Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7037
Tipo documento: | Tese |
Título: | Formação continuada de professores de matemática em Mato Grosso : um estudo do Saeb 2021 |
Autor(es): | Campos, Alexandre Cândido de Oliveira |
Orientador(a): | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Nascimento, Edgar |
Membro da Banca: | Maciel, Cilene Maria Lima Antunes |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Paula, Jacqueline Borges de |
Resumo : | Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT, e centra-se na formação continuada de professores de matemática em Mato Grosso. O quadro teórico-conceitual contempla, como principais referências, as contribuições de Marcelo, dentre outros autores que reafirmam a perspectiva do desenvolvimento profissional docente para a condução da formação continuada. Em âmbito nacional valemo-nos principalmente das contribuições de Gatti, sobre o tema da formação continuada, e de Fiorentini ao lidarmos mais especificamente com a educação Matemática. A questão central desta investigação é a seguinte: que tendências sobre as necessidades formativas, a participação na formação e a contribuição das formações, podem ser identificadas nas respostas que os professores de matemática de Mato Grosso apresentaram às questões sobre formação continuada presentes no questionário do Saeb de 2021? Assim, objetiva-se analisar as respostas apresentadas por professores, buscando identificar como interpretaram a formação continuada ocorrida nas redes em que atuam, sobretudo nos aspectos relacionados à demanda para os diferentes os temas de formação, a participação dos cursos e atividades ofertadas e a contribuição das formações para o desenvolvimento profissional. A hipótese central era a de que existiam correlações estatisticamente significativas entre os diferentes perfis docentes e as respostas que esses professores selecionaram no questionário do Saeb de 2021. A partir dos microdados dos questionários contextuais do Saeb de 2021 selecionamos apenas os professores de matemática que atuaram nas redes públicas de ensino. Com isso chegamos a 72.815 respondentes em todo o país, público geral que serviu de parâmetro para diferentes comparações com o público específico desta pesquisa: os 1.467 professores respondentes de Mato Grosso. Assumindo a perspectiva do materialismo histórico-dialético, sobretudo a partir das contribuições de Lukács, adotamos uma abordagem qualiquantitativa. As informações sobre os dados dos questionários do Saeb foram produzidas a partir de análises de regressão logística, complementadas com outras técnicas de estatística descritiva. A produção de informações quantitativas deu-se de modo imbricado ao processo de análise à luz das evidências teóricas, marcadamente sustentadas pelas pesquisas qualitativas. Como resultados identificamos a destacada demanda por formação relacionada ao tema da educação especial, o que é agravada pela baixa presença de professores com deficiência nas escolas. Identificamos, também, que a diversidade do público importa para a formação continuada, pois os diferentes perfis docentes se mostraram correlacionados às respostas aos questionários, sobretudo quanto à percepção da contribuição que cada atividade formativa trouxe para o desenvolvimento profissional docente. Os perfis que avaliaram mais positivamente a contribuição das formações foram o de docentes do sexo feminino e o de docentes mais satisfeitos com a profissão. |
Resumo em lingua estrangeira: | This article is affiliated to a research group about School Organization, Training and Pedagogical Practices, of the Postgraduate Program in Education at UFMT, and focuses on the continuing education of mathematics teachers in Mato Grosso. The theoretical-conceptual framework is based on Marcelo's contributions, as well as other authors who reaffirm the perspective of teacher professional development for conducting continuing education. In order to address the issue of continuing education in Brazil, we used the contributions of Gatti and, to deal more specifically with mathematics education, we turned to the studies of Fiorentini. The central question of this research is as follows: what trends in training needs, participation in training and the contribution of training can be identified in the answers that math teachers in Mato Grosso gave to the questions on continuing training in the 2021 Saeb questionnaire? The aim is to analyze the answers submitted by teachers, in an attempt to identify how they interpreted the continuing training that took place in the networks in which they work, especially in aspects related to the demand for the different training topics, participation in the courses and activities offered and the contribution of the training to their professional development. The central hypothesis was that there were statistically significant correlations between the different teacher profiles and the answers these teachers selected in the 2021 Saeb questionnaire. Using the microdata from the 2021 Saeb contextual questionnaires, we selected only math teachers who worked in public schools. This brought us to 72,815 respondents across the country, a general public that served as a parameter for different comparisons with the specific public of this