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http://ri.ufmt.br/handle/1/7004
Tipo documento: | Tese |
Título: | Internacionalização do ensino superior e os formadores de professores de química |
Autor(es): | Cunha, Josane do Nascimento Ferreira |
Orientador(a): | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Rocha, Edimarcio Francisco da |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Morosini, Marilia Costa |
Resumo : | O processo de internacionalização do ensino superior tem sido pauta relevante das principais instituições do Brasil e do mundo e destaca-se como uma estratégia com potencial na formação internacional e intercultural dos docentes, de forma a prepará-los para os desafios do século XXI. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo investigar como se configura a internacionalização do ensino superior na formação dos formadores de professores do curso de Licenciatura em Química EaD do IFMT, câmpus Cuiabá - Bela Vista. Para tanto, realizou-se um levantamento nas bases de dados nacionais e internacionais sobre a temática, e observou-se uma lacuna nas produções científicas, haja vista que, em relação à formação dos formadores de professores de Química, não se encontraram registros. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem metodológica do tipo qualitativa, com elementos de estudo de caso. A produção de dados ocorreu por meio de múltiplas fontes, como análise documental, análise do Currículo Lattes e entrevistas semiestruturadas com os gestores e formadores de professores do curso de Licenciatura em Química. Para análise dos dados, recorreu-se à triangulação destes e à Análise Textual Discursiva (ATD). Os pressupostos teóricos que sustentaram esta tese valorizaram uma abordagem crítica e decolonial. Os resultados via triangulação de dados demonstraram que a internacionalização do IFMT, embora seja recente, caminha para o sentido hegemônico, predominante no Brasil e no mundo. Todavia, foi possível perceber vestígios do sentido solidário nos documentos, nas entrevistas e em algumas ações realizadas. Quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Química, constatou-se que este não é internacionalizado. Os dados analisados pela ATD originaram três metatextos, intitulados Internacionalização do ensino superior na Licenciatura em Química: um mosaico de possibilidades; Desafios e oportunidades da internacionalização no ensino on-line: um olhar para a Licenciatura em Química EaD do IFMT e Perspectivas e desafios da internacionalização na formação dos formadores de professores do curso de Licenciatura em Química: da pesquisa a extensão transformando a educação, os quais propiciaram uma vasta discussão do fenômeno estudado, que permitiu desvelar as marcas da colonialidade e do imaginário global dominante presente no processo. O primeiro metatexto apresenta as razões e as possibilidades de se internacionalizar o curso de Licenciatura em Química. Nele, percebe-se a boniteza da internacionalização no sentido freireano. Por sua vez, o segundo metatexto mostra que, no ambiente EaD, esse processo tende a ser mais favorável, pois diminui as barreiras, como falta de recursos financeiros, além de incluir uma quantidade maior de estudantes e docentes, democratizando assim a internacionalização. Por fim, o terceiro metatexto denota que a percepção dos formadores de professores sobre a internacionalização é limitada e que a dimensão internacional e intercultural ainda não permeia a formação da maioria destes. No que tange às atividades acadêmicas, a análise apontou para traços da dimensão internacional na pesquisa. Diante disso, constatou-se que a internacionalização do ensino superior na perspectiva crítica e decolonial é uma estratégia com potencial transformador e pode contribuir na formação dos formadores de professores de Química, porém, configura-se à margem da formação desses profissionais. Sendo assim, é urgente que as instituições de ensino superior (IES) tragam esses formadores de professores para o centro do processo de internacionalização, eliminem os obstáculos, propiciem uma capacitação abrangente e incentivem seu engajamento, pois, na perspectiva decolonial, os benefícios da internacionalização são essenciais para uma formação intercultural, solidária, holística, ética, crítica, inclusiva e democrática, necessária para viver bem e agir na sociedade desde o contexto local até o global. |
Resumo em lingua estrangeira: | The internationalization process of higher education has been a relevant subject to the leading
institutions of Brazil and of the world and stands out as a strategy with potential in the
international and intercultural formation of teachers, in order to prepare them for the
challenges of the 21st century. In this sense, the objective of this research was to investigate
the configuration of the internationalization of higher education in the formation of the
professionals that train professors of the Distance Learning Chemistry major of IFMT,
campus Cuiabá - Bela Vista. For such, research was done using the national and international
databases on the subject, and a a lack of scientific production was observed, seeing as there
are no records on the subject of the training of professor-trainers of the Chemistry major. The
research was based on a qualitative methodological approach, with case study elements. The
production of data was done through multiple sources, such as documentary analysis, Lattes
Curriculum analysis and semistructred interviews with managers and professor-trainers of the
Chemistry major. For the data analysis we relied on their triangulation and on Discursive
Textual Analysis (ATD). The theoretical foundation of this thesis favored a critical and
decolonized approach. The results obtained through the triangulation of data showed that the
internationalization of IFMT, although recent, is on the path to hegemony, predominant in
Brazil and in the world. However, it was possible to identify vestiges of solidarity in the
documents, interviews and in some performed actions. As for the Course Pedagogical Project
of the (CPP) of the Chemistry major, we found that it is not internationalized. The data
analyzed through ATD originated three metatexts, titled Internationalization of Higher
Education in the Chemistry major: a mosaic of possibilities; Challenges and opportunities of
internationalization in online education: alook at the Distance Learning Chemistry Major of
IFMT and Perspectives and challenges of the internationalization of the formation of
professor-trainers of the Chemistry Major: from research to extension transforming
education, which provided a vast discussion on the studied phenomenon, that allowed us to
unveil the marks of colonialism and of the dominant global imaginary present in the process.
