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http://ri.ufmt.br/handle/1/6995
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A vivência democrática da Escola Liberdade |
Autor(es): | Amaral, Alva D’Abadia |
Orientador(a): | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Linhares, Célia Frazão Soares |
Membro da Banca: | Gomes, Delarim Martins |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Resumo : | A presente pesquisa foi realizada na Escola Liberdade, uma escola da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá MT, que tem sua gestão organizada na forma de Conselho, buscando incentivar a participação efetiva de todos os membros da comunidade escolar, em exercício de democracia direta na escola. Mediante a Gestão Co-operada, a Escola aposta numa prática pedagógica assentada nas relações de alteridade, com vistas à formação cidadã. O objeto do estudo foram as relações construídas entre educadores e educandos, como base de sustentação da prática pedagógica, e o estreitamento das relações entre a comunidade escolar e os moradores locais. O objetivo foi compreender a vivência das pessoas envolvidas nesse processo, indagando sobre as mudanças que ela é capaz de provocar nas suas atitudes. Procurou-se também analisar as inovações produzidas na prática pedagógica, buscando compreender se esta prática contribui, conforme propõe o Projeto Educativo da Escola, para uma formação cidadã. Este é um estudo de caso, de tipo etnográfico, amparado em uma abordagem qualitativa. No trabalho de campo, os procedimentos metodológicos utilizados foram os registros em diário de campo, entrevistas e análise de documentos e de trabalhos desenvolvidos no período de 2002 a 2007. Por se tratar de uma investigação que busca compreender a vivência “democrática”, procedi ao estudo na decorrência do processo histórico. A proposta de gestão da Escola é que os atores sociais se coloquem na condição de sujeitos “aprendentes” e “ensinantes”, no exercício do fazer pedagógico. Os resultados evidenciam que houve avanços significativos no sentido do fortalecimento do trabalho coletivo nas práticas da Gestão, e que os maiores entraves residem nas diferenças de interpretação por parte da Escola Liberdade e da Secretaria Municipal de Educação acerca das relações interpessoais no exercício da gestão democrática. As informações obtidas por meio de observações e entrevistas mostram que as finalidades do Projeto da Escola estão sendo concretizadas, uma vez que a pretendida formação cidadã acontece no processo e é, portanto, nesse contexto que pode ser captada. Assim, as muitas evidências de mudanças nas relações e nas práticas pedagógicas, que vêm sendo captadas no cotidiano escolar, têm indicado que, a despeito das dificuldades de institucionalização e conseqüente vulnerabilidade do Projeto, é possível imprimir uma lógica distinta e inovadora na execução das atividades escolares. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research was carried out in the Liberdade School, a school that belongs to the Municipal educational System of Cuiabá MT, which is managed by the Council, seeking to stimulate effective participation of all the members of the school community, working with direct democracy in school. Through cooperated management, the School relies on a pedagogical practice based on the relations of alterity, aiming at citizen development. The aims of the study were the relationships built between educators and students, as a basis of support of the pedagogical practice, and bringing closer the relations between the school community and the local dwellers. The aim was to understand the way of life of the people involved in this process, questioning about the changes that it is able to provoke in their attitudes. The innovations in the pedagogical practices were also analyzed, seeking to understand if this practice contributes, according to the proposal of the Educational Project of the School, for a citizen civic education. This is an ethnographic case study, supported by a qualitative approach. In the field work, the methodological procedures used were registered in a field diary, interviews and analysis of documents and works developed from 2002 to 2008. As it is an investigation that seeks to understand the “democratic” way of life, I continued the study following the historical process. The management proposal of the School is that the social actors put themselves in the condition of “learners” and “teachers”, when teaching. The results show that there were significant advances in the strengthening of the collective work in the Management practices, and that the biggest difficulties are in the differences of interpretation of the Liberty School and of the Municipal Secretariat of Education about the interpersonal relationships in the democratic management. The information obtained through observation and interviews show that the aims of the School Project are being fulfilled, since this citizen development happens in the process and it is in this context that it can be obtained. So, the evidence of changes in the relationships and in the pedagogical practices, that have been obtained in the daily school life, have indicated that, despite the difficulties of institutionalization and having the vulnerability of the Project as a consequence, it is possible to transmit a distinct and innovating logic when doing the school activities. |
Palavra-chave: | Formação cidadã Projeto educativo Relação pedagógica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Citizen formation Educational project Pedagogical relationship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | AMARAL, Alva D’Abadia. A vivência democrática da Escola Liberdade. 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6995 |
Data defesa documento: | 20-Ago-2008 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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