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http://ri.ufmt.br/handle/1/876
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A introdução de conceitos algébricos em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental à luz dos registros de representação semiótica |
Autor(es): | Silva, Edson Benedito Antunes Angelo da |
Orientador(a): | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Silva, Aparecida Augusta da |
Resumo : | Este estudo tem como objetivo verificar como é apresentada a introdução dos conceitos algébricos em livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, nas três coleções mais adotadas por professores de escolas públicas da zona urbana do município de Cuiabá, para o trabalho no ano letivo de 2011. Buscamos identificar as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s – Matemática – terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, com a finalidade de observar as recomendações referentes ao conteúdo de Álgebra, bem como estudamos os critérios utilizados pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD/2011 – Matemática – anos finais do Ensino Fundamental para análise das coleções aprovadas para o triênio 2011/2013. Fundamentamos nossos estudos na Teoria de Registros de Representação Semiótica desenvolvida por Raymond Duval, além de algumas dissertações e teses que tratam de assuntos relacionados ao Livro Didático ou a Álgebra. Em sua Teoria, Duval sugere o uso dos diversos Registros de Representação concernentes à atividade Matemática, quais sejam o registro da língua natural; sistema de escritas numérica (binária, decimal, fracionária etc.), algébrica e simbólica; figuras geométricas e o registro gráfico. Segundo essa Teoria, o acesso aos conhecimentos matemáticos se dá por meio de uma constante troca de um registro para outro, bem como na articulação que se faz entre esses diversos registros. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfica, documental e interpretativa. Em nosso estudo observamos que na introdução dos conceitos algébricos, nos livros didáticos selecionados, é feito o uso dos registros da língua natural, do registro simbólico, da linguagem algébrica e o registro gráfico, porém de maneira isolada e não como sugere a Teoria de Duval, ou seja, realizando uma troca de um registro para outro. Acreditamos que a relevância deste trabalho encontra-se na importância do conteúdo de Álgebra aliada à significativa função do Livro Didático de apoio ao trabalho docente e como fonte permanente de consulta para o aluno. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to determine how it is presented the introduction of algebraic concepts in textbooks of 8th year of elementary school, the three collections more adopted by public school teachers in the urban area of the city of Cuiabá, for work in the 2011 school year. We sought to identify the recommendations of the National Curriculum Parameters - NCP's - Mathematics - third and fourth cycles of Basic Education, in order to observe the recommendations regarding the content of Algebra, and study the criteria used by the Guide Textbook - PNLD/2011 - Mathematics - final years of elementary school to the analysis of collections approved for the triennium 2011/2013. We substantiate our studies in Theory Records Semiotic Representation developed by Raymond Duval, plus some theses and dissertations dealing with issues related to Textbook or Algebra. In his theory, Duval suggests the use of various records concerning the Representation Mathematics activity, namely the registration of natural language, the symbolic register, the record in algebraic language and graphic record. According to this theory, access to mathematical knowledge is through a constant exchange of one record to another, as well as the articulation made between these various records. The methodology is a qualitative approach, character bibliographical, documentary and interpretive. Our study observed that the introduction of algebraic concepts in selected textbooks, use is made of the records of natural language, the symbolic register, the algebraic language and graphic recording, but in isolation and not as suggested by the theory of Duval, in other words, performing an exchange of one record to another. We believe that the relevance of this work lies in the importance of content coupled with the significant role Algebra Textbook support teaching and as a source of permanent appointment for the student |
Palavra-chave: | Livro didático de matemática Álgebra Ensino fundamental Teoria de registros de representação semiótica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Textbook of mathematics Algebra Elementary school Theory records representation semiotics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Edson Benedito Antunes Angelo da. A introdução de conceitos algébricos em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental à luz dos registros de representação semiótica. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/876 |
Data defesa documento: | 6-Sep-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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