Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Crisanvania Luiz-
dc.date.accessioned2018-08-02T12:52:23Z-
dc.date.available2016-01-21-
dc.date.available2018-08-02T12:52:23Z-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.citationGOMES, Crisanvania Luiz. A Universidade Federal de Mato Grosso no ciclo contemporâneo de reformas da educação superior brasileira: dinâmica e alterações. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/761-
dc.description.abstractThis study was developed since an analytical framework about the changes in the Brazilian higher education field, from the 2000s, being conventionally called expansionary policies. In this research, all the effort here undertaken, had support in a critical perspective, taken as study object the inclusion of Mato Grosso Federal University under the expansionary policies in their most recent cycle, in order to present and analyze the changes in its dynamics from this insertion, specially about the dimensions of the entree (entree seats, entree, selective format) and permanence (registration permanence, graduation rates, student attachment programs). To start, the approach to the theme demanded an immersion in the professional literature in order to give more density to the analysis, that also allows a better design of the study object. Another methodological procedure that surrounded the realization of this qualitative study, based on quantitative data, involved in addition to the literature, the use of documentary sources. This study intented understand the following question: the most recent expansionary measures adopted by UFMT have caused the much-touted significant loss of its student group? It deserves careful analysis of the results given the complexity surrounding the entry process and student permancence in a higher education institution on which can not be refered a single factor that changes its dynamics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-07-27T16:01:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Crisanvania Luiz Gomes.pdf: 1332807 bytes, checksum: f1d85805ed4c384793dfb8b8b9914522 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-02T12:52:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Crisanvania Luiz Gomes.pdf: 1332807 bytes, checksum: f1d85805ed4c384793dfb8b8b9914522 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-02T12:52:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Crisanvania Luiz Gomes.pdf: 1332807 bytes, checksum: f1d85805ed4c384793dfb8b8b9914522 (MD5) Previous issue date: 2015-09-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Universidade Federal de Mato Grosso no ciclo contemporâneo de reformas da educação superior brasileira : dinâmica e alteraçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica de educação superiorpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas expansionistaspt_BR
dc.subject.keywordAcessopt_BR
dc.subject.keywordPermanênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Leana Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967610483616761pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Leana Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967610483616761pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Maria das Graças-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1177870294860417pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9803656683390109pt_BR
dc.description.resumoEste estudo toma como quadro analítico as mudanças ocorridas no campo da educação superior brasileira, a partir dos anos 2000, naquilo que se convencionou chamar de políticas expansionistas. Desta feita, todo o esforço de pesquisa aqui empreendido, amparado numa perspectiva crítica, tomou como objeto de estudo a inserção da Universidade Federal de Mato Grosso no âmbito das políticas expansionistas, em seu ciclo mais recente, com o objetivo de apresentar e analisar as alterações em sua dinâmica a partir desta inserção, com destaque às dimensões do ingresso (ingresso vagas, ingresso, formato seletivo) e permanência (permanência matrícula, taxa de diplomação, programas de fixação do estudante). A aproximação com a temática exigiu, de partida, uma imersão na bibliografia especializada de modo a conferir maior densidade às análises, permitindo, ainda, um melhor delineamento do objeto de estudo. Outro procedimento metodológico que cercou a realização desta pesquisa de caráter qualitativo, apoiada em dados quantitativos envolveu, além do levantamento bibliográfico, a utilização de fontes documentais. A realização deste estudo buscou dar conta do seguinte questionamento: as medidas expansionistas mais recentes, adotadas pela UFMT, têm provocado a tão propalada perda significativa de seu corpo discente? Merece cautela a análise dos resultados obtidos dada a complexidade que envolve os processos de ingresso e permanência de estudantes numa instituição de ensino superior aos quais não pode ser atribuído um único fator que altere sua dinâmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.keyword2Higher education policypt_BR
dc.subject.keyword2Expansionary policiespt_BR
dc.subject.keyword2Accesspt_BR
dc.subject.keyword2Permanencept_BR
dc.contributor.referee3Novais, Liliane Capilé Charbel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662755913656148pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Crisanvania Luiz Gomes.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.