Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Romildo Gonçalves da-
dc.date.accessioned2025-06-04T20:08:12Z-
dc.date.available2008-
dc.date.available2025-06-04T20:08:12Z-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Romildo Gonçalves da. O uso do fogo mediatizado pela educação ambiental: revelando indicadores potenciais. 2008. [127] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6996-
dc.description.abstractThis study was conducted with the community which resides on the Amazonia Farm, organized in 1985, in Nova Mutum, in the State of Mato Grosso, a forest area. The objective of the research was to understand the interaction between the people and their environment in the rural area. The focus of the investigation was the understanding of the use of fire by man as a tool in agriculture and also the investigation of how he views environmental education in the processing, conservation, and preservation of natural resources. The methodology used was qualitative research, a case study, using semi-structured interviews and questionnaires, and the informants were 16 subjects, residents of the chosen area. Thus, with a view to understanding the people’s concepts on the topics in the questionnaire: environment, use of fire, environmental education, and management of natural resources, and also with the understanding that the dialectic process in which information, scientific knowledge and new experiences bring about reflections and perceptions of a person’s own being, developing actions, abilities and activities toward correct, effective and continued development, the analysis of the data presents significant aspects for reflection about environment and environmental education on the use of fire in the rural area. The data also show that little attention in this aspect is given by the authorities in the Municipal, State or Federal level, where there should be continued and effective education for the rural producers in order to promote fundamental mechanisms towards citizenship and sustainable development, so necessary in present times. This research, therefore, contributes with important information for those interested in environmental preservation and life in its wholeness. Environmental education is the mechanism that makes these actions possible.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-18T15:16:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Romildo Goncalves da Silva.pdf: 5976604 bytes, checksum: 25e316c1e4836fca010bd7713f0eb158 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-06-04T20:08:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Romildo Goncalves da Silva.pdf: 5976604 bytes, checksum: 25e316c1e4836fca010bd7713f0eb158 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-04T20:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Romildo Goncalves da Silva.pdf: 5976604 bytes, checksum: 25e316c1e4836fca010bd7713f0eb158 (MD5) Previous issue date: 2008-02-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do fogo mediatizado pela educação ambiental : revelando indicadores potenciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFogopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMeio ruralpt_BR
dc.contributor.advisor1Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
dc.contributor.referee1Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
dc.contributor.referee2Giesta, Nágila Caporlíngua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5562997434453857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487794719651972pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação é resultado do caminho percorrido através da pesquisa desenvolvida com a comunidade humana residente na Fazenda Amazônia, implantada em 1985, no Município de Nova Mutum no Estado de Mato Grosso, lócus deste estudo de caso, em área florestal. O objetivo desta pesquisa foi procurar entender a relação de interatividade do ser humano como fator de compreensão e entendimento no espaço de vivência de que necessita o homem do campo para viver e conviver no meio ambiente rural. O enfoque da pesquisa visa fundamentalmente compreender essa relação do uso do fogo como instrumento de trabalho do homem do campo na produção agrícola e de subsistência e, como ele compreende e vivencia a educação ambiental como processo, na conservação e preservação dos recursos naturais. Para tanto, a metodologia adotada foi a qualitativa, através de um estudo de caso, que contou com as técnicas de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionário a 16 colaboradores/pesquisados, residentes no lócus de estudo. Sendo assim, esta pesquisa busca entender as concepções das pessoas que vivem no campo em relação aos conceitos abordados no questionário, ou seja, o meio ambiente, o uso do fogo, a educação ambiental e o manejo dos recursos naturais. Em razão de saber que o processo dialético no qual o ser humano, ao tomar contatos com a informação, com o conhecimento científico, com valores, e com novas experiências é altamente significativo levando a refletir sobre suas condições e percepções, em relação ao próprio ser. E a desenvolver ações, habilidades e atividades, que coloquem em prática alterações voltadas para o desenvolvimento efetivamente correto e duradouro. Dessa forma, a análise dos dados apresenta questões significativas para a reflexão sobre o meio ambiente de modo geral e, em particular, para a educação ambiental, visando desvendar o uso e manejo correto do fogo no meio rural. Aponta a pouca atenção disponibilizada pelo poder público e pelas instituições responsáveis pela área ambiental no Município, no Estado e no País para esse fim, uma vez que há enorme vazio no que concerne à temática ambiental, que deveria ser preenchido com uma eficaz educação, por exemplo, ao produtor rural, com mais objetividade e de forma continuada. Isto, para que pudesse assim promover modificações nos valores e atitudes do cidadão, proporcionando a construção de habilidades e mecanismos fundamentais ao desenvolvimento do cidadão e ao próprio desenvolvimento sustentável, tão necessário ao mundo atual. Nesse sentido, esta pesquisa enseja contribuição aos que se interessam por essa temática e aos poderes constituídos que têm por dever legal zelar, conservar e preservar o meio ambiente e a vida em toda a sua plenitude. A Educação Ambiental é mecanismo que faculta estas ações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Firept_BR
dc.subject.keyword2Environmental educationpt_BR
dc.subject.keyword2Rural areapt_BR
dc.contributor.referee3Bordest, Suise Monteiro Leon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565480461219980pt_BR
dc.contributor.referee4Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Romildo Goncalves da Silva.pdf5.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.