Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRuezzene, Gilcimar Bermond-
dc.date.accessioned2019-02-27T16:21:46Z-
dc.date.available2012-08-22-
dc.date.available2019-02-27T16:21:46Z-
dc.date.issued2012-03-26-
dc.identifier.citationRUEZZENE, Gilcimar Bermond. Os cursos de licenciatura em Matemática no estado de Rondônia: um panorama histórico. 2012. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/881-
dc.description.abstractDescribe and analyze the creation, expansion and consolidation processes of graduation courses in Mathematics in the Rondônia State is the central objective of this research. From this perspective, we propose to present in summary form the extinct courses that enabled teachers to teach mathematics in Rondonia; to map the Mathematics courses in the State of Rondônia; to describe and analyze the processes that led to the creation of Mathematics courses in operation, as well as to characterize some changes and permanence in their Pedagogical Projects. This research is based in the investigation about the History of Mathematics Education in Brazil. To develop this research we analyzed write, iconographic and oral historical sources, found in archives of institutions of higher education in Rondônia, personal files and by interviews. In the interaction of these sources, we sought to build a history with the theoretical assumptions of Peter Burke and Jacques Le Goff, among other authors as a guide. It was the constant exercise of search and interpretation in these sources that permit (re) construct elements of the trajectory in the Bachelor Degree in Mathematics in Rondônia. It was observed that the trajectory of the investigated courses is characterized by political intentions, not always clear, difficulties in physical, structural, social value and human resources, which show a developing region with specific needs Changes in curricular courses, almost entirely, only sought to attend a teacher training law in ample and general way. It’s recorded, thus, a dynamic history that articulates with the Rondônia State history and with the institutions where these courses are created, which receives and exerts internal and external influences from others institutions and political and economic contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-02-25T20:48:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Gilcimar Bermond Ruezzene.pdf: 10456437 bytes, checksum: 724e1ad179c4916cc3f87b53eca02ed0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-27T16:21:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Gilcimar Bermond Ruezzene.pdf: 10456437 bytes, checksum: 724e1ad179c4916cc3f87b53eca02ed0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T16:21:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Gilcimar Bermond Ruezzene.pdf: 10456437 bytes, checksum: 724e1ad179c4916cc3f87b53eca02ed0 (MD5) Previous issue date: 2012-03-26en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs cursos de licenciatura em Matemática no estado de Rondônia : um panorama históricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória da educação matemática no Brasilpt_BR
dc.subject.keywordLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Dalcin, Andreia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679337032190887pt_BR
dc.contributor.referee1Dalcin, Andreia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679337032190887pt_BR
dc.contributor.referee2Darsie, Marta Maria Pontin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469435827236724pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3564349497452027pt_BR
dc.description.resumoDescrever e analisar os processos de criação, expansão e consolidação dos cursos de Licenciatura em Matemática no Estado de Rondônia é o objetivo central desta pesquisa. Nessa perspectiva nos propomos a apresentar de forma sintética os Cursos extintos que habilitaram professores para o ensino de Matemática em Rondônia; fazer um mapeamento dos Cursos de Licenciatura em Matemática existentes no Estado de Rondônia; descrever e analisar os processos que permitiram a criação de cada um dos Cursos de Licenciatura em Matemática em funcionamento, bem como caracterizar algumas mudanças e permanência nos seus Projetos Pedagógicos. Essa investigação se situa no campo de investigação da História da Educação Matemática no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa analisamos fontes históricas escritas, iconográficas e orais, localizadas nos arquivos de instituições de ensino superior em Rondônia, arquivos pessoais e por meio de entrevistas. Na interação dessas fontes, buscou-se construir uma história tendo os pressupostos teóricos de Peter Burke e Jacques Le Goff, dentre outros autores como norteadores. Foi o constante exercício de busca e interpretação de fontes, que permitiu (re) construir elementos da trajetória dos Cursos de Licenciatura em Matemática em Rondônia. Observou-se que a trajetória dos cursos investigados se caracteriza por intencionalidades políticas, nem sempre claras, dificuldades de ordem física, estrutural, valorização social e recursos humanos, as quais evidenciam uma região em desenvolvimento com necessidades específicas. As mudanças nas matrizes curriculares dos cursos, quase na sua totalidade, buscaram apenas atender a uma legislação de formação de professores ampla e geral. Registra-se, assim, uma história dinâmica que se articula com a história do Estado de Rondônia e das instituições em que os cursos são criados, os quais recebem e exerce influências internas e externas de outras instituições e contextos políticos e econômicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2History of mathematics education in Brazilpt_BR
dc.subject.keyword2Graduation in mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Federal University of Rondôniapt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.contributor.referee3Miorim, Maria Angela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047503949331875pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Gilcimar Bermond Ruezzene.pdf10.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.