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http://ri.ufmt.br/handle/1/872
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Histórias de vida de professoras negras : trajetórias de sucesso |
Autor(es): | Nascimento, Cleonice Ferreira do |
Orientador(a): | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Gonçalves, Marlene |
Membro da Banca: | Teixeira, Moema De Poli |
Resumo : | Este trabalho analisa as trajetórias de vida de professoras negras da Educação Básica, especificamente aquelas que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Várzea Grande/MT. O presente estudo teve como objetivo principal compreender a possível influência da cor/raça nas trajetórias docentes e como objetivos específicos conhecer as trajetórias de vida - escolar e profissional - das professoras negras; verificar o que motivou a escolha pelo magistério; as contribuições dos familiares para a escolha da profissão docente e saber qual a rede de relações estabelecidas pelas professoras e que lhe ajudaram no estudo e na profissão. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Para a coleta de dados, empregou-se a metodologia da história oral, tendo como técnica a história de vida. Nesse sentido, utilizou-se a entrevista por considerá-la a mais adequada para apreender as experiências de vida das professoras negras, sujeitos sociais deste estudo. Quase todas as docentes entrevistadas são oriundas de famílias das camadas populares. Na trajetória de estudos obtiveram sucesso escolar, concluindo a educação básica e o ensino superior devido ao importante apoio emocional, moral, psicológico e econômico da família. No que se refere à vida profissional das entrevistadas, percebe-se a influência da cor/raça em algumas carreiras docentes. Constatou-se que existe uma ideia ou crença de que as professoras negras não têm competência e capacidade intelectual para assumir cargos de chefia no ambiente escolar. Para permanecer no espaço de poder conquistado e contornar esses obstáculos raciais, as professoras utilizaram a estratégia de demonstrar e provar que tinham domínio do conhecimento profissional. As desigualdades entre brancos e negros, no Brasil, baseiam-se no fenótipo da população. Quanto mais clara for a pigmentação da pele de uma pessoa, maiores são as oportunidades de assumir cargos de status e salários elevados, e, quanto mais escura a tonalidade da pele, menores são as chances de tomar posse de postos de trabalhos de prestígio social. Em outros termos, a cor/raça pode determinar a posição, status e lugar das pessoas na sociedade. Isso, porque o racismo é um dos pilares que estrutura as relações sociais neste País, inclusive na área da educação. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper analyzes the life trajectories of black teachers of basic education, specifically those who teach in the early years of elementary school in the town of Várzea Grande / MT. The present study aimed to understand the possible influence of race / color in the trajectories and how teachers meet specific goals the paths of life - academic and vocational - from black teachers, verifying what motivated the choice of teaching; 'contributions to family choosing the teaching profession and know the network of relationships established by the teachers and who have helped in the study and profession. The survey was conducted from a qualitative approach. For data collection, we used the methodology of oral history, with the technical history of life. Accordingly, we used the interview to consider it more appropriate to capture the life experiences of black teachers, social subjects in this study. Almost all teachers interviewed are from working class families. In the course of study to a successful school, completing the basic education and higher education because of the important emotional support, moral, psychological and economic family. As regards the life of the interviewees, one sees the influence of race / color in some teaching careers. It was found that there is an idea or belief that black teachers have no power and intellectual capacity to assume leadership positions in the school environment. To stay in the power conquered and overcome these hurdles race, the teachers used the strategy to demonstrate and prove that they had the field of professional knowledge. The inequalities between whites and blacks in Brazil, based on the phenotype of the population. The lighter pigmentation of the skin of a person, the more opportunities to assume positions of high status and wages, and the darker the skin tone, the less likely to take ownership of jobs for social prestige. In other words, the color / race can determine the position, status and place of people in society. This is because racism is one of the pillars that structure social relations in this country, including in education. |
Palavra-chave: | Professoras negras Histórias de vida Trajetórias escolar e profissional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Black teachers Life stories School and professional trajectories |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | NASCIMENTO, Cleonice Ferreira do. Histórias de vida de professoras negras: trajetórias de sucesso. 2012. xi, 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/872 |
Data defesa documento: | 30-Mar-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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