Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7101
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Conhecimento e (re)conhecimento na educação popular : uma reflexão sobre a experiência educacional da ABHP |
Autor(es): | Amaral, Edna Fernandes do |
Orientador(a): | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Speller, Maria Augusta Rondas |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Najjar, Jorge Nassim Vieira |
Resumo : | Este trabalho é fruto da pesquisa realizada durante o período de Mestrado em Educação intitulada Conhecimento e (Re)conhecimento na Educação Popular – uma reflexão sobre a experiência educacional da ABHP. Trata-se de uma investigação que revela como "conhecimento e (re)conhecimento", se articulam na constituição de sujeitos e atores sociais, posto que do meu ponto de vista e de diversos autores, "conhecimento e (re)conhecimento" são dimensões inter-relacionadas, inseparáveis e dinâmicas e referem-se à construção mútua de identidades implicando na consciência própria e na consciência do outro, como alteridade. A investigação ocorreu no espaço da Associação Brasileira de Homeopatia Popular – ABHP, ouvindo o ponto de vista dos educadores populares sobre o tema de pesquisa e os significados desse processo educacional na vida de cada um e da comunidade da qual participam. Com base na pesquisa qualitativa – fenomenológica (BIKLEN & BOGDAN, 1994) e nos instrumentos escolhidos, investiguei documentos, colhi e analisei depoimentos, realizei um grupo focal com os sujeitos da pesquisa, fiz observações e orientações no curso de extensão e construí a partir desses dados, um perfil histórico da Associação e dos sujeitos desta pesquisa. A revisão teórica acerca dos Movimentos Sociais, Educação Popular, Conhecimento e (Re)conhecimento e da Constituição de Sujeitos, foi determinante para o estabelecimento do contraponto entre essas teorias e o fazer concreto e pensado do grupo investigado. Por fim, apresento algumas (in)compreensões do que foi possível vivenciar no decorrer da pesquisa, adotando um olhar distanciado, porém, não desligado daquilo que foi construído coletivamente. Serão encontradas neste trabalho, razões significativas que apontam para necessidade de se promover cada vez mais espaços, como este pesquisado, para que a produção e circulação de "conhecimento e (re)conhecimento" aconteçam e assim se efetive a democratização da sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper is the fruit of a research conduced during my period of Masterhip in Education, titled: “Knowledge and (ac)knowledgment in Popular Education: a reflexion about the educational experience of ABHP”. It consists of an investigation aimed to understand how knowledge and (ac)knowledgment articulate in the constitution of social subjects and authors, since from my point of view and the point of view of various authors, knowledge and (ac)knowledgment are inter-related dimensions, inseparable and dynamic, and referent to the mutual construction of identities, implying in the own conscience and in the conscience of the other person as an alterity (otherness) The investigation occurred at the premises of the Brazilian Association of Popular Homeopathy – ABHP, listening to the points of view expressed by popular educators about the subject of the research and the significances of such educational process for the life of each one and for the community of which they participate. Based on a qualitative-phenomenological research (BIKLEN & BOGDAN, 1994) and on the chosen instruments, I investigated documents, gathered and analyzed statements, held a focal group with the subjects of the research, made observations and orientations during the extension course and, starting from these data, I constructed an historical profile of the Association and the subjects of this research. The theoretical revision concerning the Social Movements, the Popular Education, the Knowledge and (Ac)knowledgment and the Constitution of Subjects were determined in order to establish a counterpoint between these theories and the concrete and deliberate doings of the group under investigation. Lastly I present some (in)comprehensions of what was possible to experience during the research, adopting a look distanced but not disconnected from what has been collectively constructed. In this paper can be found significant reasons appointing to the necessity of promoting even more spaces as the one researched, so that the production and circulation of knowledge and (ac)knowledgment can happen and consequently give effect to the democratization of Society. |
Palavra-chave: | Conhecimento (Re)conhecimento Educação popular Movimentos sociais Sujeitos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Knowledge (Ac)knowledgment Popular education Social movements Subjects |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | AMARAL, Edna Fernandes do. Conhecimento e (re)conhecimento na educação popular: uma reflexão sobre a experiência educacional da ABHP. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7101 |
Data defesa documento: | 22-Abr-2008 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2008_Edna Fernandes do Amaral.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.