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http://ri.ufmt.br/handle/1/896
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Josiane Tomaz da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T15:27:11Z | - |
dc.date.available | 2012-08-21 | - |
dc.date.available | 2019-03-07T15:27:11Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/896 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
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dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sentido da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescente em conflito com a lei | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Saulo Tarso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8585243462003260 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5977322673144910 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma dissertação de mestrado na linha de pesquisa de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e tem o intuito de pesquisar o Sentido da Educação para adolescente em conflito com a lei e também a visão dos professores em relação à educação desses adolescentes. A questão da juventude em conflito com a lei tem sido objeto de estudos, primordialmente das áreas da psicologia e do direito, sendo uma área incipiente na educação. O objeto é investigar dois pontos: 1) De que forma os adolescentes em conflito com a lei percebem o processo educativo formal? 2) De que modo os professores percebem a educação dos adolescentes que estão cumprindo ou que já cumpriram algum tipo de medida sócio-educativa? Estas questões têm o intento de atingir os objetivos de: descrever, interpretar e compreender o sentido da educação para educandos e educadores de adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter dialético fenomenológico e que se apóia principalmente nos autores Paulo Freire, Foucault, Graciani, Volpi. Para atingir os objetivos desta pesquisa foram selecionados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado (como estratégia para refinar informações para as entrevistas), observação direta e entrevistas. As informações coletadas permitiram as seguintes considerações: para os adolescentes em conflito com a lei, a educação tem o sentido de manutenção da situação de exclusão, não possibilitando uma emancipação social. E rara os educadores de adolescentes em conflito com a lei, a educação tem um sentido difuso, podendo ser um instrumento de emancipação, mas que esbarra em entraves do próprio sistema. Sendo assim, a pesquisa permitiu perceber essa realidade como extremamente contraditória, pois o Estado desenvolve uma educação que, ao invés de contribuir para libertar o adolescente, fortalece os laços de sua contínua prisão. A educação formal para ressocializar adolescentes ainda é um desafio. Torna-se necessário abrir espaços para o diálogo e o debate entre os envolvidos na questão. Somente a partir do diálogo e da discussão séria e comprometida do conjunto da sociedade sobre tais problemáticas, pode-se contribuir para superar a educação eivada e naturalizada na opressão e apostar numa educação que estimule os prisioneiros (adolescentes) a sair da Caverna de Platão e a lutar por sua libertação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Passos, Luiz Augusto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5248678282985273 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Graciani, Maria Stela Santos | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3837787598479575 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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