Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7035
Tipo documento: Dissertação
Título: Feedback e influência na aprendizagem de estudantes de enfermagem : mapeamento de experiências à luz da ciência da mente, cérebro e educação
Autor(es): Borges, Camila Daniele Lourenço
Orientador(a): Ferreira, Gímerson Erick
Membro da Banca: Ribeiro, Mara Regina Rosa
Membro da Banca: Kaiser, Dagmar Elaine
Membro da Banca: Silva, Carolina Giordani da
Resumo : Na formação em Enfermagem, a aprendizagem ocorre por meio da aplicabilidade da teoria na prática, sendo necessário orientação em relação ao alcance de desempenhos, nos mais diversos contextos em que os processos de ensino-aprendizagem ocorrem. Essa orientação, normalmente vinda de uma fonte externa e mais experiente, é comumente chamada de feedback. É uma ferramenta importante à aprendizagem humana, pois fornece informações essenciais para o estudante no que tange ao seu desenvolvimento ao longo dos processos ensino aprendizagem. Tem-se na Ciência da Mente, Cérebro e Educação (CMCE) alicerce importante para a compreensão do feedback nas práticas de ensino-aprendizagem, visto que a ciência afirma sua necessidade já que compara ações com expectativas auxiliando no desenvolvimento do estudante. Objetivo: produzir artefatos propulsores de aprendizagem capazes de estimular a prática do feedback assertivo nos processos de ensino-aprendizagem em enfermagem. Método: trata-se de pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um curso de graduação de Enfermagem de uma universidade pública localizada na cidade de Cuiabá - Mato Grosso, ao todo participaram 23 estudantes matriculados entre o terceiro e o oitavo semestre. A coleta de dados se deu através do uso de instrumentos como portfólio reflexivo, rodas de conversa, Técnica do Incidente Crítico (TIC) e Mapeamento de experiências. A análise de dados foi sustentada pela análise temática conforme Bardin (1997) com auxílio do software IRaMuTeQ. Resultados: foi percebido como uma ferramenta poderosa para promover a compreensão, identificar lacunas no conhecimento, motivar os estudantes e promover a melhoria contínua. A capacidade de fornecer feedback de maneira construtiva, assertiva e respeitosa é fundamental para o crescimento e aprimoramento contínuo do estudante, podendo influenciar na sua motivação e no seu desempenho. Considerações finais: o feedback desempenha um papel crucial no ensino em enfermagem, pois fornece aos estudantes orientação e direcionamento para melhorar seu desempenho como melhoria contínua, reforço positivo e aprendizado personalizado.
Resumo em lingua estrangeira: In Nursing training, learning occurs through the applicability of theory in practice, requiring guidance in relation to achieving performance, in the most diverse contexts in which teaching-learning processes occur. This guidance, typically coming from an external, more experienced source, is commonly called feedback. It is an important tool for human learning, as it provides essential information for the student regarding their development throughout the teaching-learning process. The Science of Mind, Brain and Education (CMCE) has an important foundation for understanding feedback in teaching-learning practices, since science affirms its need as it compares actions with expectations, helping the student's development. Objective: to produce learning-driving artifacts capable of stimulating the practice of assertive feedback in nursing teaching-learning processes. Method: this is an applied research, with a qualitative approach. The research was carried out in an undergraduate Nursing course at a public university located in the Central-West region of Brazil, in total 23 students enrolled between the third and eighth semester participated. Data collection took place through the use of instruments such as reflective portfolio, conversation circles, Critical Incident Technique (TIC) and Mapping of experiences. Data analysis was supported by thematic analysis according to Bardin (1997) with the aid of the IRaMuTeQ software. Results: it was perceived as a powerful tool to promote understanding, identify gaps in knowledge, motivate students and promote continuous improvement. The ability to provide feedback in a constructive, assertive and respectful manner is essential for the student's continuous growth and improvement, and can influence their motivation and performance. Final considerations: feedback plays a crucial role in nursing education, as it provides students with guidance and direction to improve their performance such as continuous improvement, positive reinforcement and personalized learning.
Palavra-chave: Feedback
Ensino em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Mapeamento de experiências
Ciência da mente
Cérebro e educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Feedback
Nursing education
Experience mapping
Science of mind
Brain and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: BORGES, Camila Daniele Lourenço. Feedback e influência na aprendizagem de estudantes de enfermagem: mapeamento de experiências à luz da ciência da mente, cérebro e educação. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7035
Data defesa documento: 26-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Camila Daniele Lourenço Borges.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.