Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/863
Tipo documento: Dissertação
Título: Gêneros midiáticos, internet e contexto escolar : relações entre fazeres e saberes
Autor(es): Nogueira, Francisco Carlos
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Coorientador: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta
Membro da Banca: Paniago, Maria Cristina Lima
Resumo : Este trabalho tem como tema as relações que os jovens estudantes do Ensino Médio das escolas públicas da rede estadual da cidade de Barra do Garças estabelecem com os gêneros midiáticos presentes na internet. Gêneros midiáticos configuram-se na internet, por exemplo, e-mail, blog, chat etc. Há um entendimento que esses estudantes nasceram no mundo digital, mas será que esses alunos da escola pública estão de fato imersos nesse mundo digital? Como esses alunos e os professores deles lidam com os gêneros postos na internet? Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar quais gêneros midiáticos esses jovens do Ensino Médio utilizam com mais frequência e como isto se relaciona com os conteúdos escolares. A ampliação do acesso, emprego, domínio dos gêneros midiáticos é a chance de oportunizar aos estudantes das escolas públicas, maior desembaraço em situações imprevisíveis nas diversas esferas de comunicação e interação verbal. E, a comunicação no momento atual está nas conexões dos ambientes on-line. Nessa perspectiva, esta pesquisa configurou-se e ancorou numa abordagem qualitativa e tomou o caminho de investigação exploratório-descritiva de identificação desses gêneros presentes na internet e como os professores de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira desses alunos lidam com os conteúdos trazidos para a sala de aula. Para efetivar esta pesquisa, fundamentou-se em Alonso, Bakhtin, Chartier, Denzin, Gil, Kenski, Lévy, Lopes, Maciel, Marcuschi, Minayo, Santaella, Toschi, Paulo Freire, dentre outros. Os resultados encontrados demonstraram que esses alunos de fato estão imersos no ciberespaço, mas se constatou que eles precisam da ajuda do professor a fim de mediar esse processo de interação nos ambientes digitais on-line. E, nesse ponto de vista, a escola e os professores deles, talvez mais do que em outros momentos históricos, tornam-se extremamente importantes na mediação desse processo de ensino e aprendizagem ditado pelas conexões não lineares e hipertextuais dos ambientes digitais.
Resumo em lingua estrangeira: This work has as theme the relations that high school‟ students from „Barra do Garças‟ public schools establish with media genres present on the internet. Media genres set-up on the Internet, for example, email, blog, chat. There is an understanding that young people wore in the digital world, but will these public school students are truly immersed in this digital world? How do these students and their teachers deal with gender put on the internet? Thus, the aim of this research was to identify which media genres the young high school students use more often and how this relates to the school curriculum. Increased access, employment, domain of media genres is the chance to create opportunities for public school students‟ greater ease in unpredictable situations in the various spheres of verb communication and interaction. And, at the present time, the communication is in the connections of online environments. From this perspective, this research set-up and is anchored on a qualitative approach and took the path of exploratory research descriptive identification of these genera present on the internet and how Portuguese and foreign language teachers of these students deal with the contents brought into the classroom. This research was based on Alonso, Bakhtin, Chartier, Denzin, Gil, Kenski, Lévy, Lopes, Maciel, Marcuschi, Minayo, Santaella, Toschi, Paulo Freire, among others. The results showed that in fact these students are immersed in cyberspace, but it was found that these students in particular need teacher‟s help. And this perception, the school and their teachers, perhaps more than in other historical moments, become extremely important in mediating of this teaching process and learning dictated by non-linear and hypertext connections of digital environments.
Palavra-chave: TIC
Internet
Ensino médio
Linguagens
Gêneros midiáticos
Fazeres e saberes
Palavra-chave em lingua estrangeira: ICT
Internet
Secondary education
Languages
Media genres
Activities and knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: NOGUEIRA, Francisco Carlos. Gêneros midiáticos, internet e contexto escolar: relações entre fazeres e saberes. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/863
Data defesa documento: 3-Abr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Francisco Carlos Nogueira.pdf1.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.