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dc.creatorMartins, Douglas de Freitas Almeida-
dc.date.accessioned2018-08-23T15:11:41Z-
dc.date.available2016-02-12-
dc.date.available2018-08-23T15:11:41Z-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Douglas de Freitas Almeida. O pauperismo como equilíbrio econômico: as hagiografias e as engrenagens da materialidade na ordo fratrum minorum (1228-1263). 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/782-
dc.description.abstractIn this dissertation, we analyze the Minorite hagiographies written along the thirteenth century as as documents that carried an economic ethos. Filled with idealized values by the Order of Friars Minor, these narratives have become a model for the recognition and legitimation of the functions that the Order could take towards the society in material expansion of the medieval Italian cities. To perform such an analysis was necessary to use concepts that escape the natural and manichaean approaches that highlight material life as a social field apart from other historical experiences. The hagiographic texts were interpreted with the support of theoretical formulations of Economic Primitivism, highlighting the names of Karl Polanyi and Max Weber. From the use of the method known as "evidential paradigm", Carlo Ginzburg proposed, treat the signs and the small details as evidence that reveal a greater reality - an ethos devised regarding the insertion of the friars in the urban materiality of the thirteenth century principles. The hypothesis guiding this investigation is that: the hagiographies were vehicles for the transmission of a particular status , which, having Francis of Assisi character as a central element, articulated the ideals of pauperism, charity and brotherhood as a means for the insertion of the friars in the areas called economic - and not the denial of it. In these pages we discuss the values associated with redistribution of surplus, the legitimation of forms of status and the model of the Order as a paterfamilias and dispenser of material life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-23T13:14:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Douglas de Freitas Almeida Martins.pdf: 1909258 bytes, checksum: 798c43786145acc0a482b26e1e19e757 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO pauperismo como equilíbrio econômico : as hagiografias e as engrenagens da materialidade na ordo fratrum minorum (1228-1263)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHagiografiaspt_BR
dc.subject.keywordOrdem mendicantept_BR
dc.subject.keywordHistória econômicapt_BR
dc.contributor.advisor1Rust, Leandro Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003089985913278pt_BR
dc.contributor.referee1Rust, Leandro Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003089985913278pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Anderson Roberti dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3578387564218537pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208945384091473pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, analisamos as hagiografias minoritas escritas ao longo do século XIII como detentoras de um ethos econômico. Portadoras de valores idealizados pela Ordem dos Frades Menores, estas narrativas se tornaram um modelo para o reconhecimento e a legitimação das funções que a Ordem poderia assumir perante a sociedade em expansão material das cidades italianas medievais. Para realizar tal análise foi necessário utilizar conceitos que escapassem a abordagens singulares e maniqueístas, que destacam a vida material como um domínio social apartado das demais experiências históricas. Os textos hagiográficos foram interpretados com o auxílio das formulações teóricas do Primitivismo Econômico, destacando os nomes de Karl Polanyi e Max Weber. A partir do uso do método conhecido como “paradigma indiciário”, proposto Carlo Ginzburg, tratamos os indícios e os pequenos detalhes como evidencias que revelam uma realidade maior – um ethos idealizado a respeito da inserção dos frades na materialidade urbana de princípios do século XIII. A hipótese que norteia esta dissertação consiste na acepção de que as hagiografias foram veículos de transmissão de um status específico, o qual, tendo o personagem Francisco de Assis como um elemento central, articulava os ideais do pauperismo, da caridade e da fraternidade como meios de inserção dos frades nos domínios chamados econômicos – e não da negação do mesmo. São discutidos valores associados pelas hagiografias à redistribuição de excedentes, à legitimação de formas de status e ao modelo da ordem como paterfamilias e dispensador da vida material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Hagiographiespt_BR
dc.subject.keyword2Mendicant orderpt_BR
dc.subject.keyword2Economic historypt_BR
dc.contributor.referee3Miatello, André Luis Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616633319313978pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

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