Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/77
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Ivoneides Maria Batista do-
dc.date.accessioned2016-09-26T15:02:53Z-
dc.date.available2016-01-26-
dc.date.available2016-09-26T15:02:53Z-
dc.date.issued2015-11-05-
dc.identifier.citationAMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na Dança dos Mascarados. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/77-
dc.description.abstractThe concept of the cultural performance, as dramaturgical proposal was articulated through Schechner and Turner’s studies, of conception that all restored behavior is a performance trying to reveal the dynamic character, living and community own transformer (DAWSEY, 2013). The cultural performance occurs in different social contexts, each performance, creates new configurations, new spaces and spectators. In this study, we observed the Dança dos Mascarados of Poconé, composed by 28 men who dress up with masks and colorful clothes, for the realization of collective ritual, playing a connection between the dancers and the community. Thinking in the Dança dos Mascarados as a cultural performance, it is possible to think in the dance as a daily extra action, an art of presence and a collective action. The dance interrupts the routine experiences and is part of a new temporality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2016-09-26T13:39:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf: 2527620 bytes, checksum: 83c1280d7dd22ffa7f32a7d8a8e797ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2016-09-26T15:02:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf: 2527620 bytes, checksum: 83c1280d7dd22ffa7f32a7d8a8e797ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-26T15:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf: 2527620 bytes, checksum: 83c1280d7dd22ffa7f32a7d8a8e797ce (MD5) Previous issue date: 2015-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA performance cultural na Dança dos Mascaradospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDança dos Mascaradospt_BR
dc.subject.keywordPerformance culturalpt_BR
dc.subject.keywordExtra-cotidianopt_BR
dc.subject.keywordRitualpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Francisco Xavier Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841932116717903pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5165109511941497pt_BR
dc.description.resumoO conceito de performance cultural, enquanto proposta dramatúrgica foi articulada através da junção dos estudos de Schechner e Turner, da concepção de que todo comportamento restaurado é uma performance, procurando revelar o caráter dinâmico, vivo e transformador próprio da comunidade (DAWSEY, 2013). A performance cultural ocorre em diferentes contextos sociais, em cada performance, criam-se novas configurações, novos espaços e espectadores. Neste trabalho, observamos a Dança dos Mascarados de Poconé composta por 28 homens que se vestem com máscaras e roupas coloridas para a realização do ritual coletivo, desempenhando uma conexão entre os dançantes e a comunidade. Pensando na Dança dos Mascarados como Performance cultural, é possível pensar na dança como uma ação extra cotidiana, uma arte da presença e uma ação coletiva. A dança interrompe as experiências rotineiras e se inscreve numa nova temporalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Dançe of the maskedpt_BR
dc.subject.keyword2Cultural performancept_BR
dc.subject.keyword2Extra dailypt_BR
dc.subject.keyword2Ritualpt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Ricardo Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2096097551458276pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf2.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.