Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7073
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A informática na educação na formação de professores : algumas reflexões |
Autor(es): | Dias, Willian Roberto |
Orientador(a): | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Lima, Soraiha Miranda de |
Membro da Banca: | Costas, Jose Manuel Moran |
Resumo : | O propósito deste trabalho é apresentar discussões sobre a informática na educação e sobre o advento da tecnologia informatizada e sua influência em sala de aula. Apresenta também, como está se desenvolvendo a informática educativa em alguns cursos de formação de professores nas principais Universidades de Cuiabá e Centros Universitários. O estudo busca investigar se o ensino oferecido se dá numa proposta de autonomia do aluno, reflexividade e construção de conhecimentos. A cibercultura e seus paradigmas também são foco de discussões neste trabalho tendo em vista, e sobretudo, o seu uso na formação do professor e na prática docente. Também são apresentados, para uma melhor reflexão sobre a informática na educação, os significados etimológicos das palavras tecnologia, informática e educação, a fim de promover por meio de uma análise filosófica, um entendimento e uma contribuição para a prática da informática na educação focada no ensino reflexivo. Em relação à Internet, a pesquisa investigou seu uso na prática do professor formador em sala de aula, por meio de uma abordagem qualitativa pretendendo observar se ela é utilizada apenas como fonte de pesquisa para a aquisição de informações, ou se dentro de um enfoque que a utilize para a pesquisa num sentido de construção do saber discente. Para tal foi pesquisada a disciplina Informática na Educação de três cursos de Pedagogia em três diferentes universidades. Dessa forma se obtêm um panorama de como vem sendo discutida essa questão nas IES das cidade de Cuiabá e Várzea Grande. Os resultados da pesquisa apontados nas falas dos entrevistados, sinalizam para uma aprendizagem da informática educativa situada mais num ensino técnico básico em uma universidade e mais construtivo em outras duas, expondo algumas experiências positivas e outras centradas em um ensino tecnicista em que a repetição se cursinhos básicos de informáticas se fazem presentes, não contribuindo, portanto, para uma prática reflexiva associada ao uso do computador e ciberespaço na formação do professor. |
Resumo em lingua estrangeira: | The intention of this work is to present quarrels on computer science in the education and the advent of the computer technology and its influence in classroom. Also It presents, as it is if developing educative computer science in some courses of formation of professors in the main Universities of Cuiabá and University Centres. The study it searchs to raise if offered education if gives in a proposal of autonomy of the pupil and in the construction of knowledge. For in such a way, we approach education with the use of the Internet and the contributions of hipertexto, blog' s, hipermídia in its interatividade with the freedom of the reader for the construction of its autonomy, inside of the approach of a reflective education. The cibercultura and its paradigms are also focus of quarrels in this work in view of, and over all, its use in the formation of the professor and the practical professor. They are also presented, for one better reflection on computer science in the education, the etimológicos meanings of the words technology, computer science and education, in order to promote by means of a philosophical analysis, an agreement and a contribution for the practical one of computer science in the education with focus in a reflective education. In relation to the Internet, the research investigated its use in the practical one of the formation professor in classroom, by means of a qualitative boarding intending to observe if it is used only as source of research for the acquisition of information, or if inside of an approach that uses it for the research in a direction of construction of knowing learning. For such was searched disciplines it Computer science in the Education of the course of Pedagogia of the thre University. Of this form if they get a view of as it comes being argued this question in the city of Cuiabá. The pointed results of the research in you say them of the interviewed ones, more signal for a learning of situated educative computer science in an education basic technician where the orders and the exercises emanate of the professor and if they constitute in repetitive acts not contributing, therefore, for one practical reflexive associated with the use of the computer and cyberspaçe in the formation of the professor. |
Palavra-chave: | Informática educativa Cibercultura Computador na formacão de professores Ensino reflexivo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educative computer science Ciberculture Computer in the building professor Reflective education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | DIAS, Willian Roberto. A informática na educação na formação de professores: algumas reflexões. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7073 |
Data defesa documento: | 25-Oct-2007 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2007_Willian Roberto Dias.pdf | 966.2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.