Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Edinaldo Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T11:53:21Z | - |
dc.date.available | 2012-01-31 | - |
dc.date.available | 2019-02-22T11:53:21Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Edinaldo Gomes de. Educação popular na escola pública: conflitos, limites e possibilidades. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/857 | - |
dc.description.abstract | The public schools, especially the ones offering basic education, are frequented, mostly, by students from low social classes. However, the educational model adopted by the stated does not meet their interests, their dreams and their perspectives. This work is centered in these conflicts, the limits and possibilities of a public education capable of attend the need of mass classes. The subjects of this research are educators and students of a Cuiabá’s public school dealing with youth and adults education. For a result as close as possible of the reality, I choose a qualitative method, with ethnographic, in critical-dialectical perspective. As methodological proceedings we adopted audio records, questionnaire, pre-elaborated interviews, video recordings, reports and observations. The theoretical foundations are based, mostly, in the research of educator like Paulo Freire, Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, Carlos Brandão, Celso de Rui Beisiegel among others. The results revealed in the data analysis show that, even with these conflicts, the actual reality demands a new behavior when dealing with public education, especially to offer mass classes what they really want. The results still show the possibilities of a popular education committed in the public schools universe. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2019-02-19T16:32:49Z No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Edinaldo Gomes de Sousa.pdf: 662979 bytes, checksum: 16d29ea8f2e5fb1a1e2e8848d1cd1245 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-22T11:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Edinaldo Gomes de Sousa.pdf: 662979 bytes, checksum: 16d29ea8f2e5fb1a1e2e8848d1cd1245 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-22T11:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Edinaldo Gomes de Sousa.pdf: 662979 bytes, checksum: 16d29ea8f2e5fb1a1e2e8848d1cd1245 (MD5) Previous issue date: 2011-05-13 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação popular na escola pública : conflitos, limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educador popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Passos, Luiz Augusto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5248678282985273 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Percival Tavares da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6360865699736828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castilho, Suely Dulce de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3319256499971932 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7105854161839312 | pt_BR |
dc.description.resumo | As escolas públicas, especialmente as que ofertam a educação básica, são freqüentadas na sua maioria absoluta, por educandos das classes populares, porém, o modelo de educação ofertada pelo estado não atende seus interesses, seus sonhos e suas perspectivas. Este trabalho aborda os conflitos, os limites e as possibilidades de uma educação pública que atenda aos interesses das classes populares. Os sujeitos desta pesquisa são educadores e educandos de uma escola pública de Cuiabá, que oferta e educação de jovens e adultos. Para um resultado mais próximo possível da realidade, optei pela pesquisa qualitativa, com um caráter do tipo etnográfico, numa perspectiva crítica-dialética. Como procedimentos metodológicos foram adotados registros de áudio, questionários, entrevistas pré-elaboradas, filmagens, relatos e observações. A fundamentação teórica do estudo se deu, sobretudo, nos estudos de educadores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, Carlos Brandão, Celso de Rui Beisiegel, entre outros. Os resultados se revelam na análise dos dados que, apesar dos conflitos, a realidade atual, exige um novo olhar para uma educação pública que venha de encontro aos interesses das classes populares. Os resultados anunciam ainda, as possibilidades de a educação popular ser praticada no âmbito das escolas públicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Popular education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Popular educator | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Autonomy | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Passos, Luiz Augusto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5248678282985273 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2011_Edinaldo Gomes de Sousa.pdf | 647.44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.