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Tipo documento: Dissertação
Título: O cativar nas relações de ensinagem : (re)ssignificando a leitura e a escritura no processo de alfabetização, em uma escola municipal de Cuiabá - MT
Autor(es): Fontes, Débora Fernandes
Orientador(a): Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Munhoz, Lucianna Magri de Melo
Membro da Banca: Silva, Danilo Garcia da
Membro da Banca: Santos, Geniana dos
Resumo : A linguagem é um processo de interação no qual os seres humanos se comunicam uns com os outros, transformando-se em um exercício repleto de significados e sentidos, sendo que, por meio dela, a criança se compreende e também ao mundo que a cerca, evidenciando as relações histórico-culturais. Sabe-se que o trabalho com textos se torna um importante aliado no ambiente educacional, provocando e constituindo princípios essenciais na alfabetização, ainda nos anos iniciais de ensino. Nesse sentido, esta dissertação, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI), relacionada à linha de pesquisa “Culturas Escolares e Linguagens” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, propõe compreender as ressonâncias dos pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a organização da prática pedagógica das alfabetizadoras, no trabalho com a literatura, leitura e escritura, tendo por base as relações de ensino envolvendo estratégias de mediação e interação no processo de aprendizagem da criança. Para isso, contou se com a abordagem da pesquisa-formação, visto que foram ofertados encontros coletivos, por meio de Ateliês Formativos e Colaborativos, para professoras que ministravam aulas em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, em uma Escola da Rede Pública Municipal de Ensino, da cidade de Cuiabá-MT. Por meio das experiências compartilhadas durante os ateliês, esperou se contribuir com a prática pedagógica das professoras, (re)ssignificando a produção de sentido e a relação de ensino no ambiente alfabetizador, de forma cativante e provocativa. A partir dessa proposta formativa, considerou-se possível produzir dados que vão ao encontro da pergunta inicial que norteia esta pesquisa: De que forma as relações de ensino constituídas pelas alfabetizadoras potencializam o trabalho com a literatura, leitura e escritura, nas turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais? A abordagem teórica utilizada no processo formativo e na produção dos dados ancorou-se nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski (1978), nas proposituras de linguagem e enunciação subsumidas por Bakhtin (1981), nos processos de alfabetização ancorados por Mortatti (2006), nas concepções de linguagem compreendidas de forma discursiva, dialética e dialógica por Freire (2020), Smolka (2012) e Geraldi (1984), dentre outros pesquisadores dessa perspectiva. Quanto à metodologia da pesquisa-formação e utilizando características do processo colaborativo, fundamentou-se nas concepções de Santos (2019), Bandeira (2016), Ferreira e Ibiapina (2011). Com base nesse estudo, os resultados evidenciados indicam contribuições significativas relacionadas às concepções teórico-metodológicas em alfabetização dos(as) professores(as) que terão acesso aos dados produzidos. Desse modo, acredita-se ser plausível registrar as (trans)formações que essa pesquisa proporcionou em relação aos aspectos éticos, estéticos, estésicos, poéticos e literários relacionados às práticas de leitura e escritura, envolvendo a formação integral e humana da criança por intermédio dos processos de ensinagem.
Resumo em lingua estrangeira: Language is a process of interaction in which human beings communicate with each other, transforming it into an exercise full of meanings and senses, and through it, children understand themselves and also the world around them, highlighting historical and cultural relationships. It is known that working with texts becomes an important ally in the educational environment, provoking and constituting essential principles in literacy, even in the early years of education. In this sense, this dissertation, linked to the Study and Research Group on Oral Language, Reading and Writing in Childhood (GEPLOLEI), related to the research line “School Cultures and Languages” of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, proposes to understand the resonances of the theoretical and methodological assumptions that support the organization of the pedagogical practice of literacy teachers, in the work with literature, reading and writing, based on teaching relationships involving mediation and interaction strategies in the child's learning process. To this end, the research training approach was used, as collective meetings were offered through Training and Collaborative Workshops for teachers who taught classes in Elementary School classes in the Early Years at a Public School in the city of Cuiabá, Mato Grosso. Through the experiences shared during the workshops, we hoped to contribute to the pedagogical practice of the teachers by (re)ssignifying the production of meaning and the teaching relationship in the literacy environment in a captivating and provocative way. Based on this training proposal, we considered it possible to produce data that meet the initial question that guides this research: How do the teaching relationships established by literacy teachers enhance the work with literature, reading, and writing in Elementary School classes? The theoretical approach used in the training process and in the production of data was anchored in the assumptions of the historical-cultural perspective of human development by Vygotsky (1978), in the propositions of language and enunciation subsumed by Bakhtin (1981), in the literacy processes anchored by Mortatti (2006), in the conceptions of language understood in a discursive, dialectical and dialogic way by Freire (2020), Smolka (2012) and Geraldi (1984), among other researchers from this perspective. Regarding the research-training methodology and using characteristics of the collaborative process, it was based on the conceptions of Santos (2019), Bandeira (2016), Ferreira and Ibiapina (2011). Based on this study, the results evidenced indicate significant contributions related to the theoretical-methodological conceptions in literacy of the teachers who will have access to the data produced. Thus, it is believed to be plausible to record the (trans)formations that this research provided in relation to the ethical, aesthetic, esthetic, poetic and literary aspects related to reading and writing practices involving the integral and human formation of the child through teaching processes.
Palavra-chave: Relações de ensino
Produção de sentido
Ensinagem
Leitura e escritura
Alfabetização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching relations
Production of meaning
Teaching
Reading and writing
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FONTES, Débora Fernandes. O cativar nas relações de ensinagem: (re)ssignificando a leitura e a escritura no processo de alfabetização, em uma escola municipal de Cuiabá - MT. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6989
Data defesa documento: 26-Feb-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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