Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/887
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Associação “Arte da Terra” : das mãos das mulheres artesãs às relações educativas construídas no processo de autogestão do trabalho |
Autor(es): | Polini, Ilza Nunes da Cunha |
Orientador(a): | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Silva, Maria das Graças Martins da |
Membro da Banca: | Tiriba, Lia |
Resumo : | No Distrito de Progresso, em Tangará da Serra – MT, seis mulheres artesãs dedicam-se à modelagem do barro, na perspectiva da solidariedade, da divisão do trabalho para a produção e criação de artefatos culturais e peças ornamentais de objetos que representam aspectos característicos do modo de viver e da cultura local. De suas mãos são criadas fontes e jarros d’água, aves como os tuiuiús e os tangarás. Pratos decorativos de paredes, potes e demais peças de cerâmica. No presente texto dissertativo apresentamos o caminho de uma investigação realizada durante o Curso de Mestrado em Educação no período de 2010 e 2011 e que teve como objetivo compreender os fios que tecem as relações entre trabalho e educação. Destacamos as relações produzidas pelas mulheres artesãs, como agentes pedagógicos e os ‘espaços apreendentes’, na experiência de fazer arte com argila. A partir de um ‘estudo de caso’ como perspectiva metodológica percorrida, observamos as mulheres artesãs no processo de produção; participamos da experiência cotidiana de seus afazeres; entrevistamos individualmente cada uma delas, além do Secretário Municipal de Economia Solidária de Tangará da Serra. Assim como, longas e significativas conversas coletivas foram feitas durante a realização de atividades, tais como: feira de produtos artesanais e alimentícios do município, loja de comercialização dos produtos e espaço de criação das peças no ateliê. As anotações foram feitas num ‘Diário de Campo, as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, após serem consentidas em ‘Termo de autorização’, bem como as imagens fotográficas. As dimensões do trabalho como “princípio educativo”, a partir do conceito de Gramsci, foram centrais para estabelecer os pontos de encontros entre os processos econômicos e produtivos. Discorremos a respeito das “relações com o saber” construídas pelas mulheres, onde o significado de produção coletiva se expressa na garantia do direito ao controle de suas produções. Em Karl Marx nos ancoramos para compreender as questões do trabalho e seus condicionantes, pois percebíamos que o grupo de mulheres artesãs, através da criação de estratégias e condições que assegurem a melhoria da qualidade de vida e o seu bem estar no mundo, vinculava-se à valorização do trabalho numa perspectiva que aponta para a autogestão. Em Tiriba foi importante perceber a ‘pedagogia da produção associada’, como as seis mulheres se encontram para produzir suas peças, e como compartilham suas aprendizagens. Nossas análises foram realizadas a partir dos estudos destes autores, do percurso metodológico desenvolvido e das reflexões advindas da concepção do materialismo histórico e dialético. Destacamos que o acompanhamento das relações de trabalho e educação do grupo de mulheres artesãs nos fez perceber que elas estão vivendo um processo de disputa por legitimação e validação social desse modo de produção da existência, vinculada à reprodução ampliada da vida. Elas apropriam-se do processo de trabalho e contribuem para a construção de seus mundos. Apontam para o entendimento de que a realidade não é, está sendo e por isso é passível de transformação. É possível dizer que a experiência das mulheres artesãs surge como possibilidade de reivindicar seus direitos, de compreender as relações sociais construídas nos “espaços apreendentes” e a função que nelas desempenham. É, portanto, trabalho educativo. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the District of Progresso in Tangara da Serra-MT, six artisan women dedicate themselves to clay modeling, for solidarity, in the sharing of the work for the production and creation of cultural products and ornamental objects which represent characteristic aspects of their lifestyle and the local culture. Fountains and jugs of water, birds like the wood ibis and the tanagers, decorative wall plates, pots and other pottery pieces are created by their hands. In the present dissertational text we put forward the research which had been carried out during the Master Course in Education during the period of 2010 and 2011, whose objective was to comprehend the threads which weave the relations between work and education. We have highlighted the relation produced by the artisan women as pedagogical agents and the “learning spaces” in their experience to produce arts with clay. From a “study case” as covered methodological perspective, we have observed the artisan women in their production process, we have taken part in the daily experience of their duties, we have individually interviewed each one of them and we have talked to the municipal solidary economy secretary of Tangara da Serra, as well as, long and meaningful collective conversations, while they had been carrying out their activities, such as: at the artisanal products and foods fair in the town, at the commercialization store of their products and at the the workshop for the creation of their pieces. The annotations had been made in a “Field Diary”, the interviews had been recorded and transcribed in full, after they had been authorized, as well as the photographs, through an “Authorization Term”. The work dimensions as “educational principle” from Gramsci’s concept were crucial to establish the meeting points between the economical and the productive processes. We have discoursed about the “knowledge relations” built by women, where the meaning of collective production is expressed in the guarantee of control of their productions. We have based in Karl Marx to understand the work matters and its conditionings, because we had noticed that the artisan women’s group, through the creation of strategies and conditions, which assure the improvement in their lifestyle and well-being in the world had been attached to the increase in value of the work in a perspective which points to the self-management. It has been important to notice in Tiriba the “pedagogy of the associated production” in the way the six women meet to produce their artwork and their knowledge. Our analysis has been carried out from the study of these authors, of the methodological course developed and the reflections resulted from the historical and dialectical materialism. We have highlighted that by following the artisan women’s group we have been able to notice that they have been living a dispute for legitimation and social validation process in the existence production linked to the enhanced life reproduction. They use the work process and contribute to the construction of their worlds. They point to the understanding that the reality isn’t, it is being and therefore is susceptible to transformation. It is possible to say that the artisan women’s experience come up as an opportunity to claim their rights to understand the social relations built in the “learning spaces” and the role they play there. Therefore it is educational work. |
Palavra-chave: | Trabalho e educação Mulheres artesãs Autogestão |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Work and education Artisan women Self-management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | POLINI, Ilza Nunes da Cunha. Associação “Arte da Terra”:das mãos das mulheres artesãs às relações educativas construídas no processo de autogestão do trabalho. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/887 |
Data defesa documento: | 20-Apr-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_ Ilza Nunes da Cunha Polini.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.