Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Malsete Arestides-
dc.date.accessioned2019-03-08T13:13:12Z-
dc.date.available2012-06-06-
dc.date.available2019-03-08T13:13:12Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/906-
dc.description.abstractThis qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-01T21:47:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf: 879952 bytes, checksum: 99582a84bf9e9bda3a074f708d2c49bf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-08T13:13:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf: 879952 bytes, checksum: 99582a84bf9e9bda3a074f708d2c49bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-08T13:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf: 879952 bytes, checksum: 99582a84bf9e9bda3a074f708d2c49bf (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.keywordCotidiano escolarpt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8034464260044793pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho qualitativo analisa as relações raciais no cotidiano escolar na percepção de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. Buscou-se com o estudo compreender as percepções das diretoras e alunos sobre as relações raciais e verificar quais os procedimentos e/ ou intervenções adotadas pelas diretoras com relação às situações de discriminação racial entre os alunos. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares, uma na área central e outra na periferia. A pesquisa teve como base teórica os estudos e pesquisas realizadas por vários autores como Cavalleiro (2000); Oliveira (1999). Para a realização da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Grupo focal (com os alunos); b) Pesquisa nos documentos como: livros de ocorrências e projeto político pedagógico entrevistas com as diretoras e observação. As entrevistas realizadas tiveram como base os autores Becker (1999) e Minayo (1994). Os resultados sinalizam para a existência de discriminação racial nas relações raciais entre os alunos. Compreendemos que as diretoras negam ou minimizam a existência de manifestações de discriminação na escola bem como desconhecem suas consequências no desempenho escolar, na identidade e até da permanência dos alunos negros na escola. O mito da democracia racial continua presente nas falas das diretoras, a busca da igualdade está no discurso, mas na prática as desigualdades estão presentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Racial discriminationpt_BR
dc.subject.keyword2School routinept_BR
dc.subject.keyword2Directorspt_BR
dc.contributor.referee3Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321869768889062pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf859.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.