The general aim is to investigate the Cuiabá Municipal Education Network’s approach to learning difficulties in Mathematics among students in the early years of elementary school, between 1999 and 2024, as well as teachers’ and school managers’ understanding of what these difficulties are and how to deal with it in the classroom routine. The specific aims are: (i) to analyze the CDE-Cuiabá documents that deal with learning difficulties in Mathematics; (ii) to identify practices developed by pedagogical teachers reported through interviews, relating to the teaching of Mathematics and overcoming students’ difficulties in this area; (iii) to understand how teachers, school managers and the CDE-Cuiabá characterize students with learning difficulties in Mathematics; and (iv) to analyze which and how activities are planned for students with difficulties in Mathematics. The research is based on a qualitative approach, with an exploratory study and, to carry it out, we adopted the following steps: bibliographical study, documentary analysis and field research. The research is theoretically based on studies covering the following themes: Mathematics teaching and learning and difficulties in the early years of schooling. The data analysis points to the need for restricting policies and practices aimed at learning difficulties in Mathematics, including improving teacher training, reviewing and updating schools’ PPPs with a focus on this area and returning to interventions actions such as SSA. These are fundamental actions to align teaching practices with the guidelines of an inclusive and integral education, contributing more effectively to overcoming learning difficulties in the early years of elementary school.
Palavra-chave: Dificuldades de aprendizagem
Ensino de matemática
Anos iniciais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning difficulties
Mathematics teaching
Early years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SOUZA, Lídia Antonia de Siqueira San Martín de. Dificuldades de aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: encaminhamentos da/na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá. 2025. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6978
Data defesa documento: 19-Feb-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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