Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7100
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação e discriminação racial : convergências e divergências na percepção de famílias negras e brancas no município de Cuiabá
Autor(es): Monteiro, Edenar Souza
Orientador(a): Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Paixão, Lea Pinheiro
Resumo : A presente pesquisa, apresentada ao Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, pertence à área de Educação, Cultura e Sociedade, linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e visa conhecer e analisar as convergências e divergências existentes nas percepções de famílias negras e brancas sobre a educação formal e a discriminação racial no contexto escolar. Ela tem como foco abrir um espaço de escuta de famílias de classe popular sobre suas percepções em relação à escola, promovendo discussões das problemáticas por elas consideradas relevantes. A pesquisa é de cunho sociológico compreensivo e foi realizada em duas escolas públicas municipais de Cuiabá/MT. A escolha das escolas onde foram selecionadas as famílias, sujeitos desta pesquisa, aconteceu privilegiando a sua localização em bairros periféricos onde existe grande concentração de famílias de camadas mais pobres da sociedade, dado considerado relevante para a pesquisa. A metodologia é qualitativa e os procedimentos utilizados para o desenvolvimento deste estudo são: observação no ambiente escolar, questionário socioeconômico, entrevistas individuais com os membros das famílias e representação gráfica feita pelos alunos envolvidos na pesquisa. A observação se deu com o objetivo de selecionar os sujeitos da pesquisa. Sobre o questionário, a mãe representa a família e, nas entrevistas, todos os membros (pai, mãe e filhos) participam com depoimentos, com exceção de alguns pais que alegam ser das mães a responsabilidade da educação dos filhos ou que estão ausentes na vida das famílias. Os filhos, além da entrevista, participam com representações gráficas sobre a percepção da discriminação por eles sofrida no espaço escolar. Os resultados obtidos revelam convergência nos discursos das famílias negras e brancas quanto à valorização da educação formal, dos projetos e expectativas de formação escolar para seus filhos. Há convergência também quanto à insatisfação das famílias nas reuniões escolares, uma vez que elas consideram que as escolas priorizam o comportamento dos alunos e não tratam das expectativas dos pais quanto ao processo educativo. As divergências estão na forma como as famílias lidam com a discriminação racial. As famílias brancas pouco, ou quase nunca, percebem a incidência desse fenômeno. As famílias negras percebem, reclamam sobre as formas de tratamentos dispensados aos filhos no espaço escolar e, em alguns casos, ensinam os filhos a reagirem a esse tipo de situação, em outros silenciam e ensinam os filhos a ignorarem, por perceberem indiferença dos responsáveis das instituições em relação a esse fenômeno. Uma das contribuições deste estudo é buscar compreender a relação família-escola, especificamente famílias de classe popular e as escolas onde se desenvolvem o processo de formação de seus filhos/alunos. A relevância deste estudo está pautada na oportunidade dada às famílias de se pronunciarem sobre suas opiniões em relação à escola, haja vista que as inúmeras pesquisas que envolvem as referidas instituições partem dos valores dos professores e da escola.
Resumo em lingua estrangeira: This research, presented to the Education Institute of the Federal University of Mato Grosso, belongs to the Education, Culture and Society area, Social Movements, Policies and Popular Education research line, and aims at knowing and analyzing the convergences and divergences that exist in the black and white families’ perceptions about education and racial discrimination in the school context. This study aims at opening a space to listen to popular class families about their perceptions in relation to school, promoting discussions of the problems that they consider to be relevant. This study The research is of the comprehensive type and was carried out in the municipal public schools of Cuiabá/MT. The choice of the schools from where the families, subjects of this research, were selected was because they were in peripheral districts, where there is a large concentration of families belonging to the poorest levels of society which is considered a relevant data for the research. The methodology is qualitative and the procedures used for the development of this study are: observation in the school environment, socioeconomic questionnaire and individual interviews with the members of the students’ families. The observation happened with the aim of selecting the research subjects In relation to the questionnaire, the mother represents the family and, in the interviews , all the members (father, mother and children) participate with testimonies, except some fathers that claim that the children’s education is the mother’s responsibility or that they are absent in their families’ lives. Besides giving the interviews, the children also drew pictures about the perception of discrimination that they suffered in the school environment. The results obtained reveal convergences in the speech of the black and white families regarding the valorization of formal education, the projects and expectations of school formation for their children. There is also convergence in relation to dissatisfaction in the school meetings since they consider that the schools give priority to the students’ behavior and do not pay attention to the parents’ expectations in relation to the educational process. The divergences happen in the way the families deal with racial discrimination. The white families little or hardly ever notice the incidence of the phenomenon. The black families notice, complain about the types of treatments given to their children in the school environment and, in some cases, teach their children to react to this kind of situation, in others they are quiet and teach their children to ignore it, because they see the indifference of the ones who are in charge of the schools in relation to this phenomenon. One of the contributions for this study is to understand the relation family-school, mainly popular class families and the schools where the process of their children/students formation happens. The relevance of this study is based on the opportunity given to the families of expressing their opinions in relation to the school, since the countless researches that involve these institutions come from the teachers and school’s values.
Palavra-chave: Educação
Famílias negras e brancas
Discriminação racial
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Black and white families
Racial discrimination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MONTEIRO, Edenar Souza. Educação e discriminação racial: convergências e divergências na percepção de famílias negras e brancas no município de Cuiabá. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7100
Data defesa documento: 31-Out-2008
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Edenar Souza Monteiro.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.