Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7009
Tipo documento: Dissertação
Título: Chuva de raios cósmicos : uma sequência didática de física moderna e contemporânea para o ensino médio
Autor(es): Guimarães, Ueudison Alves
Orientador(a): Sousa, Adellane Araujo
Membro da Banca: Sousa, Adellane Araujo
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Godoy, Maurício
Resumo : Em sala de aula a educação tradicional não encoraja o pensamento crítico dos alunos. Ela enfatiza o papel dos docentes como fornecedores de conhecimento e dos discentes como mero receptores do conhecimento. Este modelo de ensino é centrado em fórmulas e sem experimentação, portanto, os alunos não são seres participativos do ensino e aprendizagem. Esse trabalho teve o objetivo de desenvolver um produto educacional, através de uma sequência didática, para auxiliar os alunos do ensino médio na compreensão do fenômeno de chuva de raios cósmicos em um contexto de introdução de elementos de Física Moderna e Contemporânea. Para este fim, desenvolveu-se uma sequência didática de quatorze (14) horas aulas com ênfase na detecção de raios cósmicos secundários pelos alunos do terceiro ano da escola Estadual Tancredo Neves, tanto em sala de aula e/ou quanto em trabalhos extraclasse, com o auxílio do aplicativo de celular CREDO. Neste aplicativo os alunos poderão identificar tipos diferentes de raios cósmicos. Este trabalho adotou uma abordagem quanti-qualitativa de vertente fenomenológica e positivista, utilizando uma metodologia que enfatiza a análise do fenômeno estudado a partir do relato de experiências de alunos e do professor durante a aplicação do produto educacional. Para o fundamento pedagógico dessa proposta optou-se pela adoção dos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Delizoicov e Angotti, para que os alunos possam associar o conhecimento aprendido com a sua própria realidade. Foi verificado, durante todo esse processo, se houve compreensão dos alunos sobre o fenômeno em estudo, baseados em suas respostas a partir de questionários dirigidos. Com este trabalho, espera-se não apenas fornecer uma alternativa pedagógica mais participativa e contextualizada, mas também promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a explorar, questionar e compreender os fenômenos científicos em um ambiente educacional mais dinâmico e envolvente. As discussões contribuíram para a construção de estratégias pedagógicas mais eficientes e alinhadas às necessidades de uma educação contemporânea.
Resumo em lingua estrangeira: In the classroom, traditional education does not encourage critical thinking in students. It emphasizes the role of teachers as providers of knowledge and students as mere receivers of knowledge. This teaching model is centered on formulas and without experimentation, therefore, students are not participatory beings in teaching and learning. This work aimed develop an educational product, through a didactic sequence, to assist high school students in understanding the phenomenon of cosmic ray rain in a context of introducing elements of Modern and Contemporary Physics. To this end, we developed a didactic sequence of fourteen (14) hours of classes with an emphasis on the detection of secondary cosmic rays by third-year students at the Tancredo Neves State School, both in the classroom and/or in extra-class work, with the help from the CREDO cell phone application. In this application, students will be able to identify different types of cosmic rays. This work adopted a quantitative-qualitative approach with a phenomenological and positivist approach, using a methodology that emphasizes the analysis of the phenomenon studied based on the reports of students' and teachers' experiences during the application of the educational product. For the pedagogical foundation of this proposal, we chose to adopt the three pedagogical moments developed by Delizoicov and Angotti, so that students can associate the knowledge learned with their own reality. During this entire process, it was verified whether the students understood the phenomenon under study, based on their answers from directed questionnaires. With this work, it is expected not only to provide a more participatory and contextualized pedagogical alternative, but also to promote the development of students' critical thinking, encouraging them to explore, question and understand scientific phenomena in a more dynamic and engaging educational environment. The discussions contributed to the construction of more efficient pedagogical strategies aligned with the needs of contemporary education.
Palavra-chave: Raios cósmicos
Aplicativo Credo
Ensino
Aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cosmic rays
Credo app
Teaching
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: GUIMARÃES, Ueudison Alves. Chuva de raios cósmicos: uma sequência didática de física moderna e contemporânea para o ensino médio. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7009
Data defesa documento: 18-Oct-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

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