Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Malsete Arestides | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T13:13:12Z | - |
dc.date.available | 2012-06-06 | - |
dc.date.available | 2019-03-08T13:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/906 | - |
dc.description.abstract | This qualitative research examines race relations in school life as perceived by principals and students from two schools of Cuiaba. We sought to study to understand the perceptions of principals and students about race relations and to determine which procedures and / or interventions adopted by the directors with respect to situations of racial discrimination among students. The study was conducted in two educational institutions, one in the central area and another in the periphery. The research was based on theoretical studies and research carried out by several authors as Cavalleiro (2000), Oliveira (1999). For the research we used the following instruments: a) Focus group (with students) b) Research in documents such as books, events and political pedagogical project interviews with the directors and observation. The interviews were based on the authors Becker (1999) and Minayo (1994). The results point to the existence of racial discrimination in race relations among students. We understand that the directors deny or minimize the existence of manifestations of discrimination in school and unaware of its consequences in school performance, identity and even the permanence of black students in school. The myth of racial democracy is still present in the speeches of the directors, the pursuit of equality is in the speech, but in practice inequalities are present. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-01T21:47:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf: 879952 bytes, checksum: 99582a84bf9e9bda3a074f708d2c49bf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-08T13:13:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf: 879952 bytes, checksum: 99582a84bf9e9bda3a074f708d2c49bf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-08T13:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf: 879952 bytes, checksum: 99582a84bf9e9bda3a074f708d2c49bf (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Relações raciais no cotidiano escolar : percepções de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discriminação racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Müller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Müller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ozerina Victor de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1863707315885015 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8034464260044793 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de cunho qualitativo analisa as relações raciais no cotidiano escolar na percepção de diretoras e alunos de duas escolas municipais de Cuiabá. Buscou-se com o estudo compreender as percepções das diretoras e alunos sobre as relações raciais e verificar quais os procedimentos e/ ou intervenções adotadas pelas diretoras com relação às situações de discriminação racial entre os alunos. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições escolares, uma na área central e outra na periferia. A pesquisa teve como base teórica os estudos e pesquisas realizadas por vários autores como Cavalleiro (2000); Oliveira (1999). Para a realização da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Grupo focal (com os alunos); b) Pesquisa nos documentos como: livros de ocorrências e projeto político pedagógico entrevistas com as diretoras e observação. As entrevistas realizadas tiveram como base os autores Becker (1999) e Minayo (1994). Os resultados sinalizam para a existência de discriminação racial nas relações raciais entre os alunos. Compreendemos que as diretoras negam ou minimizam a existência de manifestações de discriminação na escola bem como desconhecem suas consequências no desempenho escolar, na identidade e até da permanência dos alunos negros na escola. O mito da democracia racial continua presente nas falas das diretoras, a busca da igualdade está no discurso, mas na prática as desigualdades estão presentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Racial discrimination | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | School routine | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Directors | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ivenicki, Ana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7321869768889062 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Malsete Arestides Santana.pdf | 859.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.