Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7050
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Experimentação como uma ferramenta para o ensino investigativo de botânica |
Autor(es): | Fernandes, Thayná Garcia |
Orientador(a): | Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia |
Membro da Banca: | Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia |
Membro da Banca: | Justino, Gilberto Costa |
Membro da Banca: | Duarte, Temilze Gomes |
Resumo : | O ensino de Botânica desperta curiosidade nos estudantes, no entanto é necessário que o professor adote abordagens que facilitem e incentivem a aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas fundamentadas em sua participação ativa. Um método eficaz para alcançar esse tipo de progresso é o Ensino Investigativo, que se baseia em atividades práticas nas quais os estudantes são desafiados a resolver problemas, formular hipóteses e discutir conceitos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto didático, sendo este, um manual contendo práticas experimentais, adaptadas para o ensino investigativo de Botânica, a fim de tornar o ensino de botânica mais interessante e promover conhecimento a partir de uma abordagem investigativa, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do protagonismo estudantil. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sargento PM Weliton Pereira Duarte, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em cinco fases: (1) seleção de conteúdos conforme a BNCC, (2) realizando adaptação de roteiros de aula prática para o ensino investigativo, (3) sondagem dos alunos via formulário online a fim de analisar como eram as aulas de Biologia e qual o conhecimento que os estudantes obtinham sobre o método impregado, (4) aplicação do roteiro escolhido sobre fotossíntese, (5) e avaliação da metodologia por meio de um questionário semelhante à sondagem inicial. A pesquisa para o manual "Professor Sherlock Ramos: o detetive botânico" baseou-se em fontes bibliográficas e periódicos online. A ênfase na sequência de ensino investigativo promove criticidade, participação dos alunos e uso de recursos sustentáveis. Resultados indicam uma receptividade positiva dos alunos ao ensino investigativo, com interesse em atividades práticas e experimentais, sugerindo uma prontidão para a inovação pedagógica. A abordagem investigativa sobre fotossíntese mostrou-se eficaz, promovendo engajamento e pensamento crítico, embora a participação na elaboração de relatórios avaliativos seja um desafio. Atividades experimentais e uma abordagem participativa são essenciais para uma aprendizagem significativa e desenvolvimento do pensamento crítico. |
Resumo em lingua estrangeira: | Teaching Botany represents a significant challenge for educators, as it is often approached in a way that is disconnected from the students' reality. Furthermore, as in other Biology disciplines, it is full of terms that, for the most part, are unknown to students. Therefore, it is the teacher's responsibility to adopt approaches that facilitate and encourage learning, arousing students' interest and promoting the development of cognitive skills based on their active participation. An effective method for achieving this type of progress is Investigative Teaching, which is based on practical activities in which students are challenged to solve problems, formulate hypotheses and discuss concepts. Therefore, this work aims to develop a didactic product, this being a manual containing experimental practices, adapted for the investigative teaching of Botany, in order to make the teaching of botany more interesting and promote knowledge from an investigative approach, thus contributing to the development of student protagonism. The work was developed at the Escola Estadual Militar Tiradentes 2nd Sergeant PM Weliton Pereira Duarte, in a 1st year high school class. Five phases were followed: selection of content according to the BNCC, adapting practical class scripts for investigative teaching, surveying students via online form, application of the chosen script on photosynthesis, and evaluation of the methodology through a questionnaire similar to the survey initial. In this study, analysis of the initial questionnaire revealed that students demonstrated familiarity and receptivity to the educational method based on investigations and practical experiments. Even among those less familiar, there was interest and willingness to actively participate, indicating a readiness for experimentation and openness to educational innovation. The positive perception about the potential of investigative teaching was supported by the indication that this practice is not only interesting, but also engaging, highlighting the perceived effectiveness and contributing to a more stimulating and effective educational environment for student learning. |
Palavra-chave: | Ensino investigativo Metodologias ativas Ensino de botânica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Investigative teaching Active methodologies Teaching botany |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | FERNANDES, Thayná Garcia. Experimentação como uma ferramenta para o ensino investigativo de botânica. 2024. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7050 |
Data defesa documento: | 3-Jun-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Thayná Garcia Fernandes.pdf | 599.71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2024_Thayná Garcia Fernandes - Prod. Educacional.pdf | 949.03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.