Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoreggio Neto, Angelo-
dc.date.accessioned2025-08-07T19:34:15Z-
dc.date.available2008-05-28-
dc.date.available2025-08-07T19:34:15Z-
dc.date.issued2008-03-28-
dc.identifier.citationBOREGGIO NETO, Angelo. Consumo sustentável e educação ambiental: um diálogo necessário. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7078-
dc.description.abstractNowadays, sensibilization has been increased in some areas of society, and the quality of life getting better is directly related to the preservation and respect of environment, presented to mankind by daily practicing of Environmental Education. The objective of this academic text, is to analyze the perception of Environmental Education from students in high school, in this particular case, from Liceu Cuiabano School, and their consume whether sustainable or not. Therefore, the methodology used is the qualitative, with questions applied and interviews, in loco observation, and recorded transcriptions. So, it has been possible to verify that all the interviewed were able to recognize the importance of water, but, only 31% approached the right answer when it comes to potable water in the whole planet, 62% of the students could not tell what biodegradable detergent is; but it is very interesting to verify that 93% of the interviewed were able to answer what Environmental Education means. It is clear that with this research, future of mankind is directly related to the bond established between Nature and the use of natural resources by human being. It has been verified that just the changing of insignificant habits of consumption could really make a difference in the whole environmental context, for instance the simple act of closing the tap when shaving, which makes efforts really necessary in this non-stop awareness of students in sustainable consumption and environmental education subjects, and obviously, also the needing of public politics that will incentive and create the ambient protection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-19T15:22:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Angelo Boreggio Neto.pdf: 618732 bytes, checksum: e12aa1fa5638fd1c8d0400b15c97f576 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-07T19:34:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Angelo Boreggio Neto.pdf: 618732 bytes, checksum: e12aa1fa5638fd1c8d0400b15c97f576 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-07T19:34:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Angelo Boreggio Neto.pdf: 618732 bytes, checksum: e12aa1fa5638fd1c8d0400b15c97f576 (MD5) Previous issue date: 2008-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsumo sustentável e educação ambiental : um diálogo necessáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSensibilização ambientalpt_BR
dc.subject.keywordConsumo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.contributor.advisor1Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
dc.contributor.referee1Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8822953854222084pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a sensibilização vem se ampliando em alguns setores da sociedade e a melhoria da qualidade de vida está diretamente relacionada com o respeito e a preservação ao meio ambiente, apresentada para a humanidade pela prática cotidiana da Educação Ambiental. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho acadêmico é fazer uma análise da percepção ambiental do estudante de ensino médio do Colégio estadual Liceu Cuiabano, quanto ao consumo praticado por ele, se sustentável ou não. Para tanto, foi utilizada a metodologia qualitativa, com aplicação de questionário, observação in loco, transcrição de gravações durante algumas visitas. Com isso, verificou-se que todos os sujeitos da pesquisa reconhecem a importância da água, porém apenas 31% dos parceiros se aproximaram da resposta ideal quando argüidos da quantidade de água potável do Planeta, 62% dos estudantes não souberam dizer o que é detergente biodegradável; mas é interessante verificar que 93% dos entrevistados souberam dizer o que é Educação Ambiental. Ficou claro com a pesquisa que o futuro da humanidade está diretamente relacionado com a relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo ser humano dos recursos naturais disponíveis. Verificou-se que a mudança de pequenos hábitos de consumo podem certamente fazer a grande diferença no contexto ambiental, como por exemplo, o simples ato de fechar a torneira durante o barbear, o que se faz necessário o trabalho contínuo dos docentes, por meio da interdisciplinaridade, do tema consumo sustentável e educação ambiental, salientando também a necessidade de políticas públicas que incentivem e realizem a proteção ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental awarenesspt_BR
dc.subject.keyword2Sustainable consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Angelo Boreggio Neto.pdf604.23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.