The first metatext presents the reasons and possibilities of the internationalization of the
Chemistry Major. In it, the beauty of internationalization can be seen in the freirean sense. On
the other hand, the second metatext shows that, in the distance learning environment, this
process tends to be more favorable, as it reduces barriers, such as the lack of financial
resources, in addition to including a higher quantity of students and teachers, thus
democratizing the internationalization. Finally, the third metatext states that the perception of
the trainers of professor-trainers on internationalization is limited and that the international
and intercultural dimension does not permeate their formation yet. Regarding academic
activities, the analysis pointed to traces of the international dimention in the research. Faced
with this, we found that the internationalization of higher education in the decolonized and
critical perspective is a strategy with the potential to transform and can contribute to the
training of professor-trainers of the Chemistry major, however, it is on the margin of the
formation of these professionals. Thus, it is urgent that Higher Education Institutions bring
these professionals to the center of the internationalization process, eliminate obstacles,
provide a broad training and incentivize their engagement, seeing as in the decolonized
perspective, the benefits of internationalization are essential for a intercultural,
compassionate, holistic, ethical, critical, inclusive and democratic formation, needed to live
well and function in society in the local and global contexts. RESUMEN El proceso de internacionalización de la educación superior ha sido una agenda relevante de las principales instituciones de Brasil y del mundo y se destaca como una estrategia con potencial en la formación internacional e intercultural de los profesores, con el fin de prepararlos para los desafíos del siglo XXI. En este sentido, la presente investigación tiene como objetivo comprender cómo se configura la internacionalización de la educación superior en la formación de formadores de profesores del curso de Licenciatura en Química de la EaD del IFMT, câmpus Cuiabá-Bela Vista. Para ello, realizamos una encuesta en bases de datos nacionales e internacionales sobre el tema, y observamos un vacío en las producciones científicas, ya que en la formación de formadores de profesores de Química no encontramos registros. La investigación está anclada en un enfoque metodológico cualitativo, con elementos de estudio de casos. La producción de datos ocurrió a través de múltiples fuentes, como el análisis de documentos, el análisis del currículo de Lattes y las entrevistas semiestructuradas con los gestores y formadores de profesores de la Licenciatura en Química. Para el análisis de los datos se utilizó la triangulación de datos y el Análisis Textual Discurso (ATD). Los supuestos teóricos que sustentan esta tesis valoran un enfoque crítico y decolonial. Los resultados a través de la triangulación de datos mostraron que la internacionalización del IFMT, aunque es reciente camina hacia el sentido hegemónico, predominante en Brasil y en el mundo. Sin embargo, fue posible notar rastros del sentido de la solidaridad en documentos, entrevistas y algunas acciones realizadas. En cuanto al PPC de la licenciatura de Química, comprobamos que no está internacionalizado. Los datos analizados por ATD dieron origen a tres metatextos titulados 'Internacionalización de la educación superior en la licenciatura en Química: un mosaico de posibilidades'; 'Retos y oportunidades de la internacionalización en la educación en línea: una mirada a la licenciatura en Química del IFMT' y 'Perspectivas y retos de la internacionalización en la formación de formadores de profesores de la licenciatura en Química: de la investigación a la extensión transformando la educación'. Éstas proporcionaron un amplio debate sobre el fenómeno estudiado, que permitió desvelar las marcas de la colonialidad y el imaginario global dominante presentes en el proceso. La primera presenta las razones y posibilidades de internacionalización de la carrera de química, en la que se percibe la belleza de la internacionalización en el sentido freireano. El segundo metatexto muestra que, en el entorno de la EaD, este proceso tiende a ser más favorable, ya que reduce barreras como la falta de recursos financieros, además de incluir un mayor número de estudiantes y profesores democratizando la internacionalización. El tercer metatexto denota que la percepción de los formadores de profesores sobre la internacionalización es limitada y que la dimensión internacional e intercultural todavía no impregna la formación de la mayoría de ellos. En lo que respecta a las actividades académicas, el análisis señala las huellas de la dimensión internacional en la investigación. Por lo tanto, podemos ver que la internacionalización de la educación superior no está presente en la formación de los formadores de profesores de la licenciatura en Química. En este sentido, es urgente que las instituciones de enseñanza superior sitúen a los profesores en el centro del proceso de internacionalización, eliminen los obstáculos, ofrezcan una formación completa y fomenten su compromiso. Los beneficios de la internacionalización desde una perspectiva decolonial son esenciales para una educación intercultural, solidaria, holística, ética, crítica, inclusiva y democrática, necesaria para vivir y actuar en la sociedad desde el nivel local/regional hasta el global. |
Palavra-chave: | Internacionalização do ensino superior Decolonialidade Formadores de professores Licenciatura em química Educação a distância |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Internationalization of higher education Decolonialism Teacher educators Chemistry major Distance education Internacionalización de la educación superior La decolonialidad Formadores de profesores Licenciatura en química Educación a distância |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | CUNHA, Josane do Nascimento Ferreira. Internacionalização do ensino superior e os formadores de professores de química. 2023. 271 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7004 |
Data defesa documento: | 9-Feb-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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