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http://ri.ufmt.br/handle/1/842
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Percursos formativos de formadores de professores de língua portuguesa que atuam no Cefapro de Cuiabá - MT |
Autor(es): | Evangelista, Edson Gomes |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Souza, Elizeu Clementino de |
Membro da Banca: | Fernandes, Jorcelina Elisabeth |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Resumo : | Esta pesquisa foi delineada com fulcro na Pesquisa Narrativa (SOUZA, 2010; PASSEGGI 2010 e MONTEIRO, 2003) e está ancorada na compreensão de Formação como Desenvolvimento Profissional que implica as dimensões: pessoal, organizacional e contextual (GARCÍA, 1999). Nesta, busco compreender as trajetórias pessoais e profissionais de formadores de Língua Portuguesa que atuam no CEFAPRO de Cuiabá, bem como são interpretadas pelos formadores, nos respectivos percursos formativos, a política de formação vigente na instituição. Em virtude disto, pesquisei os percursos formativos, aspectos identitários e concepções de política de formação e de formação continuada por meio de interpretações (RICOUER, 2011), tendo como instrumentos de coleta de dados as narrativas, casos de ensino e situação-problema, produzidos por cinco formadores de professores de Língua Portuguesa do CEFAPRO de Cuiabá. As análises apresentadas ao longo da pesquisa conduzem a um cômpito. Encruzilhadas que emergem das trajetórias de formação dos sujeitos pesquisados e confluem para diversas dimensões de ordem histórica, pessoal, subjetiva, profissional, identitária, institucional, política, contextual. Dimensões que engendram, porquanto, no âmbito da formação o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional e apontam para a influência preponderante dos contextos neste processo. Assim, parece possível depreender que ocorre na mencionada instituição a reinterpretação das políticas públicas de formação continuada, aspecto que aproxima os estudos, ora apresentados, da conceituação de política tal como empregada por Ball (1992). As análises apontam ainda, para a necessidade de se inscrever as políticas de formação de formadores de Língua Portuguesa que atuam no CEFPRO de Cuiabá em uma ciência da mediação (FERRAROTTI, 1988; PASSEGGI, 2010) e do acompanhamento (SOUZA, 2010). |
Resumo em lingua estrangeira: | La Investigación fue definida basada en la Investigación Narrativa (SOUZA, 2010; PASSEGGI, 2010 e MONTEIRO, 2003) y está sostenida en la compreensión de la formación en cuanto desarrollo profesional, personal y organizacional (GARCÍA, 1999). En esta, busco comprender las trayetorias personales y profesionales de formadores de profesores que actuán en el CEFAPRO de Cuiabá, así como són interpretadas por los formadores, en los respectivos percursos de formación, la política de formación vigente en la instituición. Por lo tanto, investigué los percursos de formación, rasgos identitarios, concepciones de política de formación y de formación continuada por médio de interpretaciones (RICOUER, 2011) de las narrativas, casos de enseñanza y situación-problema, producidos junto a cinco formadores de profesores de Lengua Portuguesa del CEFAPRO de Cuiabá. Los análisis presentados configurán encruzilladas que, emergén de las trayectorias de formación de los sujeitos investigados y apuntán hacia diversas dimensiones: historica, personal, subjectiva, profesional, identitária, institucional, política, contextual. Dimensiones que engendrán, por lo cuanto, en la formación, el desarollo personal, profesional y institucional y apuntán hacia influencias cruciales de los contextos en este proceso. Entonces, es posible comprender que ocurre en la instituición la reinterpretación de las políticas públicas de formación continuada, acercandose a los estudios presentados en la conceituación de política como de Ball (1992). Los analisis apuntán también hacia la necesidad de insertarse las políticas de formación de formadores de Lengua Portugesa que actuán en el CEFAPRO de Cuiabá en una ciencia de la mediación (FERRAROTTI, 1988; PASSEGGI, 2010) e del acompañamiento (SOUZA, 2010). |
Palavra-chave: | Percursos formativos Formação de professores - Formadores Pesquisa narrativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Percursos de formación Formación de profesores - Formadores Investigación narrativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | EVANGELISTA, Edson Gomes. Percursos formativos de formadores de professores de língua portuguesa que atuam no Cefapro de Cuiabá – MT. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/842 |
Data defesa documento: | 9-Dec-2011 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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