Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6987
Tipo documento: Dissertação
Título: O uso das tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais na educação básica de Cuiabá : realidades e desafios
Autor(es): Oliveira, Éder Gomes de
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Silva, Glaucia Eunice Gonçalves da
Membro da Banca: Silva, Danilo Garcia da
Resumo : A presente dissertação está relacionada ao desenvolvimento do mestrado acadêmico em Educação na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e vinculada ao Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE). A crise sanitária mundial da COVID-19, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), alterou a rotina de diversos setores da sociedade e colocou o mundo perante uma situação nova e desafiadora devido ao distanciamento físico como medida para prevenir a disseminação do vírus. Na educação, o maior impacto está relacionado à expansão do ensino remoto emergencial (ERE), mediado pelas tecnologias digitais em caráter emergencial. Com uso das tecnologias de ensino, emergiram diversos desafios que fizeram com que os discentes, docentes e gestores escolares mudassem totalmente a rotina habitual de aulas presenciais e migrassem para aulas realizadas de forma on-line, dentro de um processo que afetou drasticamente a qualidade da educação. Nesse cenário, surgiram inúmeros desafios: professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) tiveram de se reinventar para que os atendimentos aos estudantes com deficiência fossem mantidos em todo seu processo educativo. Mas quais foram os meios usados no ensino remoto diante das deficiências de cada aluno e da acessibilidade digital durante esse período? O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender quais foram os meios que esses professores da SRM buscaram para intermediar, através das Tecnologias Digitais (TD), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiência durante a pandemia. Por fim, essa pesquisa estabelecer uma compreensão para refletir e pensar sobre o uso das TD em relação à acessibilidade, bem como sua adequação para dar prosseguimento ao uso de recursos educacionais digitais dentro de um cenário marcado pelo seu crescimento e contribuição após a experiência com ensino remoto na pandemia, e assim, promover de fato a inclusão desse público. Com famílias e escolas desiguais, expomos a situação dos exilados da conectividade, ou seja, indivíduos que não conseguem se adaptar às benesses que as TDs proporcionam. Os achados do estudo remetem a diversas TDs utilizadas nas ofertas das aulas e mencionam as oportunidades e desafios perante as novas possibilidades dessa ferramenta de pesquisa. Ressaltamos que esta pesquisa pode contribuir para futuras investigações sobre o tema e subsidiar análises de práticas de ensino mediadas pelas TD.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This dissertation is related to the development of the academic master's degree in Education in the Research Line School Organization, Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Education (PPGE), and linked to the Laboratory of Studies on Information and Communication Technologies in Education (LêTECE). The global health crisis of COVID-19, caused by the coronavirus (SARS-CoV-2), has changed the routine of different sectors of society and has placed the world in front of a new and challenging situation due to physical distancing as a measure to prevent the spread of the virus. virus . In education, the greatest impact is related to the expansion of emergency remote teaching (ERE), mediated by digital technologies on an emergency basis. With the use of teaching technologies, several challenges emerged that made students, teachers and school administrators completely change the usual routine of face-to-face classes and migrate to classes held online, within a process that significantly affected the quality of teaching. education. In this scenario, many challenges: teachers of the Multifunctional Resource Room (SRM) had to reinvent themselves so that assistance to students with disabilities was attended to throughout their educational process. But what were the means used in remote teaching in the face of the disabilities of each student and digital accessibility during this period? The present work aims to analyze and understand what were the means that these SRM teachers sought to intermediate, through Digital Technologies (TD), the Specialized Educational Service (AEE) for students with disabilities during the pandemic. Finally, this research establishes an understanding to reflect and think about the use of TD in relation to accessibility, as well as its direction to continue the use of digital educational resources within a scenario marked by its growth and contribution after the teaching experience remote in the pandemic, and thus, in fact, promote the inclusion of this public. With unequal families and schools, we expose the situation of connectivity exiles, that is, individuals who cannot adapt to the benefits that TDs have provided. The study's findings refer to several TDs used in class offerings and mention the opportunities and challenges faced with the new possibilities of this research tool. We emphasize that this research can contribute to a future reflection on the subject and support analyzes of teaching practices mediated by TD. and support analyzes of teaching practices mediated by TD.
RESUMEN: Esta disertación está relacionada con el desarrollo de la maestría académica en Educación en la Línea de Investigación Organización Escolar, Formación y Prácticas Pedagógicas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE), y vinculada al Laboratorio de Estudios de Tecnologías de Información y Comunicación en Educación ( LêTECE). La crisis sanitaria mundial del COVID19, provocada por el coronavirus (SARS-CoV-2), ha cambiado la rutina de diferentes sectores de la sociedad y ha puesto al mundo frente a una nueva y desafiante situación debido al distanciamiento físico como medida para evitar la propagación del virus. En educación, el mayor impacto está relacionado con la expansión de la enseñanza a distancia de emergencia (ERE), mediada por tecnologías digitales con carácter de emergencia. Con el uso de las tecnologías didácticas surgieron varios desafíos que hicieron que estudiantes, docentes y administradores escolares cambiaran por completo la rutina habitual de clases presenciales y migraran a clases impartidas en línea, dentro de un proceso que afectó significativamente la calidad de la enseñanza. En ese escenario, muchos desafíos: los docentes del Salón de Recursos Multifuncionales (SRM) tuvieron que reinventarse para que la atención a los estudiantes con discapacidad fuera atendida durante todo su proceso educativo. Pero, ¿cuáles fueron los medios utilizados en la enseñanza a distancia ante las discapacidades de cada alumno y la accesibilidad digital durante este período? El presente trabajo tiene como objetivo analizar y comprender cuáles fueron los medios que estos docentes de SRM buscaron para intermediar, a través de Tecnologías Digitales (TD), el Servicio Educativo Especializado (AEE) para estudiantes con discapacidad durante la pandemia. Finalmente, esta investigación establece un entendimiento para reflexionar y pensar el uso de los TD en relación con la accesibilidad, así como su rumbo para continuar con el uso de los recursos educativos digitales dentro de un escenario marcado por su crecimiento y aporte luego de la experiencia docente a distancia en el pandemia, y así, de hecho, promover la inclusión de este público. Con familias y escuelas desiguales, exponemos la situación de los exiliados de la conectividad, es decir, individuos que no pueden adaptarse a los beneficios que han brindado los TD. Los hallazgos del estudio se refieren a varios TD utilizados en las ofertas de clases y mencionan las oportunidades y los desafíos enfrentados con las nuevas posibilidades de esta herramienta de investigación. Destacamos que esta investigación puede contribuir para una futura reflexión sobre el tema y apoyar análisis de prácticas docentes mediadas por TD.
Palavra-chave: Sala de recursos multifuncionais
Uso intenso das TD
Educação básica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Multifunctional resource room
Intense use of TDs
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA , Éder Gomes de. O uso das tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais na educação básica de Cuiabá: realidades e desafios. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6987
Data defesa documento: 20-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Éder Gomes de Oliveira - Completa.pdf2.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.