Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Camila Emanuella Pereira-
dc.date.accessioned2019-02-27T15:13:50Z-
dc.date.available2012-05-31-
dc.date.available2019-02-27T15:13:50Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationNEVES, Camila Emanuella Pereira. A produção associada em Capão Verde: entre bananas, saberes e utopias. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/868-
dc.description.abstractThroughout human history, the world of work acquired connotations and specific settings, and especially with the consolidation of the capitalist mode of production work was marked by contradictions between the social relations of production and knowledge production. In other words, holders of the means of production was for scientific knowledge and historically constructed and to the owners, only, of the labor force remained to them the knowledge acquired on the job experience. The bourgeois ruling class has established a culture of work - knowledge, values, attitudes - what interested him / favored and to play it the working class, had the help of the school. By 1980, this mode of production announced its crisis and no longer used the available workforce, having to surrender to a restructuring of production. As a result, a growing share of workers of the layer popular now (re) create different strategies to produce life, including the associated production. To perform this study, the fundamentals in dialectical historical materialism as an instrument for interpreting reality, the assumption of Marx (1982) that the work is responsible for the humanization of man in the categorization of experience forged by Thompson (2002.1998) and work as an educational principle in depth by Gramsci (2006, 1991). The objective of this study is to identify the significance of production and associated knowledge from this experience. The field research was conducted with workers and workers who joined in a Community of Poconé - Mato Grosso (Green Cover) to produce derivatives of plantain. For this, we used as a case study methodology and conduct recorded interviews with 12 workers (as) with a green cover and two volunteers, specific readings and recording of field research in audio, video, photos and Fieldbook. We hope to contribute to the enhancement of knowledge, practices and cultures made by classes that provide new conceptions of the world and man and reflections on the possible formation of a new type of worker.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-02-21T20:47:18Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Camila Emanuella Pereira Neves.pdf: 5513717 bytes, checksum: 6b471f281934c783c8bc26b9358dca9f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-27T15:13:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Camila Emanuella Pereira Neves.pdf: 5513717 bytes, checksum: 6b471f281934c783c8bc26b9358dca9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T15:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Camila Emanuella Pereira Neves.pdf: 5513717 bytes, checksum: 6b471f281934c783c8bc26b9358dca9f (MD5) Previous issue date: 2012-03-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção associada em Capão Verde : entre bananas, saberes e utopiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordProdução associadapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho como princípio educativopt_BR
dc.subject.keywordExperiência e educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caetano, Edson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Edson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Elizabeth Figueiredo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1975779880933099pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9326967479410281pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história da humanidade, o trabalho adquiriu conotações e configurações específicas e, especialmente, com a consolidação do modo de produção capitalista o trabalho foi marcado por contradições entre as forças produtivas e as relações sociais de produção. A burguesia forjou e disseminou uma cultura do trabalho - conhecimentos, valores, atitudes - que lhe interessava/favorecia e, para reproduzi-la junto à classe trabalhadora, contou com a ajuda da escola. Por volta de 1980, esse modo de produção anunciava sua crise e já não empregava a força de trabalho disponível, tendo que se render a uma reestruturação da produção. Com isso, parcela crescente de trabalhadores da camada popular passou a (re) criar diversas estratégias para produzir a vida, entre elas, a produção associada. Para realizar este estudo, nos fundamentamos no materialismo histórico dialético, como instrumento de interpretação de uma realidade concreta; no pressuposto de Marx (1982), que o trabalho é responsável pela humanização do homem; na categorização de experiência formulada por Thompson (2002, 1998) e no trabalho como princípio educativo a partir de Gramsci (2006, 1991). Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar o significado da produção associada e os saberes provenientes dessa experiência. A pesquisa de campo foi realizada com trabalhadores e trabalhadoras que se associaram em uma Comunidade de Poconé – Mato Grosso (Capão Verde) para produzirem derivados de banana da terra. Nesse intento, utilizamos como metodologia o Estudo de Caso e realizamos entrevistas gravadas com 12 trabalhadores (as) de Capão Verde e 2 voluntários, além de leituras específicas e registro da pesquisa de campo em áudios, vídeos, fotografias e Caderno de Campo. Esperamos contribuir para a valorização dos saberes, práticas e culturas formuladas pelas camadas populares que asseguram novas concepções de mundo e de homem, possibilitando reflexões sobre a formação de um trabalhador de novo tipo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Workpt_BR
dc.subject.keyword2Production associatept_BR
dc.subject.keyword2Working as an educational principlept_BR
dc.subject.keyword2Experience and educationpt_BR
dc.contributor.referee3Tiriba, Lia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2006259738336754pt_BR
dc.contributor.referee4Fischer, Maria Clara Bueno-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835786000876089pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Camila Emanuella Pereira Neves.pdf5.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.