Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPielke, Luciane Rocha Ferreira-
dc.date.accessioned2019-02-25T16:34:33Z-
dc.date.available2012-01-31-
dc.date.available2019-02-25T16:34:33Z-
dc.date.issued2011-12-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciane Rocha. A economia solidária enquanto estratégia de emancipação política: o “olhar” fenomenológico que o grupo mudar lança sobre seu processo de formação. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/860-
dc.description.abstractThis research of Masters in Education deals with some experiences of confrontation labeled as “limit-situation” that are being constructed in a collective and selfmanaging way by actresses and actors at the so called "Baixada Cuiabana" area. It's central to understand how some people who participate of the Social Movement of the Solidary Economy perceive their own politic formation process and their production of knowledge built by and for the work itself. We work with the idea that the Solidary Economy is set as a political and pedagogical strategy, which has diverse meanings built in itself, both objective and material as much as subjective and incorporeal, aiming at possibilities of improvement in the quality of life of the people involved. The posture assumed towards this reality is one dialecticphenomenological, according to Maurice Merleau-Ponty in dialogue with the Popular Education by Paulo Freire. Taking part in several moments of the schooling process, either in the Regional Workshops, Seminars and Conferences, Meetings and Fairs, in the State and Country's Solidary Economy, either in meetings of the State Forum of Solidary Economy (FEES), in the Brazilian Forum for Solidary Economy (FBES) or of the Mato Grosso's Network for Socio-economy & Education (REMSOL), made possible for a definitive insertion into the studied reality, that can be considered sufficient for a qualitative phenomenological research. Thus, we consider the Ethnography and the Dense Description, according to Geertz, the best tools for having theoretical-methodological conditions to lead the interpretations. The vision of the researcher is a significant part in the political and historical, cultural and social understanding of the phenomenon. She is one of those people who search, through a necessary communion to the process of “giving birth”, a new form of establishing relationships in society, a different and possible world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2019-02-21T13:39:34Z No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Luciane Rocha Ferreira.pdf: 1026731 bytes, checksum: 22d5997d2e9527a20933bf969731a16d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-25T16:34:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Luciane Rocha Ferreira.pdf: 1026731 bytes, checksum: 22d5997d2e9527a20933bf969731a16d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T16:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Luciane Rocha Ferreira.pdf: 1026731 bytes, checksum: 22d5997d2e9527a20933bf969731a16d (MD5) Previous issue date: 2011-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA economia solidária enquanto estratégia de emancipação política : o “olhar” fenomenológico que o grupo mudar lança sobre seu processo de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEconomia solidáriapt_BR
dc.subject.keywordEmancipação políticapt_BR
dc.subject.keywordEducação - Trabalhopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.contributor.advisor1Caetano, Edson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Danilo Romeu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366615754915313pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado em Educação trata de algumas experiências de enfrentamento a determinadas “situações-limite” que estão sendo construídas de forma coletiva e autogestionária por atrizes e atores da dita “Baixada Cuiabana”. A centralidade é compreender como algumas pessoas que participam do Movimento Social da Economia Solidária percebem seu próprio processo de formação política e de produção do conhecimento construídas em mediação no e pelo trabalho. Trabalhamos com a idéia de que a Economia Solidária se configura enquanto uma estratégia política e pedagógica, que acolhe em si diversos significados, tanto objetivos e materiais quanto subjetivos e imateriais, visando possibilidades de melhoria na qualidade de vida das/os envolvidas/os. A postura diante desta realidade é dialético-fenomenológica, segundo Maurice Merleau-Ponty em diálogo com a Educação Popular de Paulo Freire. A participação em vários momentos de Formação, seja nas Oficinas, Seminários e Conferências, Encontros e Feiras Regionais, Estadual e Nacional de Economia Solidária, seja em reuniões do Fórum Estadual de Economia Solidária (FEES), no Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) ou da Rede Matogrossense de Educação e Sócioeconomia Solidária (REMSOL), nos possibilitaram uma determinada inserção à realidade pesquisada, que pode ser considerada suficiente para uma pesquisa qualitativa fenomenológica participante. Assim sendo, consideramos a Etnografia e a Descrição Densa, conforme Geertz, as ferramentas mais adequadas para termos condições teóricometodológicas de conduzir as interpretações. A visão da pesquisadora faz parte significativa na compreensão histórica, política, cultural e social sobre o fenômeno em questão. É ela também uma destas pessoas que busca, através de uma comunhão necessária ao processo de “pari” uma nova forma de se estabelecer relação na sociedade, um outro mundo possível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Solidary economypt_BR
dc.subject.keyword2Political emancipationpt_BR
dc.subject.keyword2Education - Workpt_BR
dc.subject.keyword2Phenomenologypt_BR
dc.contributor.referee3Caetano, Edson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2011_ Luciane Rocha Ferreira.pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.