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Tipo documento: Dissertação
Título: Conflitos ambientais e currículo : reflexões de um processo formativo escolar comunitário
Autor(es): Fachin, Jakeline Modesta Almeida
Orientador(a): Silva, Regina Aparecida da
Coorientador: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Torres, Glauce Viana de Souza
Membro da Banca: Pereira, Celso Sanchéz
Membro da Banca: Dalla Nora, Giseli Gomes
Resumo : Esta pesquisa buscou identificar os principais conflitos e injustiças socioambientais vivenciados pelos/as moradores/as da Comunidade Quilombola Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, município de Poconé, Mato Grosso. Buscou também compreender como os/as educadores/as da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida trabalham no contexto escolar esses conflitos socioambientais, sua relação com o currículo e as práticas educativas. A comunidade vem enfrentando vários problemas externos e internos gerados pela expansão do agronegócio na região. Com uma abordagem qualitativa, as propostas metodológicas utilizadas foram o Mapa Social e a Sociopoética. O Mapa Social é uma metodologia participativa que, por meio das autonarrativas dos grupos sociais envolvidos na pesquisa, oferece possibilidades de mapear identidades, territórios, culturas, conflitos, táticas de resistência e outros aspectos. A pesquisa na escola teve como inspiração metodológica a sociopoética, que propõe atividades coletivas na produção do conhecimento, em que todos os integrantes se constituem como copesquisadores, reconhecendo todas as formas de conhecimento, populares ou acadêmicos, e que abandona a ideia de um pesquisador independente para favorecer a formação de um grupopesquisador. Nossos sujeitos da pesquisa foram os/as educadores/as da escola e os/as moradores/as da comunidade. Os principais impactos/conflitos socioambientais mapeados foram: uso abusivo de agrotóxicos, desmatamento, disputa por terra, disputa por água e queimadas. Esses têm sido provocados pela obstinação destrutiva da ação econômica predatória, que altera o modo de vida da comunidade e resulta em conflitos socioambientais levando os/as moradores/as a sofrerem com injustiças ambientais. Com essa pesquisa, foi possível perceber que apesar de todo o processo de intimidação e ameaças que a comunidade vivencia, a seu modo, tem buscado resistir por meio do fortalecimento e valorização de sua cultura e identidade. A escola desempenha um papel importante nesse processo, pois mesmo tendo um currículo nos moldes das escolas urbanas, os/as educadores/as buscam, por meio da realização de projetos educativos, desenvolver atividades que fortaleçam a resistência e a preservação ambiental, na perspectiva de construir um currículo que venha ao encontro da realidade vivida pela comunidade, reconhecendo sua história, cultura e lutas. Espera-se que os mapeamentos realizados com, pelas/pelos e para a comunidade, possam valorizar a identidade social dos grupos e apoiar os/as educadores/as a organizar possibilidades educativas que auxiliem no enfrentamento dos conflitos, das alterações ambientais, climáticas e das injustiças, na perspectiva de fortalecer a luta e resistência dessa comunidade, alicerçadas no compromisso social e ambiental pela proteção da vida no Cerrado do Pantanal.
Resumo em lingua estrangeira: This research sought to identify the main socioenvironmental conflicts and injustices experienced by the inhabitants of the Quilombola Community Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, municipality of Poconé, Mato Grosso. It also pursued to understand how the educators of the Municipal School Nossa Senhora Aparecida work in the context of these socioenvironmental conflicts, their relationship with the curriculum and the educational practices. The community has been facing various external and internal problems generated by the expansion of agribusiness in the region. With a qualitative approach, the methodological proposals used were the Social Map and Sociopoetics. The Social Map is a participatory methodology that, through the self-referrals of the social groups involved in the research, offers possibilities to map identities, territories, cultures, conflicts, resistance tactics and other aspects. The research in the school had as a methodological inspiration the sociopoetic one, that proposes collective activities in the production of the knowledge, in which all the members constitute as coresearchers, recognizing all forms of knowledge, popular or academic, and that leaves the idea of an independent researcher to favor the formation of a researcher group. Our research subjects were the school educators and the community residents. The main socioenvironmental impacts/conflicts mapped were: abusive use of agrochemicals, deforestation, land disputes, water disputes and fires. These have been provoked by the destructive obstinacy of predatory economic action, which alters the community's way of life and results in socioenvironmental conflicts leading residents to suffer from environmental injustices. With this research, it was possible to perceive that despite all the intimidation and threats that the community experiences, in its own way, it has sought to resist by strengthening and enhancing its culture and identity. The school plays an important role in this process, because even though it has a curriculum in the shape of urban schools, educators seek through educational projects to develop activities that strengthen resistance and environmental preservation, in the perspective of build a curriculum that meets the reality lived by the community, recognizing its history, culture and struggles. It is hoped that the mapping carried out with, by and for the community can enhance the social identity of the groups and support the educators to organize educational possibilities that will help in the confrontation of conflicts, environmental, climatic and injustices, in the perspective of strengthening the struggle and resistance of this community, based on social and environmental commitment for the protection of life in the Cerrado of the Pantanal.
Palavra-chave: Educação ambiental
Conflitos socioambientais
Injustiça ambiental
Currículo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Socioenvironmental conflicts
Environmental Injustice
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FACHIN, Jakeline Modesta Almeida. Conflitos ambientais e currículo: reflexões de um processo formativo escolar comunitário. 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7125
Data defesa documento: 29-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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