Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7102
Tipo documento: Dissertação
Título: A formação docente em ciências biológicas : um estudo com professores iniciantes
Autor(es): Baldoino, Eduardo Ferreira
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Guimarães, Valter Soares
Resumo : Este estudo se insere no âmbito das investigações que buscam discutir e compreender o processo de aprendizagem profissional da docência. Ele tem como referência as abordagens qualitativas da pesquisa e se propôs a responder a seguinte questão: como os egressos do curso de Ciências Biológicas da UFMT/ICEN/CUR aprendem a docência na fase inicial do exercício da profissão? Para realizá-lo, o principal instrumento de coleta de dados foi o questionário de caracterização dos participantes e a entrevista individual em profundidade. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro professores da rede pública de ensino de Rondonópolis- MT. Todos egressos do curso de Ciências Biológicas da UFMT/ICEN/CUR, com menos de três anos no exercício do magistério, os quais se auto-nomearam: Antônio, Otávio, Vida e Luíza. O referencial teórico adotado baseia-se, dentre outros, em Tardif (2002); Shulman (1987); Lima, S. (2003); Lima, E. (2006); Mizukami (2004); Huberman (2000); Reali (2002); Guimarães (2006); Carvalho (2005); Marcelo Garcia (1999) e Rocha (2001) e defende a idéia de que a aprendizagem da docência é um processo contínuo que ocorre ao longo da carreira docente e que a fase inicial de profissão é um período singular, marcado por especificidades, o que merece, a meu ver, uma investidura em pesquisas para ajudar a construir um "arcabouço teórico", que nos permita clarificar melhor este período de iniciação profissional. Foram considerados como eixos de análise para esta investigação: 1) a trajetória de vida dos participantes deste estudo; 2) a formação inicial: o Curso de Ciências Biológicas; 3) as experiências iniciais da docência; 4) as aprendizagens da docência e o desenvolvimento profissional na fase de ingresso na carreira docente e 5) o caráter formativo das entrevistas em profundidade. Nesse sentido, penso ser importante destacar que os eixos de análise se configuraram apenas como grandes temas a serem investigados, pois procurei fazer as análises a partir daquilo que os achados me revelavam. Os dados coletados demonstraram que a aprendizagem da docência destes professores-iniciantes acontece pela intersecção de vários contextos formativos, o que coaduna com a perspectiva teórica de Tardif (2002) de um "saber plural", oriundo de várias instâncias formativas dos sujeitos. Os professores de Ciências Biológicas aprendem a docência nesta fase inicial de profissão de várias formas: observando modelos de docência na própria família, relembrando a atuação dos professores da escolarização básica, no curso de graduação, trocando experiências com antigos professores, por meio do auto-estudo, na e pela reflexão sobre a própria prática, na relação com os alunos, entre outras coisas. Este estudo, além de desvelar a forma como esses recém-professores aprendem a docência no início do magistério, diz respeito às dificuldades enfrentadas nesta etapa de entrada na carreira docente. Portanto, soma-se a outras investigações, que indicam a necessidade de um apoio pedagógico ao professor iniciante e, além disso, aponta algumas contribuições teóricas que poderão tornar-se objeto de reflexão para o aperfeiçoamento do Curso de Ciências Biológicas da UFMT/ICEN/CUR.
Resumo em lingua estrangeira: This study fits itself in the scope of the inquiries searching to argue and to understand the process of professional learning of the teaching process. It has as reference the qualitative boarding of the research and it aims to answer the following question: how the egresses from the course of Biological Sciences of the UFMT/ICEN/CUR learn the learning process in the initial phase of the exercise of the profession? In order to carry it through, the main instrument of data collection was the questionnaire of characterization of the participants as well as the individual interview in depth. The citizens of this research were four teachers of the public education of Rondonópolis-MT. All egresses from the course of Biological Sciences of the UFMT/ICEN/CUR, with less than three years in the teaching exercise, which have auto- named themselves: Antonio, Otávio, Vida and Luiza. The adopted theoretical referencial is based, among others, in Tardif (2002); Shulman (1987); Rasp, S. (2003); Rasp, E. (2006); Mizukami (2004); Huberman (2000); Reali (2002); Guimarães (2006); Oak (2005); Marcelo Garcia (1999) and Rock (2001) and defends the idea of that the learning of the teaching process is a continuous process that takes place along with the teaching career and that the initial phase of profession is a singular period, marked for specific facts , which deserves, in my opinion, an investiture on researches to help to build a " theoretician arcabouço", that allows us to understand this period of professional initiation better. There have been considered as axles of analysis for this inquiry: 1) the trajectory of life of the participants of this study; 2) the initial formation: the Course of Biological Sciences; 3) the initial experiences of the teaching process and 4) the learning of the teaching process and the professional development in the phase of in the teaching career ingression and 5) the character of in-depth training. About this direction, I think it is important to detach that the analysis axles are configured only as great subjects to be investigated, therefore I tried to make the analyses from what the findings disclosed to me. The collected data had demonstrated that the learning of the teaching process of these beginner teachers takes place through the intersection of some formative contexts, what conciliates the theoretical perspective of Tardif (2002) of "plural knowledge", deriving of some formative instances of the citizens . The professors of Biological Sciences learn the teaching process in this initial phase of profession through many ways: by watching models of teaching process in their own family, by recalling the performance of the basic school teachers, during graduation course, by changing experiences with old professors , through self-study, in and for the own reflection over personal practices, in the relationship with the students, among other things. This study, besides revealing the form as these just-professors learn the teaching process in the beginning of teaching, concerns the difficulties faced in this stage of entrance in the teaching career. Therefore, it is added other inquiries, that indicate the necessity of a pedagogical support to beginning professor and, moreover, points some theoretical contributions that will be able to become object of reflection for the perfectioning of the Course of Biological Sciences at UFMT/ICEN/CUR.
Palavra-chave: Aprendizagem profissional da docência
Professores iniciantes
Curso de ciências biológicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional learning of the teaching process
Beginning teachers
Course of biological sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BALDOINO, Eduardo Ferreira. A formação docente em ciências biológicas: um estudo com professores iniciantes. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7102
Data defesa documento: 27-Mai-2008
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Eduardo Ferreira Baldoino.pdf870.86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.