Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarcelos, Cleusa Moreira dos Anjos-
dc.date.accessioned2025-08-19T19:41:41Z-
dc.date.available2008-05-16-
dc.date.available2025-08-19T19:41:41Z-
dc.date.issued2008-04-15-
dc.identifier.citationBARCELOS, Cleusa Moreira dos Anjos. Leitura de textos escritos: prática e desenvolvimento da compreensão leitora. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7098-
dc.description.abstractThis dissertation discusses aspects of the practice of reading of texts written in eighth set of rooms / ninth year of primary school from two public schools of the city of Rondonópolis-MT, in order to understand how the teacher develops the activities of reading with a view make the student a reader responsible. The research is to design a theoretical assumptions socio-integrationist of language, where the construction of knowledge is made from interactions, and the approach of the reading comprehension based on the explicit teaching of reading strategies, allied to the concept of meaningful learning, which enables the student autonomy to continue to learn throughout life. The analysis of information obtained through testimony of teachers, together with the observation of the lessons of Sciences, Geography, History, Mathematics and Portuguese, subjects taking the text as a basis for education, and analysis of documents, indicated the maintenance of a pedagogical practice that focuses on reading decoding, whose work is limited understanding of the years of questions and answers and abstracts, that little contribute to the formation of a competent reader. This portrait of the practice observed showed an urgent need for reference theoretical and methodological that assists teachers in their reflections on activities of reading with the students. We must therefore allow discussions that norteiem understanding of the process of reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-20T14:38:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Cleusa Moreira dos Anjos Barcelos.pdf: 714105 bytes, checksum: 7aa53b80610fc4a5e099a3f63e28885b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-19T19:41:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Cleusa Moreira dos Anjos Barcelos.pdf: 714105 bytes, checksum: 7aa53b80610fc4a5e099a3f63e28885b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T19:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Cleusa Moreira dos Anjos Barcelos.pdf: 714105 bytes, checksum: 7aa53b80610fc4a5e099a3f63e28885b (MD5) Previous issue date: 2008-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeitura de textos escritos : prática e desenvolvimento da compreensão leitorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCompreensãopt_BR
dc.subject.keywordTextos escritospt_BR
dc.contributor.advisor1Amâncio, Lázara Nanci de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217828534180561pt_BR
dc.contributor.referee1Amâncio, Lázara Nanci de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217828534180561pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Marieta Prata de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6776907497214072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776781767348354pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda aspectos da prática de leitura de textos escritos em salas de oitava série/ nono ano do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade de Rondonópolis-MT, com o objetivo de compreender de que forma o professor desenvolve as atividades de leitura com vistas a tornar o aluno um leitor competente. A pesquisa tem como pressupostos teóricos a concepção sócio-interacionista da linguagem, em que a construção do conhecimento se realiza a partir de interações, e a abordagem da compreensão leitora fundamentada no ensino explícito de estratégias de leitura, aliada ao conceito de aprendizagem significativa, que possibilita ao aluno autonomia para continuar a aprender ao longo da vida. A análise das informações obtidas por meio de depoimentos dos professores, juntamente com a observação de aulas de Ciências, Geografia, História, Matemática e Português, disciplinas que tomam o texto escrito como base para o ensino, e a análise de documentos, indicou a manutenção de uma prática pedagógica que privilegia a leitura decodificação, cujo trabalho de compreensão se restringe a exercícios de perguntas e respostas ou resumos, que pouco contribui para a formação de um leitor competente. Esse retrato da prática observada evidenciou uma urgente necessidade de referencial teórico-metodológico que auxilie os professores nas suas reflexões sobre atividades de leitura com os alunos. É preciso, portanto, possibilitar discussões que norteiem o processo de compreensão da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Readingpt_BR
dc.subject.keyword2Understandingpt_BR
dc.subject.keyword2Acts writingspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Cleusa Moreira dos Anjos Barcelos.pdf697.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.