Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/77
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Ivoneides Maria Batista do | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T15:02:53Z | - |
dc.date.available | 2016-01-26 | - |
dc.date.available | 2016-09-26T15:02:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-05 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na Dança dos Mascarados. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/77 | - |
dc.description.abstract | The concept of the cultural performance, as dramaturgical proposal was articulated through Schechner and Turner’s studies, of conception that all restored behavior is a performance trying to reveal the dynamic character, living and community own transformer (DAWSEY, 2013). The cultural performance occurs in different social contexts, each performance, creates new configurations, new spaces and spectators. In this study, we observed the Dança dos Mascarados of Poconé, composed by 28 men who dress up with masks and colorful clothes, for the realization of collective ritual, playing a connection between the dancers and the community. Thinking in the Dança dos Mascarados as a cultural performance, it is possible to think in the dance as a daily extra action, an art of presence and a collective action. The dance interrupts the routine experiences and is part of a new temporality. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2016-09-26T13:39:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf: 2527620 bytes, checksum: 83c1280d7dd22ffa7f32a7d8a8e797ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2016-09-26T15:02:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf: 2527620 bytes, checksum: 83c1280d7dd22ffa7f32a7d8a8e797ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-26T15:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf: 2527620 bytes, checksum: 83c1280d7dd22ffa7f32a7d8a8e797ce (MD5) Previous issue date: 2015-11-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A performance cultural na Dança dos Mascarados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança dos Mascarados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extra-cotidiano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ritual | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Francisco Xavier Freire | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6841932116717903 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5165109511941497 | pt_BR |
dc.description.resumo | O conceito de performance cultural, enquanto proposta dramatúrgica foi articulada através da junção dos estudos de Schechner e Turner, da concepção de que todo comportamento restaurado é uma performance, procurando revelar o caráter dinâmico, vivo e transformador próprio da comunidade (DAWSEY, 2013). A performance cultural ocorre em diferentes contextos sociais, em cada performance, criam-se novas configurações, novos espaços e espectadores. Neste trabalho, observamos a Dança dos Mascarados de Poconé composta por 28 homens que se vestem com máscaras e roupas coloridas para a realização do ritual coletivo, desempenhando uma conexão entre os dançantes e a comunidade. Pensando na Dança dos Mascarados como Performance cultural, é possível pensar na dança como uma ação extra cotidiana, uma arte da presença e uma ação coletiva. A dança interrompe as experiências rotineiras e se inscreve numa nova temporalidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Dançe of the masked | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cultural performance | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Extra daily | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Ritual | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lima, Ricardo Gomes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2096097551458276 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.