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http://ri.ufmt.br/handle/1/873
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Movimento de educação de base : ação e repercussão em Mato Grosso na década de 1960 |
Autor(es): | Borges, Débora Roberta |
Orientador(a): | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Rodrigues, Maria Emilia de Castro |
Resumo : | O objetivo desta pesquisa consiste em investigar o processo de instalação e o início do funcionamento do Movimento de Educação de Base (MEB) no estado de Mato Grosso, na década de 1960, focalizando, mais especificamente, o sistema local existente em Cuiabá. São consideradas as semelhanças e divergências deste sistema local em relação à orientação nacional do MEB, para que seja possível identificar suas características próprias, assim como a concepção de “educação de base” subjacente ao movimento em Mato Grosso. O Movimento de Educação de Base nasceu em 1961, influenciado por um contexto de ideias emergentes na década de 1960. A educação era promovida através de recursos radiofônicos cedidos pelo Governo Federal. As aulas eram organizadas e transmitidas por pessoas atuantes no Movimento de Educação de Base, oriundas das próprias comunidades atendidas. Para a pesquisa, foram realizadas leituras que expressassem as principais discussões sobre educação popular, alfabetização e educação de base. Em seguida, realizou-se a busca por documentos em arquivos, com objetivo de caracterizar a repercussão do MEB no Estado. O recorte temporal desta pesquisa consiste no processo de instalação do MEB na década de 1960, estendendo-se dos primeiros anos de funcionamento até o ano de 1970. A pesquisa aborda as principais campanhas de alfabetização que antecederam a experiência do MEB; a propagação do rádio como instrumento de promoção da educação para o povo na década de 1950; e a aproximação de setores da Igreja Católica com a população pobre, tanto da cidade quanto do campo. O MEB que se constituiu em Cuiabá atuou em várias localidades, que correspondem, atualmente, a alguns distritos e bairros da área metropolitana da capital, além de representar um canal de expressão e mobilização popular. |
Resumo em lingua estrangeira: | The aim of this research is to investigate the process of installation as well as the inception of Basic Education Movement (MEB) in Mato Grosso during sixtieth, mainly focusing the local system, that is, Cuiabá city. Similarity and divergence from this local system in relation to national BEM are considered. Thus it will be possible to identify its own characteristics and the conception of “basic education” underlying to this movement in Mato Grosso. The Basic Education Movement initiated in 1961, influenced by a group of emergent ideas during sixtieth. Education was promoted through radio phonic resources conceded by the Federal Government. Classes were arranged and transmitted by people belonged to Basic Education Movement, come from the communities when it was applied. Reading expressing the principal discussions about popular education, illiteracy and basic education were accomplished. Following this, search for documentation aiming characterise MEB and its reverberation in Mato Grosso was made. The overall of this research is the process of installation of MEB during sixtieth, extending from its beginning until 1970. The research broaches the main campaigns of illiteracy coming before MEB experience; radio propagation as instrument to promote education to people during fiftieth and the approaching of the Catholic Church with poor people in both places city and countryside. MEB in Cuiabá was developed in many locals, corresponding, at present time, to some districts and neighbourhood from the metropolitan area in this capital and also represent a canal of popular expression and mobilisation. |
Palavra-chave: | Educação de base Mobilização popular Mato Grosso Rádio-educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Basic education Popular mobilisation Mato Grosso Radio-education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | BORGES, Débora Roberta. Movimento de educação de base: ação e repercussão em Mato Grosso na década de 1960. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/873 |
Data defesa documento: | 5-Mar-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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