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http://ri.ufmt.br/handle/1/6980
Tipo documento: | Tese |
Título: | Entre fios, retalhos e tramas: tecituras narrativas dos grupos de estudos e pesquisas como tempo/lugar de formação docente na Amazônia Legal |
Autor(es): | Almeida, Francisca Franciely Veloso de |
Orientador(a): | Moreira, Evando Carlos |
Coorientador: | Santos, Geniana dos |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Aquino, Kenia Adriana de |
Membro da Banca: | Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de |
Membro da Banca: | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Resumo : | Esta pesquisa aborda a formação e o desenvolvimento profissional docente na educação superior com foco nos cursos de licenciatura em educação física e seus processos identitários, destacando as narrativas de vida e as experiências dos professores líderes dos grupos de estudos e pesquisa, reconhecendo-os como tempo/lugar formativos da docência. Como objetivo geral, busquei compreender como as experiências vivenciadas nos grupos de estudos e pesquisas contribuem para a formação e atuação docente nos cursos de licenciatura em educação física da região da Amazônia Legal. Desta forma, busquei me aproximar dos pressupostos teórico-metodológicos das abordagens biográficas, autobiográficas, histórias de vida e das pesquisas narrativas. As aproximações teóricas iniciais abordaram os temas: desenvolvimento profissional docente, formação de professores; abordagens narrativas e autobiográficas e processos identitários, referenciados por: Abraão; Bauman; Bragança; Clandinin e Connelly; Cunha; Day; Garcia; Hall; Josso; Mizukami; Nóvoa; Passeggi; Souza, dentre outros. O contexto da pesquisa se deu nos grupos de estudos e pesquisas em educação física das universidades federais da região da Amazônia Legal. As parcerias foram firmadas com as lideranças de cinco grupos de pesquisas vinculados às seguintes instituições: UFMA, UNIFAP, UFAC, UFAM e UFT. Utilizei de entrevista narrativa apoiada em Jovchelovitch e Bauer, com foco nas histórias de vida dos colaboradores/coautores e a relação com o tornar-se docente, os processos identitários constituídos a partir das experiências vivenciadas pelos professores e a trajetória formativa dos grupos de pesquisas. Foram realizadas oito entrevistas, uma com cada líder de grupo de pesquisa, contudo, apenas cinco foram revisadas pelos colaboradores e utilizadas para as composições narrativas. O texto se configura a partir da criação da metáfora “artesania” (cestaria e costura) com as quais estabeleço associações conceituais dos elementos centrais da pesquisa e dou forma e estrutura ao texto. A tese está organizada em seções que denominei de “balaios”, considerados como tempo/lugar (coleção, seleção, tratamento, organização e formação) dos “retalhos narrativos” (memórias, lembranças e experiências) que compõem a nossa história de vida. A “costura” é tomada como um movimento de articulação e entrelaçamento dos retalhos, possibilitando a composição de diferentes tecituras formativas (colchas de retalhos). Essas escolhas se vinculam e se alinham às experiências vividas e minha história de vida. Defendo uma formação sustentada por esses diferentes espaços coletivos, reconhecendo-os como “balaios” tempo/lugar formativos da docência. A metáfora do "balaio" se revela especialmente apropriada para traduzir a complexidade, a diversidade e o potencial formativo dos grupos estudados, cada um contribuindo com retalhos singulares de conhecimentos, vivências e desafios. Por meio da pesquisa narrativa, visualizo, além da possibilidade de coleção, seleção, tratamento e organização dos retalhos narrativos, movimentos de alinhavos, tramas e tecituras desses retalhos que fazem parte de nossos processos de identificação da docência, do tornar-se professor, do desenvolvimento profissional docente, em que nos (trans)formamos na relação com os outros e com o mundo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research looks at teacher training and professional development in higher education, with a focus on degree courses in physical education and their identity processes, highlighting the life narratives and experiences of teachers who lead study and research groups, recognizing them as a formative time/place for teaching. As a general objective, I sought to understand how the experiences lived in the study and research groups contribute to teacher training and performance in Physical Education degree courses in the Legal Amazon region. In this way, I pursued to approach the theoretical-methodological assumptions of biographical, autobiographical, life story and narrative research approaches. The initial theoretical approaches dealt with the themes: professional teacher development, teacher training; narrative and autobiographical approaches and identity processes, referenced by: Abraão; Bauman; Bragança; Clandinin and Connelly; Cunha; Day; Garcia; Hall; Josso; Mizukami; Nóvoa; Passeggi; Souza, among others. The context of the research took place in the study and research groups in Physical Education at Federal Universities in the Legal Amazon region. Partnerships were established with the leaders of five research groups linked to the following institutions: UFMA, UNIFAP, UFAC, UFAM and UFT. I used narrative interviews based on Jovchelovitch and Bauer, focusing on the collaborators/co authors' life stories and the relationship with becoming a teacher, the identity processes constituted from the teachers' experiences and the research groups' formative trajectory. Eight interviews were conducted, one with each research group leader, but only five were reviewed by the collaborators and used for the narrative compositions. The text is shaped by the creation of the metaphor “craftsmanship” (basketry and sewing) with which I establish conceptual associations between the central elements of the research and give shape and structure to the text. The thesis is organized into sections that I have called “balaios”, considered as the time/place (collection, selection, treatment, organization and formation) of the “narrative scraps” (memories, recollections and experiences) that make up our life story. “Sewing” is taken as a movement of articulation and interweaving of patches, making it possible to compose different formative weavings (patchwork quilts). These choices are linked and aligned with my lived experiences and my life story. I advocate training that is supported by these different collective spaces, recognizing them as the “balaios”, the time/place for training teachers. The metaphor of the “bucket” is particularly appropriate for translating the complexity, diversity and formative potential of the groups studied, each contributing unique pieces of knowledge, experiences and challenges. Through narrative research, I can see that, as well as the possibility of collecting, selecting, processing and organizing the narrative pieces, there are also movements to align, interlace and weave together these pieces that are part of our processes of identifying teaching, of becoming a teacher, of professional teacher development, in which we (trans)form ourselves in relation to others and to the world. |
Palavra-chave: | Desenvolvimento profissional docente Redes formativas Grupos de pesquisas Processos identitários Pesquisa narrativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher professional development Training networks Research groups Identity processes Narrative research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de. Entre fios, retalhos e tramas: tecituras narrativas dos grupos de estudos e pesquisas como tempo/lugar de formação docente na Amazônia Legal. 2025. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6980 |
Data defesa documento: | 27-Fev-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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