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Tipo documento: Dissertação
Título: Ócio do ofício : contribuições da pedagogia do ócio para a formação de professores
Autor(es): Wogel, Lívio dos Santos
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Rios, Terezinha Azerêdo
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Resumo : Esta dissertação pesquisou a relação entre ócio e formação de professores. O ócio refere-se ao tempo livre escolhido, vivido com autonomia, prazer e autotelismo. Ao se refletir sobre estes temas, retomou-se o ócio como um valor importante e positivo da vida humana, e um valor para a formação contínua de professores. E isso se deu a partir da questão de pesquisa “qual é a influência do ócio e da pedagogia do ócio no processo de formação de professores?”, a fim de investigar qual o reconhecimento e a importância que os professores de ciências humanas atribuem ao ócio para a sua formação permanente e como eles fazem para manifestar este valor humano para a sua formação. Para reconhecer essa realidade, a pesquisa recuperou, na literatura, um sentido positivo do ócio, enquanto formador de cultura; conceituou a educação como formação humana, que não pode se circunscrever* apenas ao trabalho, mas também ao tempo livre, e apresentou as estratégias de autoformação suscitadas pelas memórias de ócio que os professores vivenciaram para dar sentido à sua práxis, a partir das suas falas. Partiu-se da impressão que a formação de professores está centrada na educação para o trabalho, e não para o ócio, como um valor da vida humana. À maneira da filosofia, a dissertação propôs um diálogo entre teóricos bibliográficos e teóricos vivos. As reflexões dos teóricos vivos - quatro professores das ciências humanas atuantes no ensino fundamental nas escolas particulares de Cuiabá - foram recolhidas mediante entrevistas semiestruturadas. Os teóricos bibliográficos que dialogaram sobre ócio e educação foram Aristóteles, Sêneca, Pieper, Lafargue, Russel e De Masi, que tratam do ócio como um valor humano; Puig, Trilla e Cuenca Cabeza apresentam os fundamentos da pedagogia do ócio; e Freire, Rios, Carvalho, Contreras e Marcelo Garcia tratam de educação e formação de professores. Ao final do diálogo, reconheceu-se a importância do ócio para a educação, especialmente para que os professores possam se formar com autonomia e eduquem como elaboradores de cultura e não somente reprodutores de saberes já constituídos. Entretanto, o ócio é um valor utópico para a formação de professores, pois ele ainda não é reconhecido e escolhido como estratégia de formação.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis researched the relationship between leisure and teacher’s formation. Leisure is a free chosen time, lived with autonomy, pleasure and autotelic. Thinking over these themes, the thesis singles out leisure as an important value to human life, and a value significant to continuous teacher’s formation. The starting point of the research was the question “how does leisure and leisure pedagogy influence teacher’s formation?” To discover the degree of acknowledgment and importance the human studies teachers place on leisure for their permanent formation and how do they demonstrate this value in their formation. To find it, the research recovered from the literature a positive view of leisure, as culture maker; assumed education as a human development, which can’t just be restricted to work, but also to free time, and presented self-formation strategies which emerged from the teachers memories of leisure that they lived to create their praxis, from their own dialogue. Starts with the assumption that the teachers formation is guided by an education directed at work and not leisure, as human development. According to the mode of philosophy, the thesis proposes a dialog between bibliographic theoreticians and living theoreticians. The living theoretician’s – four human studies’ teachers who work in basic studies at private schools in Cuiabá city – had their thoughts collected by semi-structured interviews. The The bibliographic theoreticians who discussed leisure and education were Aristóteles, Sêneca, Pieper, Lafargue, Russel and De Masi, who talk about leisure as a human value; Puig, Trilla and Cuenca Cabeza introduce the basis of the leisure pedagogy; and also Freire, Rios, Carvalho, Contreras and Marcelo Garcia who talk about education and teacher’s formation. At the end of the dissertation, the thesis recognizes the importance of leisure to education, especially so that the teachers train themselves with autonomy and teach as enablers of knowledge and not only regorgitators of already existing knowledge. At the moment, leisure is a utopian value to teachers’ formation, because it isn’t recognized or chosen as a development strategy.
Palavra-chave: Ócio
Pedagogia do ócio
Formação humana
Formação de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Leisure
Leisure pedagogy
Human formation
Teachers building
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: WOGEL, Lívio dos Santos. Ócio do ofício: contribuições da pedagogia do ócio para a formação de professores. 2007. [164] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6994
Data defesa documento: 29-Sep-2007
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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