Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Josiane-
dc.date.accessioned2019-03-07T15:25:13Z-
dc.date.available2013-07-04-
dc.date.available2019-03-07T15:25:13Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Josiane. Brincadeiras violentas: um estudo etnográfico das linguagens corporais agressivas. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/895-
dc.description.abstractEste estudio comprende una encuesta realizada en una escuela estatal en Cuiabá y tiene el alcance para interpretar la cultura del Juego Violento en la cultura escolar, como fenómeno, los elementos que componen nuestra existencia y cruza el lenguaje corporal agresivo en el proceso de escolarización. Se caracteriza, por el género, como cualitativa con traços etnográficos, donde 24 estudiantes entrevistados, entre los niños y adolescentes desde el 4 hasta el 9 º Año de lo Escuela Primaria, de los 9 a 14 años de edad. El cuerpo, mientras que el camino real contacto con nuestra existencia, nos permite mostrar muchas caras, a veces el “homo sapiens”, el señor de la razón, a veces el “homo faber”, el "hacedor" de las tecnologías; “homo ludens”, el “bufón” o el “homo demens” , el violento. Estas cuatro líneas que cimentan nuestro "estar-juntos", se enredan en las profundidades de nuestro ser "demasiado humano", con énfasis en la búsqueda de los “homo ludens” y “homo violens”, es la filogenia de nuestra animalidad que está constantemente en juego con nuestra ontogenia social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-02-28T21:15:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Josiane Rodrigues.pdf: 3441211 bytes, checksum: cefc8872b36d9a4bbbc15d33efdc83b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-07T15:25:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Josiane Rodrigues.pdf: 3441211 bytes, checksum: cefc8872b36d9a4bbbc15d33efdc83b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T15:25:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Josiane Rodrigues.pdf: 3441211 bytes, checksum: cefc8872b36d9a4bbbc15d33efdc83b5 (MD5) Previous issue date: 2012-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrincadeiras violentas : um estudo etnográfico das linguagens corporais agressivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiras violentaspt_BR
dc.subject.keywordCultura escolarpt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee2Grunennvaldt, José Tarcísio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408231293460084pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8826730608094731pt_BR
dc.description.resumoPesquisa realizada em uma escola estadual de Cuiabá que tem como escopo a interpretação da cultura das Brincadeiras Violentas na cultura escolar, enquanto fenômeno que compõe as rubricas de nossa existência, atravessando as linguagens corporais agressivas no processo de escolarização. Caracteriza-se, quanto ao gênero, como qualitativa do tipo etnográfico, onde 24 alunos foram entrevistados, entre crianças e adolescentes do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, alunos de 9 a 14 anos de idade. O corpo pesquisado, enquanto via régia de contato com a nossa existência, nos permite mostrar várias faces, ora o homo sapiens, senhor da razão, ora o homo faber, o “fazedor” de tecnologias; o homo ludens, o bufão ou o homo demens, o violento. Essas quatro rubricas que cimentam nosso “estar-junto” estão emaranhadas no íntimo de nosso ser “demasiadamente humano, é a filogênese de nossa animalidade que vive em constante jogo com nossa ontogênese social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Bromas violentaspt_BR
dc.subject.keyword2Cultura escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Cuerpopt_BR
dc.subject.keyword2Etnografíapt_BR
dc.contributor.referee3Bossle, Fabiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973186167388983pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Josiane Rodrigues.pdf3.36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.