Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Golias Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:58:44Z-
dc.date.available2025-04-20-
dc.date.available2025-08-28T12:58:44Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationSILVA, Golias Oliveira da. Estratégias afetivas no movimento infantil nas aulas de educação física. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7121-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the influence of affectivity, based on Henri Wallon's theory, on school Physical Education practices designed for preschool-aged children. Conducted at EMEB Eugênia Pereira de Mello, in Cuiabá-MT, the research employed a descriptive, qualitative, and observational approach to explore socio-affective interactions between teachers and students, as well as the impacts of the employed methodologies on children's emotional, social, and motor development. The study included observations of a Pré-01 class with 4-year-old children and the application of semi-structured questionnaires to educators from different disciplines. The expected results include identifying effective pedagogical strategies to strengthen the affective bond between teacher and student, fostering a safe and welcoming environment that enhances learning and holistic development. As an educational product, the study proposed the creation of a handbook featuring playful and practical activities, emphasizing emotional expression and socio-affective skills. This initiative aims to consolidate Physical Education as a privileged space for building healthy interpersonal relationships and contributing to the comprehensive formation of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-28T21:19:36Z No. of bitstreams: 2 DISS_2025_Golias Oliveira da Silva.pdf: 8640529 bytes, checksum: 62a0b31ae6230980b57157d5217a2472 (MD5) DISS_2025_Golias Oliveira da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1151860 bytes, checksum: 5f3011d25561098738d5a42593616cf6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-08-28T12:58:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2025_Golias Oliveira da Silva.pdf: 8640529 bytes, checksum: 62a0b31ae6230980b57157d5217a2472 (MD5) DISS_2025_Golias Oliveira da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1151860 bytes, checksum: 5f3011d25561098738d5a42593616cf6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-28T12:58:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2025_Golias Oliveira da Silva.pdf: 8640529 bytes, checksum: 62a0b31ae6230980b57157d5217a2472 (MD5) DISS_2025_Golias Oliveira da Silva - Prod. Educacional.pdf: 1151860 bytes, checksum: 5f3011d25561098738d5a42593616cf6 (MD5) Previous issue date: 2025-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias afetivas no movimento infantil nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHenri Wallonpt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.contributor.advisor1Grunennvaldt, José Tarcísio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408231293460084pt_BR
dc.contributor.referee1Grunennvaldt, José Tarcísio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408231293460084pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, José Américo Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081429721134965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516751361995891pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal investigar a influência da afetividade, com base na teoria de Henri Wallon, nas práticas de Educação Física escolar voltadas para crianças em idade pré-escolar. Realizado na EMEB Eugênia Pereira de Mello, em Cuiabá-MT, o trabalho utilizou uma abordagem descritiva, qualitativa e observacional para explorar as interações socioafetivas entre professores e crianças, bem como os impactos das metodologias empregadas no desenvolvimento emocional, social e motor das crianças. A pesquisa incluiu observações em uma turma de Pré-01, com crianças de 4 anos, e a aplicação de questionários semiestruturados aos docentes de diferentes áreas. Os resultados esperados incluem identificar estratégias pedagógicas eficazes para fortalecer o vínculo afetivo entre professor e criança, promovendo um ambiente seguro e acolhedor que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. Como produto educacional, foi proposta a criação de uma cartilha contendo atividades lúdicas e práticas, com ênfase na expressão emocional e nas habilidades socioafetivas, consolidando a Educação Física como um espaço privilegiado para a construção de relações interpessoais saudáveis e para a formação integral das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Henri Wallonpt_BR
dc.subject.keyword2Affectivitypt_BR
dc.subject.keyword2Early childhood educationpt_BR
dc.contributor.referee3Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.contributor.referee4Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0025333106293274pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Golias Oliveira da Silva.pdf8.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2025_Golias Oliveira da Silva - Prod. Educacional.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.