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http://ri.ufmt.br/handle/1/904
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Como números e operações são abordados em livros didáticos da fase de alfabetização matemática |
Autor(es): | Kehler, Mirta Grisel García de |
Orientador(a): | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Magina, Sandra Maria Pinto |
Resumo : | Esta dissertação tem como objetivo geral investigar o tratamento dado aos blocos de ‘Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal’ e ‘Operações com Números Naturais’ em Livros Didáticos da fase de Alfabetização Matemática, adotados por escolas da rede pública estadual da cidade de Cuiabá-MT. Deste objetivo se desprendem os seguintes objetivos específicos: distinguir o que é Alfabetização Matemática e o que implica este termo em relação aos conteúdos a serem trabalhados para a construção dos conceitos e às habilidades a serem desenvolvidas para facilitar este trabalho; examinar os conteúdos dos blocos de ‘Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal’ e ‘Operações com Números Naturais’ para compreender possibilidades de enfoques, diversidades de usos e ideias envolvidas na sua construção; e verificar nos livros didáticos analisados como são tratados os blocos de ‘Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal’ e ‘Operações com Números Naturais’ em relação: às metodologias e enfoques utilizados, à organização geral que adotam; ao tipo de tarefas que propõem; e aos diferentes registros de representação que utilizam. É uma pesquisa de natureza original, de objetivo descritivo, com objeto de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Analisa duas coleções de alfabetização matemática escolhidas por serem opostas em popularidade. Os resultados da análise foram expressos em dois blocos diferenciados: a descrição do aspecto físico ou estrutura das obras e a descrição das obras pelas categorias construídas a partir do conceito de alfabetização e de aspectos relativos ao ensino dos conteúdos. As obras analisadas, em relação ao aspecto físico, apresentaram muitas diferenças que vão desde o tipo de imagens utilizadas à forma como apresentam e organizam os capítulos. Aspectos levantados ao definir alfabetização matemática, tais como historicização, contextualização e enredamento, assim como o uso de brincadeiras, jogos, produção de textos e uso do recurso da história da Matemática, estão presentes em ambas as coleções, mas de maneiras diferentes. Com relação ao uso dos números, os autores coincidem ao apontar os mesmos usos nas duas coleções. Há diferenças apenas no sentido da imagem escolhida para mostrar esses usos. Os enfoques escolhidos na abordagem do ensino dos numerais também são diferentes. No que concerne à construção do sistema de numeração, persistem diferenças entre elas. Em relação às ideias das operações, ambas as coleções apresentam as ideias do ponto de vista da classificação clássica, mas elas variam no tipo de ideias que trabalham no primeiro ano e na forma como apresentam essas ideias. No tocante às habilidades da linguagem, mencionadas no início deste texto, percebe-se que em ambas as coleções há atividades que permitem o uso das quatro habilidades no sentido metalinguístico, mas em nenhuma delas o desenvolvimento deste tipo de atividades é prioridade. A análise mostra que as coleções apenas coincidem no uso de diferentes registros de representação, o que do ponto de vista matemático é normal e necessário. Pode-se observar que, embora existam orientações nacionais para a elaboração dos livros didáticos, os autores aderem a diferentes perspectivas de ensino e essas diferenças permeiam toda a obra. |
Resumo em lingua estrangeira: | Esta disertación tiene como objetivo general investigar el tratamiento dado a los bloques de ‘Números Naturales y Sistema de Numeración Decimal’ y ‘Operaciones con Números Naturales’ en Libros Didácticos de la fase de Alfabetización Matemática, adoptados por escuelas de la red pública estatal de la ciudad de Cuiabá-MT. De este objetivo se desprenden los siguientes objetivos específicos: distinguir que es la Alfabetización Matemática y lo que implica este término en relación a los contenidos a ser trabajados para la construcción de los conceptos y a las habilidades a ser desarrolladas para facilitar este trabajo; examinar los contenidos de los bloques de ‘Números Naturales y Sistema de Numeración Decimal’ y ‘Operaciones con Números Naturales’ para comprender posibilidades de enfoques, diversidades de usos e ideas involucradas en su construcción; y verificar en los libros didácticos analizados como son tratados los bloques de ‘Números Naturales y Sistema de Numeración Decimal’ y ‘Operaciones con Números Naturales’ en relación: a las metodologías y enfoques utilizados, a la organización general que adoptan; al tipo de tareas que proponen; y a los diferentes registros de representación que utilizan. Es una investigación de naturaleza original, de objetivo descriptivo, con objeto de pesquisa bibliográfica y abordaje cualitativo. Analiza dos colecciones de alfabetización matemática escogidas por ser opuestas en popularidad. Los resultados del análisis fueron expresados en dos tópicos diferenciados: la descripción del aspecto físico o estructura de las obras y la descripción de las obras por las categorías construidas a partir del concepto de alfabetización y de aspectos relativos a la enseñanza dos contenidos. Las obras analizadas, en relación al aspecto físico, presentaron muchas diferencias que van desde el tipo de imágenes utilizadas a la forma como presentan y organizan los capítulos. Aspectos colectados al definir alfabetización matemática, tales como historicización, contextualización y enredamiento, así como el uso de bromas, juegos, la producción de textos y el uso del recurso de la historia de la Matemática, están presentes en ambas colecciones, pero de maneras diferentes. Con relación al uso de los números, los autores coinciden al apuntar los mismos usos en las dos colecciones. Hay diferencias apenas en el sentido de la imagen escogida para mostrar esos usos. Los enfoques escogidos en el abordaje de enseñanza de los numerales también son diferentes. En lo que concierne a la construcción del sistema de numeración, persisten diferencias entre ellas. En relación a las ideas de las operaciones, ambas las colecciones presentan las ideas del punto de vista de la clasificación clásica, pero ellas varían en el tipo de ideas que trabajan en el primer año y en la forma como presentan esas ideas. En lo que corresponde a las habilidades del lenguaje, mencionadas al inicio de este texto, se percebe que en ambas colecciones hay actividades que permiten el uso de las cuatro habilidades en el sentido metalingüístico, pero en ninguna de ellas el desarrollo de este tipo de actividades es prioridad. El análisis muestra que las colecciones apenas coinciden en el uso de diferentes registros de representación, lo que del punto de vista matemático es normal y necesario. Puede observarse que, no obstante existan orientaciones nacionales para la elaboración de los libros didácticos, los autores adhieren a diferentes perspectivas de enseñanza y esas diferencias permean toda la obra. |
Palavra-chave: | Alfabetização matemática Livro didático Linguagem matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Alfabetización matemática Libro didáctico Lenguaje matemático |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | KEHLER, Mirta Grisel García de. Como números e operações são abordados em livros didáticos da fase de alfabetização matemática. 2012. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/904 |
Data defesa documento: | 13-Dec-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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