Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/865
Tipo documento: Dissertação
Título: Por entre o movimento Escolanovista : estudos em torno de escolas brasileira e argentina
Autor(es): Eto, Ana Paula Ennes de Miranda
Orientador(a): Sá, Nicanor Palhares
Membro da Banca: Sá, Nicanor Palhares
Membro da Banca: Siqueira, Elizabeth Madureira
Membro da Banca: Neves, Dimas Santana Souza
Resumo : O início do século XX foi marcado por uma transformação social gerada pelo fenômeno da industrialização e da ciência. Em decorrência desse processo, a educação surge como instrumento de desenvolvimento. O estudo tem como objetivo, o de verificar a manifestação da Escola Nova no Brasil e Argentina, em escolas primárias financiadas pelo Estado, no período entre 1930 e 1950, tendo como enfoque central, as regiões de Mato Grosso, no Brasil, e Santa Fé, na Argentina. As escolas eleitas foram duas escolas estaduais: 1ª Escola Urbana Masculina e Feminina, em Mato Grosso, e Dr. Gabriel Carrasco, em Santa Fé. A escolha pelas escolas se deu pela presença de indícios escolanovistas indicados por pesquisas já realizadas nestas escolas. A análise do estudo foi feita, a partir de dados documentais entre: regulamentos, leis, mensagens, relatórios, documentos pedagógicos e jornais. O estudo dividiu-se em duas partes, na qual a primeira, composta pelo primeiro capítulo, desvela a conformação do ideário da Nova Educação e seu modo de apropriação concretizado através de manifestações ocorridas dentro do panorama social do Brasil e da Argentina. A segunda parte do estudo, composto pelo segundo e terceiro capítulo, retratam e identificam as apropriações dos princípios da Escola Nova dentro da legislação e das práticas pedagógicas ocorridas nas escolas eleitas, no período de seu funcionamento. A escola estadual de Diamantino apresentou-se, dentre suas práticas pedagógicas, quanto ao cumprimento da legislação da instrução primária de Mato Grosso de 1927, de acordo com suas possibilidades dos recursos locais, tanto ao nível humano, quanto físico, seguindo o movimento escolanovista que estava ocorrendo a partir dos anos 20 nos estados brasileiros. A escola Dr. Gabriel Carrasco, em Rosário, na Argentina, foi uma escola diferencial para o período dos anos 30, pois, nacionalmente, a legislação apresentou um ideário pedagógico voltado à pedagogia tradicional, pautado na Lei 1.420 de Educación Común. Sobretudo nos anos 20, em Santa Fé, com Molinas, sob o cargo de gerenciamento da Província, propiciou-se a abertura desta escola experimental, que veio a ser referenciada como escola modelo na Argentina, devido ao dedicado trabalho direcionado por Olga Cossettini na aplicação do ideário de Escola Ativa de Giuseppe Lombardo Radice.
Resumo em lingua estrangeira: The beginning of the twentieth century was marked by a social transformation generated by the phenomenon of industrialisation and of science. As a result of this process, the education appears as an instrument of development. The study has as goal, to check the manifestation of the New School in Brazil and Argentina, in primary schools financed by the State, in the period between 1930 and 1950, having as central focus, the regions of Mato Grosso, Brazil, and Santa Fe, Argentina. The schools elected were two state schools: 1ª masculine and feminine urban school, in Mato Grosso, and Dr. Gabriel Carrasco, in Santa Fe. The choice by the schools was the presence of signs escolanovistas indicated by research already carried out in these schools. The analysis of the study was made, from documentary data between: regulations, laws, messages, reports, documents and educational journals. The study it was divided in two parts, in which first, the composed one for the first chapter, discovery it the conformation of the ideas of the New Education and its occured materialize way of appropriation through manifestation inside of the social panorama of Brazil and Argentina. The second part of the study, composition for as and the third chapter, inside portraies and identifies the appropriations of the principles of pedagogical practical the New School of the legislation and the occured ones in the elect schools, in the period of its functioning. The state school of Diamantino was presented, amongst its practical pedagogical, how much to the fulfilment of the legislation of the primary instruction of Mato Grosso of 1927, in accordance with its possibilities of the local resources, as much to the human level, how much physicist, following the escolanovista movement that was occurring from years 20 in the Brazilian states. The Dr. school Gabriel Carrasco, in Rosary, in Argentina, was a distinguishing school for the period of years 30, therefore, national, the legislation presented a come back pedagogical ideário to the traditional pedagogia, pautado in Law 1.420 of Common Educación. Over all in years 20, in Santa Fe, with Molinas, under the position of management of the Province, it was propitiated opening of this experimental school, that came to be recommended as school model in Argentina, which had to the dedicated work directed for Olga Cossettini in the application of the idea of Active School of Giuseppe Lombardo Radice.
Palavra-chave: Escola Nova
Educação
Mato Grosso
Santa Fé
Palavra-chave em lingua estrangeira: New school
Education
Mato Grosso
Santa Fe
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ETO, Ana Paula Ennes de Miranda. Por entre o movimento Escolanovista: estudos em torno de escolas brasileira e argentina. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/865
Data defesa documento: 23-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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