Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6983
Tipo documento: Tese
Título: História, memórias e cultura escolar na Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos - MT (1966-1970)
Autor(es): Mello, Angela Luzia Magalhães Silva
Orientador(a): Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Oliveira, Carlos Edinei de
Membro da Banca: Amorim, Romulo Pinheiro de
Membro da Banca: Dourado, Nileide Souza
Membro da Banca: Ugeda Júnior, José Carlos
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo compreender a cultura escolar da Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos entre os anos de 1966 a 1970. Este recorte temporal justifica-se pelo momento em que a escola foi fundada, em 1966, até o momento em que o professor Inivaldo Mila permaneceu à frente dela, em 1970. Almejou-se responder ao seguinte questionamento: Como se constituiu a cultura escolar da Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos no povoado de São José dos Quatro Marcos durante os anos de 1966 a 1970? A pesquisa tem como referencial teórico metodológico a perspectiva da História Cultural (Chartier, 1991) e (Certeau, 2002), das Instituições Escolares (Sanfelice, 2006) e da Cultura Escolar (Juliá, 2001). Para compor a tessitura deste trabalho, utilizaram-se fontes escrita, imagética e oral, sendo elas contrato de professores, mapas escolares, recibo de pagamento, certificado, plano de aula do ano de 1969, registro de frequência de alunos da 1ª série referente ao ano de 1969, matérias de periódicos, obras memorialistas, relatórios, mensagens de governadores entre 1962 a 1965, registros fotográficos do prédio da escola, juntamente com alguns professores e alunos, dos fundadores e alguns trabalhadores rurais que trabalharam no desmate inicial da região dos quatro marcos. Ademais, realizaram-se nove entrevistas com oito entrevistados, feitas pela pesquisadora, e ainda sete entrevistas disponíveis no Youtube em dois documentários sobre a Família Rosa Paes e sobre a fundação de São José dos Quatro Marcos. A pesquisa possibilitou compreender que o poder público não agiu com eficiência para oferecer educação escolar para todas as crianças do estado durante o período de colonização recente. Esta prática expôs os filhos dos colonos a estudarem em locais despreparados para recebê-los. Diante desta situação de abandono, constituiu-se, na Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos, uma cultura escolar da forma como lhe foi possível, em meio à mata, sem estrutura física adequada, equipamentos, materiais e com professores sem formação necessária.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to understand the culture of the Mixed Rural School of São José dos Quatro Marcos between the years 1966 and 1970. This time frame is justified by the time in which the school was founded, in 1966, until the moment the teacher Inivaldo Mila remained at the school, 1970. It aimed to answer the following question: How was the school culture of the Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos formed in the village of São José dos Quatro Marcos during the years 1966 to 1970? The research has as its theoretical methodological reference the perspective of Cultural History (Chartier, 1991) and (Certeau, 2002), School Institutions (Sanfelice, 2006) and School Culture (Juliá, 2001). To compose the texture of this work, it was used written, visual and oral sources, such as teacher contracts, school maps, payment receipt, certificate, lesson plan for the year 1969, attendance record of 1st grade students for the year 1969, periodical articles, memorial works, reports, messages from governors between 1962 and 1965, photographic records of the school building, along with some teachers and students, the founders and some rural workers who worked on the initial deforestation in the region of the four landmarks. Moreover, nine interviews with eight interviewed, carried out by the researcher, and also used seven interviews available on YouTube in two documentaries about the Rosa Paes Family and about the foundation of São José dos Quatro Marcos. The research made it possible to understand that the public authorities did not act efficiently to offer school education to all children in the state during the period of recent colonization. This practice exposed the settlers' children that were studying in places unprepared to receive them. Faced with this situation of abandonment, the Mixed Rural School of São José dos Quatro Marcos created a school culture the way it was able to, in the middle of the forest, without adequate physical structure, equipment, materials and with teachers who lacked the necessary training.
Palavra-chave: Colonização recente
Mato Grosso
Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos
Educação rural
Palavra-chave em lingua estrangeira: Recent colonization
Mato Grosso
Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MELLO, Angela Luzia Magalhães Silva. História, memórias e cultura escolar na Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos - MT (1966-1970). 2025. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6983
Data defesa documento: 26-Fev-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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