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http://ri.ufmt.br/handle/1/901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Acosta, Carmen Lúcia Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T16:18:39Z | - |
dc.date.available | 2013-07-01 | - |
dc.date.available | 2019-03-07T16:18:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-20 | - |
dc.identifier.citation | ACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/901 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
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dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade aberta do Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração curricular | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Beraldo, Tânia Maria de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003388291863684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Beraldo, Tânia Maria de Lima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003388291863684 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Peixoto, Joana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7440658103766069 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa refere-se à análise da integração curricular no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade a distância, no contexto da política nacional para formação dos profissionais do magistério, instituída pelo Decreto 6.755/2009. Trata-se de um estudo que busca investigar concepções relativas à integração curricular em um curso que se caracteriza como uma licenciatura que integra conhecimentos da área das Ciências Naturais e Matemática. A metodologia adotada pode ser caracterizada como um estudo de caso ancorado em autores que consideram a educação como uma prática social articulada com o ciclo contínuo de políticas. Os dados foram obtidos com base na análise de textos que orientam o currículo do curso de LCNM (Projeto Pedagógico do curso) bem como em depoimentos (entrevistas) de profissionais que nele atuam. Os resultados das análises remetem ao entendimento de que a oferta de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática pela UFMT no âmbito da UAB é uma resposta ao problema da escassez de professores observado no Estado de Mato Grosso e no Brasil como um todo. A integração curricular é assumida como um princípio metodológico pela própria natureza do curso e pelo entendimento de que essa forma de organização curricular permite melhor compreensão da complexidade do nosso tempo e, por conseguinte, a atuação docente mais critica e ética no mundo em constantes transformações. Os discursos em defesa da integração curricular expressos nos textos analisados e nas falas dos entrevistados pautam-se tanto na tendência de organização do currículo com base na interdisciplinaridade (eixos temáticos) como também, com base nas competências requeridas pelo mundo do trabalho docente. Isso explica o esforço em sintonizar o currículo do curso com as políticas curriculares para a educação básica, especialmente com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências e de Matemática. Em suma, a integração curricular é buscada pelo diálogo entre diferentes disciplinas organizadas em torno de eixos temáticos num discurso que hibridiza teorias construtivistas e teorias comportamentalistas defendidas no léxico das atuais reformas educacionais de viés economicista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Musis, Carlo Ralph de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2229878954372934 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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