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dc.creatorAcosta, Carmen Lúcia Coelho-
dc.date.accessioned2019-03-07T16:18:39Z-
dc.date.available2013-07-01-
dc.date.available2019-03-07T16:18:39Z-
dc.date.issued2013-04-20-
dc.identifier.citationACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/901-
dc.description.abstract.pt_BR
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dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordUniversidade aberta do Brasilpt_BR
dc.subject.keywordIntegração curricularpt_BR
dc.contributor.advisor1Beraldo, Tânia Maria de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684pt_BR
dc.contributor.referee1Beraldo, Tânia Maria de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440658103766069pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa refere-se à análise da integração curricular no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade a distância, no contexto da política nacional para formação dos profissionais do magistério, instituída pelo Decreto 6.755/2009. Trata-se de um estudo que busca investigar concepções relativas à integração curricular em um curso que se caracteriza como uma licenciatura que integra conhecimentos da área das Ciências Naturais e Matemática. A metodologia adotada pode ser caracterizada como um estudo de caso ancorado em autores que consideram a educação como uma prática social articulada com o ciclo contínuo de políticas. Os dados foram obtidos com base na análise de textos que orientam o currículo do curso de LCNM (Projeto Pedagógico do curso) bem como em depoimentos (entrevistas) de profissionais que nele atuam. Os resultados das análises remetem ao entendimento de que a oferta de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática pela UFMT no âmbito da UAB é uma resposta ao problema da escassez de professores observado no Estado de Mato Grosso e no Brasil como um todo. A integração curricular é assumida como um princípio metodológico pela própria natureza do curso e pelo entendimento de que essa forma de organização curricular permite melhor compreensão da complexidade do nosso tempo e, por conseguinte, a atuação docente mais critica e ética no mundo em constantes transformações. Os discursos em defesa da integração curricular expressos nos textos analisados e nas falas dos entrevistados pautam-se tanto na tendência de organização do currículo com base na interdisciplinaridade (eixos temáticos) como também, com base nas competências requeridas pelo mundo do trabalho docente. Isso explica o esforço em sintonizar o currículo do curso com as políticas curriculares para a educação básica, especialmente com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências e de Matemática. Em suma, a integração curricular é buscada pelo diálogo entre diferentes disciplinas organizadas em torno de eixos temáticos num discurso que hibridiza teorias construtivistas e teorias comportamentalistas defendidas no léxico das atuais reformas educacionais de viés economicista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.contributor.referee3Musis, Carlo Ralph de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2229878954372934pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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