research: the 1,467 teacher respondents from Mato Grosso. Taking the perspective of historical-dialectical materialism, especially based on the contributions of Lukács, we adopted a qualitative-quantitative approach. Information on the data from the Saeb questionnaires was produced using logistic regression analysis, complemented by other descriptive statistical techniques. The production of quantitative information was intertwined with the process of analysis in the light of theoretical evidence, which was strongly supported by qualitative research. As a result, it identified a high demand for training related to special education, which is aggravated by the low presence of teachers with disabilities in schools. We also identified that the diversity of the public is important for continuing training, as the different teacher profiles were correlated with the answers to the questionnaires, especially in terms of the perception of the contribution that each training activity made to the teacher's professional development. The profiles that evaluated the contribution of the training more positively were female teachers and teachers who were more satisfied with their profession. RESUMEN: Esta investigación se vincula a un grupo de investigación sobre Organización Escolar, Formación y Prácticas Pedagógicas, del Programa de Posgrado en Educación de la UFMT, y se centra en la formación continua de profesores de matemáticas en Mato Grosso. El marco teórico-conceptual se basa en las contribuciones de Marcelo, así como de otros autores que reafirman la perspectiva del desarrollo profesional docente para la realización de la formación continua. Al abordar la cuestión de la formación continua en Brasil, se recorre a las contribuciones de Gatti y, para tratar más específicamente la educación matemática, a los estudios de Fiorentini. La pregunta central de esta investigación es la siguiente: ¿qué tendencias en las necesidades de formación, la participación en la formación y la contribución de la formación se identifican en las respuestas que los profesores de matemáticas de Mato Grosso pusieron a las preguntas sobre la formación continua en el cuestionario Saeb 2021? El objetivo es analizar las respuestas presentadas por los docentes, en el intento de identificar cómo interpretaron la formación continua que se llevó a cabo en las redes en las que trabajan, especialmente en aspectos relacionados con la demanda de los diferentes temas de formación, la participación en los cursos y actividades ofrecidos y la contribución de la formación a su desarrollo profesional. La hipótesis central confirmó que existían correlaciones estadísticamente significativas entre los diferentes perfiles de docentes y las respuestas que estos docentes seleccionaron en el cuestionario Saeb 2021. Al utilizar los microdatos de los cuestionarios contextuales Saeb 2021, seleccionamos solo a los docentes de matemáticas que trabajaban en escuelas públicas. Esto nos llevó a 72.815 encuestados en todo el país, un público general que sirvió como parámetro para diferentes comparaciones con el público específico de esta investigación: los 1.467 docentes encuestados de Mato Grosso. Tomando la perspectiva del materialismo histórico-dialéctico, especialmente basado en las contribuciones de Lukács, adoptamos un enfoque cualitativo-cuantitativo. La información sobre los datos de los cuestionarios Saeb se produjo mediante análisis de regresión logística, complementada con otras técnicas estadísticas descriptivas. La producción de información cuantitativa se entrelazó con el proceso de análisis a la luz de las evidencias teóricas, que fue fuertemente apoyada por la investigación cualitativa. Como resultado, se identificó una alta demanda de formación relacionada con la educación especial, que se ve agravada por la baja presencia de profesores con discapacidad en las escuelas. También se identificó que la diversidad del público es importante para la formación continua, ya que los diferentes perfiles de profesores se correlacionaron con las respuestas a los cuestionarios, especialmente en términos de la percepción de la contribución que cada actividad de formación hizo al desarrollo profesional del profesor. Los perfiles que evaluaron más positivamente la contribución de la formación fueron las profesoras y los profesores que estaban más satisfechos con su profesión. |
Palavra-chave: | Formação de professores Educação matemática Educação básica Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) Estatísticas educacionais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher education Maths education Basic education National Basic Education Assessment System (Saeb) Educational statistics Formación de profesorado Enseñanza de matemáticas Educación básica Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (Saeb) Estadísticas educativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CAMPOS, Alexandre Cândido de Oliveira. Formação continuada de professores de matemática em Mato Grosso: um estudo do Saeb 2021. 2024. 478 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7037 |
Data defesa documento: | 13-Dec-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Alexandre Cândido de Oliveira Campos.pdf | 10.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.